Pelo sexto ano consecutivo o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) promovem a neutralização da emissão de carbono decorrente da realização do Fórum da Internet no Brasil, através de parceria com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM) e seu Programa de Neutralização de Carbono.

Toda emissão de dióxido de carbono (CO2) decorrente da décima terceira edição do Fórum da Internet no Brasil, será compensada através do plantio de árvores em sistemas agroflorestais na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, localizada no estado do Amazonas. Estima-se que os deslocamentos em função da organização e consumo de gás promovidos no âmbito do evento emitiriam ao todo cerca de 95 toneladas de CO2. Para compensar tal emissão, 68 árvores serão plantadas, e além da compensação houve a doação de mais de 196 árvores.

O CGI.br entende a importância de minimizar os efeitos da emissão do carbono em favor da preservação ambiental de nosso país.