A programação do FIB é fortemente baseada em workshops submetidos pela própria comunidade. Estes workshops são avaliados por uma Comissão de Avaliação multissetorial, composta por pessoas com conhecimento ou experiência na Governança da Internet, e contemplando diversidade regional, setorial e de gênero.

No FIB13, a Comissão de Avaliação foi composta por 48 integrantes, 12 de cada um dos quatro setores representados no CGI.br (setor governamental, setor empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica).

Veja o link com a lista completa de integrantes da Comissão de Avaliação desta edição

DISTRIBUIÇÃO DAS PROPOSTAS PARA AVALIAÇÃO

Cada proposta de workshop submetida ao FIB recebe oito avaliações feitas por membros da CA, sendo necessariamente dois de cada um dos quatro setores representados no CGI.br . No FIB13, cada avaliador(a) teve sob sua responsabilidade a análise de 16 propostas de workshops.

Na distribuição das propostas entre integrantes da CA, são evitados todos os potenciais conflitos de interesse entre os avaliadores e as propostas a eles atribuídas para análise (p.ex. Se alguém da Comissão de Avaliação está de alguma forma envolvido na elaboração da proposta, ou é vinculado à entidade proponente, ou foi convidado como palestrante).

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO

As avaliações consideram quatro quesitos principais:

1) a relevância do tema para a governança da Internet;

2) a qualidade e a consistência da proposta, considerando seus objetivos, seu conteúdo e os resultados pretendidos;

3) a diversidade de perspectivas contempladas na proposta; e

4) as formas de participação e engajamento dos palestrantes e da audiência presencial e remota.

A partir de notas atribuídas para cada um destes quesitos, o(a) avaliador(a) dá uma nota global para cada proposta e também redige um breve parecer, justificando a nota global e a nota de cada quesito. Ao final do processo, os proponentes têm acesso integral às oito avaliações de suas propostas.

A avaliação é duplamente cega. Integrantes da Comissão de Avaliação não conhecem a identidade dos proponentes dos workshops e os proponentes não conhecem a identidade de quem avalia suas propostas. Para garantia do anonimato, avaliadores têm acesso a uma descrição de cada proposta na qual são omitidas todas as informações que poderiam revelar a identidade do proponente e demais integrantes de sua equipe. Integrantes da Comissão de Avaliação também não conhecem a identidade dos avaliadores responsáveis pela análise de cada proposta.

Completada a fase de avaliação das propostas, a Comissão de Avaliação passa à fase de escolha dos 27 workshops a serem recomendados ao CGI.br, o qual tem a responsabilidade pela homologação desta relação de workshops.

CRITÉRIOS DE DIVERSIDADE NA AVALIAÇÃO

Nesta segunda fase do processo, a Comissão de Avaliação considera os seguintes fatores em sua escolha: a) as médias das notas globais obtidas pelas propostas; b) a diversidade regional das propostas, garantindo-se pelo menos um workshop de cada região; c) a diversidade setorial das propostas, garantindo-se pelo menos três workshops de cada setor; d) a diversidade de gênero dos proponentes principais; e) a diversidade temática das propostas, evitando-se concentração de workshops em determinados temas; f) a diversidade das entidades ou pessoas responsáveis pelas propostas, sendo estabelecido o limite máximo de duas propostas selecionadas que tenham sido submetidas por uma mesma entidade ou pessoa.

APOIO DA SBC

No suporte ao processo de avaliação é utilizado o sistema JEMS, gentilmente cedido pela Sociedade Brasileira de Computação. Através dele integrantes da Comissão de Avaliação têm acesso às propostas e aos formulários do processo de avaliação. Também através dele, os proponentes de cada proposta submetida têm acesso às avaliações de suas propostas, após a divulgação dos resultados.

Os trabalhos da Comissão de Avaliação são facilitados por um consultor externo, o qual não toma parte diretamente da avaliação e da seleção.

SELEÇÃO FINAL

O resultado final alcançado no processo de avaliação e seleção é apresentado ao GT-Fórum que avalia e valida todo o trabalho da Comissão de Avaliação, corroborando a seleção final dos 27 workshops para o FIB.