GUIA DE SUBMISSÃO - FIB12

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) convida organizações e indivíduos interessados a enviarem propostas de workshops para o 12º Fórum da Internet no Brasil e Pré-IGF 2022, a ser realizado entre os dias 30 de maio a 3 de junho de 2022.

Devido à evolução da pandemia do coronavírus e ao avanço da vacinação no Brasil, existe a possibilidade do FIB12 ocorrer presencialmente. A decisão se o próximo FIB será online ou presencial será tomada até o dia 25 de fevereiro de 2022. Caso seja presencial, o FIB12 ocorrerá na cidade de Natal (RN).

Este guia tem por objetivo orientar a submissão das propostas de workshops no que se refere ao adequado preenchimento do formulário. As propostas poderão ser enviadas até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 03 de dezembro de 2021, sexta-feira, por meio do formulário disponível em https://submissoes.cgi.br/.

Pessoas e/ou organizações envolvidas na concepção e organização dos workshops

Nesta edição do FIB, além de indicação de Proponente e, se houver, Co-proponente, a submissão de uma proposta exige necessariamente a indicação de um Contato Primário e um Contato Secundário.

Enquanto o(a) Proponente e o(a) Co-proponente são responsáveis pela idealização e concepção dos workshops, os Contatos Primários e Contatos Secundários são os responsáveis pelas informações fornecidas no formulário de submissão, pela comunicação com a equipe de organização do FIB12 e por toda a organização do workshop.

Não há impedimentos de que os Contatos sejam também indicados como Proponente, Co-proponente, ou qualquer outro integrante do workshop proposto, mas a indicação dos Contatos Primário e Secundário é exigida e necessária.

Assim, cada proposta de workshop deve conter as seguintes indicações no formulário de submissão:

  • 1 Proponente do Workshop (obrigatório)
  • 1 Co-Proponente do Workshop (opcional)
  • 1 Contato Primário do Workshop (obrigatório)
  • 1 Contato Secundário do Workshop (obrigatório)

Descrição e Responsabilidades

Proponente (obrigatório):

  1. é a correta identificação da pessoa ou organização que concebe e elabora a proposta de workshop;
  2. são as informações de Setor e Região do Proponente, indicados no Formulário de Submissão, que serão levados em consideração durante o processo de avaliação dos workshops;
  3. caso o workshop seja selecionado, o Proponente terá o nome vinculado ao workshop e tornado público no site do FIB12.

Co-proponente (opcional):

  1. é a correta identificação da pessoa ou organização que colabora na concepção e proposição do Workshop;
  2. caso o workshop seja selecionado, o Co-proponente também terá o nome vinculado ao workshop e tornado público no site do FIB12.

Contato Primário do Workshop (obrigatório):

  1. é necessariamente uma pessoa com indicação de número de telefone e endereço de e-mail para contato direto com a equipe de organização do FIB12;
  2. o(a) Contato Primário será o principal ponto de contato com a equipe organizadora do evento. Ele(a) será o(a) responsável direto por responder as mensagens da equipe organizadora e, caso o workshop seja selecionado, prover as informações necessárias para a realização de diferentes tarefas administrativas, como confirmação de presença, inscrição e, se for o caso, emissões de passagens para participantes.
  3. é necessariamente a pessoa que preencherá o Formulário de Submissão de workshops e responsável por todas as informações fornecidas por meio dele, incluindo nome, e-mail, setor, organização, Estado, gênero e mini-biografia de cada palestrante da proposta de workshop;
    1. por esta razão, é também quem deverá fazer login na plataforma Cursos e Eventos.
  4. é a pessoa responsável pela necessária ciência prévia que deve ser dada a cada palestrante proposto de que ele(a) foi indicado(a) para o workshop, sendo esta ciência devidamente apontada no formulário de submissão;
  5. é a pessoa que estabelece o contato entre a equipe de organização do FIB12 e o(a) Proponente do workshop, caso o Contato Primário não seja o(a) Proponente;
  6. caso o workshop seja selecionado, é a pessoa que ficará responsável:
    1. pela comunicação do workshop com a equipe do FIB12, desde a submissão da proposta até sua organização e realização;
    2. pela confirmação da participação de cada um(as) dos(as) integrantes dos workshops em até 15 dias após a divulgação dos workshops selecionados;
    3. pela comunicação com a organização do evento e com os(as) participantes da atividade, que deve ocorrer de maneira adequada para que a sessão seja realizada sem problemas;
    4. pelo envio do relatório dos workshops até 30 dias após a realização do FIB12.
  7. os dados pessoais do Contato Primário não serão publicados no site do FIB12, usados para divulgação ou compartilhados com terceiros, sendo utilizados apenas para comunicação interna com a equipe de organização do FIB12.

Contato Secundário do Workshop (obrigatório):

  1. é necessariamente uma segunda pessoa com indicação de número de telefone e endereço de e-mail para contato;
  2. é a pessoa que ficará co-responsável pela comunicação do workshop com a equipe do FIB12 e, caso este seja selecionado, pela sua organização e realização;
  3. caso o workshop seja selecionado, será a pessoa co-responsável pela comunicação com os(as) participantes, ou seja, palestrantes, moderador(a) e relator(a) do workshop;
  4. os dados pessoais do Contato Secundário não serão publicados no site do FIB12, usados para divulgação ou compartilhados com terceiros, sendo utilizados apenas para comunicação interna com a equipe de organização do FIB12.

Como submeter propostas de workshops

Os workshops deverão ser submetidos através do sistema Cursos e Eventos do NIC.br, tal como descrito na Chamada para Submissão de Propostas de Workshops.

O formulário de submissão de propostas de workshops contém ao todo cinco partes:

  • A primeira parte diz respeito unicamente às informações relativas à identificação do(a) Contato Primário e do Contato Secundário
  • A segunda parte diz respeito às informações relativas à identificação do(a) Proponente e, se houver, do(a) Co-proponente da atividade, sejam eles(as) pessoas ou organizações.
    • Caso a proposta conte com Co-proponente, é necessário assinalar isto no campo adequado e, então, preencher os campos solicitados na parte 2A;
  • A terceira parte refere-se ao conteúdo da proposta de workshop, como resumo, relevância do tema, objetivos e diversidade, dentre outros aspectos;
  • A quarta parte diz respeito aos participantes da proposta (palestrantes, moderador(a) e relator(a));
  • Já a quinta parte se destina a visualização de todos os dados inseridos para revisão e submissão da proposta.

Atenção:

Ressaltamos que a avaliação das propostas será anônima, ou seja, os membros da Comissão de Avaliação não terão acesso às informações de identificação dos(as) Contatos Primários, Contatos Secundários, Proponentes ou Co-proponentes. Para tanto, os campos dos itens do Contato Primário, Contato Secundário, Proponente e Co-proponente serão ocultados na documentação entregue aos avaliadores, sendo indicados apenas o setor e a região do(a) Proponente e, se houver, do(a) Co-proponente.

Dessa forma, o Contato Primário não deve inserir em nenhum outro campo da proposta informações que permitam, direta ou indiretamente, a identificação de alguma destas partes.


O envio de propostas é feito através do sistema Cursos e Eventos do NIC.br. Portanto, para enviar uma proposta de workshop, o Contato Primário deve necessariamente ter um cadastro, com nome de usuário e senha, neste sistema. Caso não possua, é possível criar no site Cursos e Eventos.


Atenção:

Recomenda-se salvar a proposta em um documento separado para evitar qualquer problema durante a submissão.


Como preencher os campos do formulário de submissão de workshops

A seguir encontram-se informações sobre o preenchimento de cada um dos campos do formulário. Mais informações, incluindo os impedimentos para a submissão de propostas e os critérios de avaliação, podem ser encontradas na Chamada para Submissão de Propostas de Workshops.

Dúvidas adicionais podem ser direcionadas para o e-mail forumdainternet@cgi.br .

1ª PARTE– Dados dos(as) Contatos Primários e Contatos Secundários

1A. DADOS DO CONTATO PRIMÁRIO - Campos do formulário

Nome do contato primário

Este campo importará automaticamente os dados que constam no perfil do Contato Primário na plataforma Cursos e Eventos.

E-mail do contato primário

Este campo importará automaticamente os dados que constam no perfil do Contato Primário na plataforma Cursos e Eventos.

Este será o principal canal de comunicação entre a equipe organizadora do 12º Fórum da Internet no Brasil e o Contato Primário.

Caso deseje mudar este e-mail, isto deve ser feito diretamente na plataforma Cursos e Eventos.

Telefone do contato primário com DDD

Campo obrigatório. Informe um telefone de contato válido. Este canal de comunicação será usado em casos de pendências urgentes ou de problemas na comunicação por e-mail.

1B. DADOS DO CONTATO SECUNDÁRIO - Campos do formulário

Nome do contato secundário

Campo obrigatório. Insira o nome do(a) Contato Secundário do workshop.

E-mail do contato secundário

Campo obrigatório. Informe um e-mail válido.Este será o principal canal de comunicação entre a equipe organizadora do 12º Fórum da Internet no Brasil e oContato Secundário.

Telefone do contato secundário

Campo obrigatório. Informe um telefone de contato válido. Este canal de comunicação será usado em casos de pendências urgentes ou de problemas na comunicação por e-mail.

2ª PARTE– Dados do(a) Proponente e (se houver) do(a) Co-proponente

2A. DADOS DO(A) PROPONENTE - Campos do formulário

Esta proposta está sendo submetida em nome de uma organização ou uma pessoa?

Campo obrigatório. Selecione uma das opções: “Pessoa” ou “Organização”.

Nome do(a) proponente

Campo obrigatório. Insira o nome da pessoa ou organização Proponente do workshop.

Estado do(a) proponente

Campo obrigatório. Selecione o Estado (unidade federativa) da pessoa ou organização Proponente.

Cidade do(a) proponente

Campo obrigatório. Insira a cidade da pessoa ou organização Proponente.

Setor do(a) proponente

Campo obrigatório. Selecione o setor da composição do CGI.br ao qual a pessoa ou organização Proponente pertence. Você pode selecionar um dos seguintes setores:

  • Setor governamental: para os fins desta submissão de propostas para o FIB12, são considerados do setor governamental os(as) integrantes e/ou funcionários(as) dos níveis federal, estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como de organizações intergovernamentais, do Ministério Público e de Agências, Empresas Públicas ou Autarquias, entre outros órgãos ligados ao Poder Público, que possam contribuir com o tema proposto na perspectiva do setor governamental.
  • Setor empresarial: para os fins desta submissão de propostas para o FIB12, são considerados do setor empresarial os(as) empresários(as) ou funcionários(as) de empresas de qualquer tamanho ou área de atuação, assim como microempresários(as), microempreendedores(as) individuais, empreendedores(as) de start-ups e integrantes de suas respectivas associações de representação e sindicatos, que possam contribuir com o tema proposto na perspectiva do setor empresarial.
  • Terceiro setor: para os fins desta submissão de propostas para o FIB12, são consideradas do terceiro setor as pessoas ligadas a organizações da sociedade civil, organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, associações de bairro, de defesa de direitos, ou outras organizações comunitárias, entre outras, que possam contribuir com o tema proposto na perspectiva do terceiro setor.
  • Comunidade científica e tecnológica: para os fins desta submissão de propostas para o FIB12, são consideradas da comunidade científica e tecnológica as pessoas e/ou instituições dedicadas à pesquisa e/ou ensino superior, bem como participantes de comunidades técnicas, organizações ou sociedades científicas, dentre outros, que possam contribuir com o tema proposto na perspectiva da comunidade científica e tecnológica.

Proposta tem co-proponente?

Campo obrigatório. Selecione “sim” caso esta proposta conte com co-proponente, e “não” caso contrário.

2B. DADOS DO(A) CO-PROPONENTE - Campos do formulário

Esta seção deverá ser preenchida apenas se a proposta tiver co-proponente.

Esta proposta está sendo submetida em nome de uma organização ou uma pessoa?

Campo obrigatório. Selecione uma das opções: “Pessoa” ou “Organização”.

Nome do(a) co-proponente

Campo obrigatório. Insira o nome da pessoa ou organização Co-proponente do workshop.

Estado do(a) co-proponente

Campo obrigatório. Selecione o Estado (unidade federativa) da pessoa ou organização Co-proponente.

Cidade do(a) co-proponente

Campo obrigatório. Insira a cidade da pessoa ou organização Co-proponente.

Setor do(a) co-proponente

Campo obrigatório. Selecione o setor da composição do CGI.br ao qual o(a) Co-proponente pertence. Você pode selecionar um dos seguintes setores:

  • Setor governamental: para os fins desta submissão de propostas para o FIB12, são considerados do setor governamental os(as) integrantes e/ou funcionários(as) dos níveis federal, estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como de organizações intergovernamentais, do Ministério Público e de Agências, Empresas Públicas ou Autarquias, entre outros órgãos ligados ao Poder Público, que possam contribuir com o tema proposto na perspectiva do setor governamental.
  • Setor empresarial: para os fins desta submissão de propostas para o FIB12, são considerados do setor empresarial os(as) empresários(as) ou funcionários(as) de empresas de qualquer tamanho ou área de atuação, assim como microempresários(as), microempreendedores(as) individuais, empreendedores(as) de start-ups e integrantes de suas respectivas associações de representação e sindicatos, que possam contribuir com o tema proposto na perspectiva do setor empresarial.
  • Terceiro setor: para os fins desta submissão de propostas para o FIB12, são consideradas do terceiro setor as pessoas ligadas a organizações da sociedade civil, organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, associações de bairro, de defesa de direitos, ou outras organizações comunitárias, entre outras, que possam contribuir com o tema proposto na perspectiva do terceiro setor.
  • Comunidade científica e tecnológica: para os fins desta submissão de propostas para o FIB12, são consideradas da comunidade científica e tecnológica as pessoas e/ou instituições dedicadas à pesquisa e/ou ensino superior, bem como participantes de comunidades técnicas, organizações ou sociedades científicas, dentre outros, que possam contribuir com o tema proposto na perspectiva da comunidade científica e tecnológica.

3ª PARTE– Detalhes da proposta de workshop

Nesta seção devem ser informados todos os dados necessários para a avaliação da proposta de workhsop.

Atenção:

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) (Lei nº 13.709/18), dados pessoais sensíveis são quaisquer informações relacionadas direta ou indiretamente a uma pessoa sobre a sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico.

Conforme estipulado pela LGPD, dados sensíveis só podem ser fornecidos em casos específicos, o que não se aplica ao FIB. Por isso, no preenchimento do campo aberto de diversidade, solicitamos não disponibilizar(em) quaisquer informações que possam revelar dados pessoais sensíveis dos(as) palestrantes, moderadores(as), relatores(as), proponentes e co-proponentes ou, ainda, que possam ser a eles associados por meio de dados pessoais que permitam sua identificação direta (ex: nome, biografia, e-mail etc.).


As propostas devem ser descritas de forma concisa e indicar claramente o tema e sua relevância para os debates de governança e políticas de Internet no Brasil, assim como detalhar seus objetivos.


Atenção:

Em todos estes campos, lembre-se que a avaliação será anônima e que não devem ser inseridas informações que permitam a identificação do(a) contato primário, contato secundário, proponente e co-proponente por parte da Comissão de Avaliação.

3. DETALHES DA PROPOSTA - Campos do formulário

Título do workshop

Campo obrigatório. Insira o título da proposta de workshop em até 120 caracteres.

Resumo

Campo obrigatório. Escreva o resumo do workshop em até 500 caracteres.

Objetivos e conteúdos do workshop

Campo obrigatório. Descreva, em até 2000 caracteres, os objetivos do workshop e os conteúdos que serão discutidos.

Relevância do tema para a Governança da Internet

Campo obrigatório. Descreva, em até 2000 caracteres, porque o workshop é relevante para o debate sobre governança da Internet.

Esta proposta de workshop se refere a alguma região específica?

Campo opcional. Caso a proposta de workshop se refira a uma (ou mais) região(ões) específica do Brasil, indique nos campos adequados. Este campo será considerado para os aspectos de diversidade do workshop.

Aspectos de diversidade relevantes

Campo obrigatório. Indique se há ou não algum aspecto de diversidade que se relacione com o workshop proposto, podendo selecionar no máximo três aspectos da lista fornecida. Caso a proposta de workshop promova um debate que abarque um aspecto de diversidade que não esteja listado, é possível inserir um outro aspecto – considerando o máximo de três - de sua livre escolha no campo “Outro”.

Como a proposta integrará os aspectos de diversidade

Campo obrigatório. Explique, em até 1000 caracteres, como a sua proposta integrará a diversidade de maneira significativa, de acordo com os aspectos de diversidade selecionados ou não no campo anterior.

Atenção:

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) (Lei nº 13.709/18), dados pessoais sensíveis são quaisquer informações relacionadas direta ou indiretamente a uma pessoa sobre a sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico.

Conforme estipulado pela LGPD, dados sensíveis só podem ser fornecidos em casos específicos, o que não se aplica ao FIB. Por isso, no preenchimento do campo aberto de diversidade, solicitamos não disponibilizar(em) quaisquer informações que possam revelar dados pessoais sensíveis dos(as) palestrantes, moderadores(as), relatores(as) e co-proponentes ou, ainda, que possam ser a eles associados por meio de dados pessoais que permitam sua identificação direta (ex: nome, biografia, e-mail etc.).


Relação com os Princípios para a Governança e Uso da Internet no Brasil

Campo obrigatório. Indique com qual dos Princípios o workshop proposto mais se identifica.

Temas da proposta

Campo obrigatório. Indique no mínimo um tema que se relacione com o workshop proposto, podendo selecionar no máximo três temas da lista fornecida. Em substituição a um dos temas já constantes da lista, você pode inserir um outro tema de sua livre escolha no campo “Outro”.

Os 68 temas dos workshops estão distribuídos em 10 macrotemas. Segue abaixo lista dos macrotemas e suas siglas.

Macrotemas

Temas

DICD - Dados, informações e conteúdos digitais

Acervos Digitais

Big data

Conteúdos locais

Dados Abertos

Dados transfronteiriços

Economia de dados

Governança de dados

Infodemia

Localização de dados

Soberania de dados e soberania digital

DINC - Diversidade e inclusão

Crianças e Adolescentes

Gênero

Grupos excluídos e minoritários

Idosos

Inclusão digital (ou Inclusão digital e inclusão social?)

Juventude

Multilinguismo

Pessoas com deficiência

Povos originários e tradicionais

Raça

Viés de algoritmos

IACO - Infraestrutura, acesso e conectividade

Acesso e conectividade

Aplicações Over the Top (OTTs)

Neutralidade de rede

Protocolos e padrões da Internet

Redes comunitárias

Roteamento da Internet

Sistema de nomes de domínio

Viabilidade econômica do acesso e uso

ISCI - Internet, Sociedade e Cidadania

Cidadania digital

Cidades inteligentes

Democracia e eleições

Discurso de ódio

Ética e Internet

Futuro do trabalho

Identidade digital

Internet e meio ambiente

Internet e o Desenvolvimento Sustentável

Liberdade de expressão

Notícias falsas e desinformação

NTIA - Novas Tecnologias e IA

Blockchain

Inteligência Artificial

Internet das Coisas

PRIS - Privacidade e Segurança

Ataques cibernéticos

Capitalismo de vigilância

Cibercrimes

Cibersegurança e boas práticas

Criptografia

Privacidade e proteção de dados pessoais

Segurança das crianças online

QJUR - Questões jurídicas, regulatórias e extraterritorial

Bloqueios

Efeitos extraterritoriais de legislações e regulações

Governança da Internet e Multissetorialismo

Moderação de conteúdo

Propriedade Intelectual

Questões legais e regulatórias

Regulação de plataformas

TEMM - Temas em Economia, mercado, moedas e transações financeiras

Criptomoedas

Mercado de empresas de Telecomunicação

Mercado de provedores de serviços de Internet

Taxação e impostos

TSAU - Temas Relacionados a Saúde

Internet e pandemia

Medicina e Internet

Telemedicina e Aplicativos de Saúde

TEDU - Temas Relacionados a Educação

Capacitação digital

Educação online

Formação Técnica e Tecnológica

Letramento digital

Forma de adequação da metodologia proposta

Campo obrigatório. Descreva, em até 1000 caracteres, como será estruturada e a participação dos(as) palestrantes em função da metodologia multissetorial proposta. Indique se haverá uma pegunta orientadora, o tempo previsto para intervenção de cada palestrante, se o workshop se dividirá em blocos, etc.

Engajamento da audiência presencial e remota

Campo obrigatório. Descreva, em até 1000 caracteres, como você pretende envolver possíveis participantes presenciais e remotos no workshop, considerando que a possibilidade do FIB12 ser presencial. Dentre as formas sugeridas de envolvimento de participantes remotos, estão o uso de redes sociais das entidades organizadoras, hashtags específicas para o acompanhamento do workshop, ferramentas de chat, etc.

Resultados pretendidos

Campo obrigatório. Descreva, em até 1000 caracteres, os resultados esperados para o workshop.

4ª PARTE– Participantes do workshop

Nesta parte, será necessário cadastrar os(as) palestrantes, o(a) moderador(a) e o(a) relator(a) integrantes da proposta. O Fórum da Internet no Brasil é um espaço de debate multissetorial e os workshops devem necessariamente incluir entre os(as) palestrantes ao menos:

  • 1 (uma) pessoa do setor governamental;
  • 1 (uma) pessoa do setor empresarial;
  • 1 (uma) pessoa do terceiro setor; e
  • 1 (uma) pessoa da comunidade científica e tecnológica.

Descrição dos setores:

  • Setor governamental: para os fins desta submissão de propostas para o FIB12, são considerados do setor governamental os(as) integrantes e/ou funcionários(as) dos níveis federal, estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como de organizações intergovernamentais, do Ministério Público e de Agências, Empresas Públicas ou Autarquias, entre outros órgãos ligados ao Poder Público, que possam contribuir com o tema proposto na perspectiva do setor governamental.
  • Setor empresarial: para os fins desta submissão de propostas para o FIB12, são considerados do setor empresarial os(as) empresários(as) ou funcionários(as) de empresas de qualquer tamanho ou área de atuação, assim como microempresários(as), microempreendedores(as) individuais, empreendedores(as) de start-ups e integrantes de suas respectivas associações de representação e sindicatos, que possam contribuir com o tema proposto na perspectiva do setor empresarial.
  • Terceiro setor: para os fins desta submissão de propostas para o FIB12, são consideradas do terceiro setor as pessoas ligadas a organizações da sociedade civil, organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, associações de bairro, de defesa de direitos, ou outras organizações comunitárias, entre outras, que possam contribuir com o tema proposto na perspectiva do terceiro setor.
  • Comunidade científica e tecnológica: para os fins desta submissão de propostas para o FIB12 são consideradas da comunidade científica e tecnológica as pessoas e/ou instituições dedicadas à pesquisa e/ou ensino superior, bem como participantes de comunidades técnicas, organizações ou sociedades científicas, dentre outros, que possam contribuir com o tema proposto na perspectiva da comunidade científica e tecnológica.

Atenção:

Cada workshop, independentemente do formato selecionado, deve conter pelo menos 1 (um) palestrante membro de cada setor que compõe o CGI.br. No entanto, não há impedimento de cadastro de mais palestrantes na proposta além dos(as) 4 obrigatórios(as). Ressaltamos, contudo, a necessidade de se observar a adequada distribuição dos tempos de fala e o tempo disponível para o diálogo com a audiência.

Além disso, cada workshop deve obrigatoriamente também ter apenas uma pessoa responsável pela moderação e uma pessoa responsável pela relatoria. Informe os dados do(a) moderador(a) e do(a) relator(a), conforme solicitados.

Para informações específicas sobre as regras de concessão de apoio financeiro para os(as) integrantes dos workshops selecionados, caso o FIB12 seja presencial, confira a Chamada de Propostas de Workshops.


Observação: Não há qualquer impedimento quanto à participação de palestrantes de outros países, mas ressaltamos que as atividades do 12º Fórum da Internet no Brasil serão realizadas em língua portuguesa e não haverá tradução para outros idiomas ou de outros idiomas para o português.
Qualquer necessidade específica de tradução deve ser prevista pelo(a) proponente do workshop e comunicado à organização do FIB12 pelo contato primário e/ou pelo contato secundário. Além disso, lembramos que, caso o evento seja presencial, o CGI.br não financiará passagens internacionais para participantes de workshops.

4A. DADOS DE PALESTRANTE - Campos do formulário

Nome do(a) palestrante

Campo obrigatório. Insira o nome do(a) palestrante do workshop.

E-mail do(a) palestrante

Campo obrigatório. Informe um e-mail válido.Este será o principal canal de comunicação entre a equipe organizadora do 12º Fórum da Internet no Brasil e o(a) palestrante.

Gênero do(a) palestrante

Campo obrigatório. Escolha uma entre as três opções disponíveis: feminino; masculino; outro.

Estado do(a) palestrante

Campo obrigatório. Selecione o estado (unidade federativa) onde o(a) palestrante reside.

Organização do(a) palestrante

Campo obrigatório. Neste campo é possível indicar a organização/entidade do(a) palestrante.

Setor do(a) palestrante

Campo obrigatório. Selecione o setor da composição do CGI.br ao qual o(a) palestrante pertence. Você pode selecionar um dos seguintes setores:

  • Setor governamental: para os fins desta submissão de propostas para o FIB12, são considerados do setor governamental os(as) integrantes e/ou funcionários(as) dos níveis federal, estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como de organizações intergovernamentais, do Ministério Público e de Agências, Empresas Públicas ou Autarquias, entre outros órgãos ligados ao Poder Público, que possam contribuir com o tema proposto na perspectiva do setor governamental.
  • Setor empresarial: para os fins desta submissão de propostas para o FIB12, são considerados do setor empresarial os(as) empresários(as) ou funcionários(as) de empresas de qualquer tamanho ou área de atuação, assim como microempresários(as), microempreendedores(as) individuais, empreendedores(as) de start-ups e integrantes de suas respectivas associações de representação e sindicatos, que possam contribuir com o tema proposto na perspectiva do setor empresarial.
  • Terceiro setor: para os fins desta submissão de propostas para o FIB12, são consideradas do terceiro setor as pessoas ligadas a organizações da sociedade civil, organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, associações de bairro, de defesa de direitos, ou outras organizações comunitárias, entre outras, que possam contribuir com o tema proposto na perspectiva do terceiro setor.
  • Comunidade científica e tecnológica: para os fins desta submissão de propostas para o FIB12, são consideradas da comunidade científica e tecnológica as pessoas e/ou instituições dedicadas à pesquisa e/ou ensino superior, bem como participantes de comunidades técnicas, organizações ou sociedades científicas, dentre outros, que possam contribuir com o tema proposto na perspectiva da comunidade científica e tecnológica.

Mini-biografia

Campo obrigatório. Insira, em até 400 caracteres, uma mini-biografia do(a) palestrante.

O(a) participante está ciente de que será indicado(a) para este workshop?

Campo obrigatório. Indique “Sim, o(a) participante está ciente” ou “Não,o(a) participante não está ciente”.

A organização do 12º Fórum da Internet no Brasil orienta que as pessoas indicadas no formulário como participantes do workshop proposto sejam cientificadas da indicação em participar do workshop. A ciência ou não ciência das pessoas indicadas na proposta será considerada no processo de avaliação dos workshops.

4B e 4C. DADOS DO(A) MODERADOR(A) E RELATOR(A) - Campos do formulário

Nome do(a) moderador(a)/relator(a)

Campo obrigatório. Insira o nome do(a) moderador(a)/relator(a) do workshop.

E-mail do(a) moderador(a)/relator(a)

Campo obrigatório. Informe um e-mail válido.Este será o principal canal de comunicação entre a equipe organizadora do 12º Fórum da Internet no Brasil e o(a) moderador(a)/relator(a).

Gênero do(a) moderador(a)/relator(a)

Campo obrigatório. Escolha uma entre as três opções disponíveis: feminino; masculino; outro.

Estado do(a) moderador(a)/relator(a)

Campo obrigatório. Selecione o estado (unidade federativa) onde o(a) moderador(a)/relator(a) reside.

Organização do(a) moderador(a)/relator(a)

Campo obrigatório. Neste campo é possível indicar a organização/entidade do(a) moderador(a)/relator(a).

Setor do(a) moderador(a)/relator(a)

Campo obrigatório. Selecione o setor da composição do CGI.br ao qual o(a) moderador(a)/relator(a) pertence. Você pode selecionar um dos seguintes setores:

  • Setor governamental: para os fins desta submissão de propostas para o FIB12, são considerados do setor governamental os(as) integrantes e/ou funcionários(as) dos níveis federal, estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como de organizações intergovernamentais, do Ministério Público e de Agências, Empresas Públicas ou Autarquias, entre outros órgãos ligados ao Poder Público, que possam contribuir com o tema proposto na perspectiva do setor governamental.
  • Setor empresarial: para os fins desta submissão de propostas para o FIB12, são considerados do setor empresarial os(as) empresários(as) ou funcionários(as) de empresas de qualquer tamanho ou área de atuação, assim como microempresários(as), microempreendedores(as) individuais, empreendedores(as) de start-ups e integrantes de suas respectivas associações de representação e sindicatos, que possam contribuir com o tema proposto na perspectiva do setor empresarial.
  • Terceiro setor: para os fins desta submissão de propostas para o FIB12, são consideradas do terceiro setor as pessoas ligadas a organizações da sociedade civil, organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, associações de bairro, de defesa de direitos, ou outras organizações comunitárias, entre outras, que possam contribuir com o tema proposto na perspectiva do terceiro setor.
  • Comunidade científica e tecnológica: para os fins desta submissão de propostas para o FIB12, são consideradas da comunidade científica e tecnológica as pessoas e/ou instituições dedicadas à pesquisa e/ou ensino superior, bem como participantes de comunidades técnicas, organizações ou sociedades científicas, dentre outros, que possam contribuir com o tema proposto na perspectiva da comunidade científica e tecnológica.

Mini-biografia

Campo obrigatório. Insira, em até 400 caracteres, uma mini-biografia do(a) moderador(a)/relator(a).

O(a) participante está ciente de que será indicado(a) para este workshop?

Campo obrigatório. Indique “Sim, o(a) participante está ciente” ou “Não,o(a) participante não está ciente”. A organização do 12º Fórum da Internet no Brasil orienta que as pessoas indicadas no formulário como participantes do workshop proposto sejam cientificadas da indicação em participar do workshop. A ciência ou não ciência das pessoas indicadas na proposta será considerada no processo de avaliação dos workshops.

Após preencher todos os campos da quarta parte, clique em ”Revisar e submeter proposta”.

Observação: lembramos que, caso o evento seja presencial, o CGI.br oferecerá apoio financeiro para a participação de até seis (6) integrantes dos workshops indicados pelos contato primário. Para mais informações sobre as regras de concessão de apoio financeiro para os(as) integrantes dos workshops selecionados, confira a Chamada de Propostas de Workshops.

5ª PARTE - Revisão e submissão da proposta

Nesta página é possível revisar todos os dados inseridos referentes à proposta de workshop. Caso algum dado esteja incorreto ou não tenha sido salvo, será possível editar os devidos campos.

Para que as propostas de workhop sejam avaliadas, alguns de seus dados serão compartilhados com a plataforma JEMS. Por isso, há um termo de consentimento para uso da plataforma para submissão da proposta.

Uma vez que a proposta esteja completa nesta página, clique em “Submeter Proposta”.

Envie aqui sua proposta de workshop!

Quaisquer dúvidas adicionais podem ser direcionadas a forumdainternet@cgi.br.


Ir para o topo