Desafios no desenvolvimento e sustentabilidade de plataformas colaborativas em software livre



Parte I – Sobre proponente e co-proponente

Proponente

Nome:

Carlos Henrique G. Paulino

Estado:

Minas Gerais

Região:

Sudeste

Setor:

Comunidade Científica e Tecnológica

Co-proponente

Nome:

Jean Marcell Alberto Habib

Estado:

São Paulo

Região:

Sudeste

Setor:

Empresarial

Parte II - Sobre o Workshop

Resumo do workshop

Debate de como a pandemia impactou nos processos colaborativos e como o desafio do distanciamento social e uso mais intenso da internet se transformou em oportunidade para discutir a governança democrática. A partir do problema da dependência das bigtechs para utilizar serviços de web as/os palestrantes irão apresentar alternativas para lidar com as adversidades do atual cenário, em especial o uso de software livre e a apropriação de metodologias corporativas para uso em projetos comunitários.

Objetivos e conteúdos do workshop

O objetivo geral da atividade é debater soluções alternativas às big techs na gestão descentralizada de iniciativas e organizações, com ênfase no uso de software livre como propulsor de práticas colaborativas que visam promover modelos de governança democrática. Com o intuito de debater o conceito de inovação democrática digital serão apresentadas iniciativas que resultaram do cenário adverso da pandemia. Como estudo de caso será avaliado o projeto Colmena, iniciativa governamental realizada pelo Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha em parceria com a Deutsche Welle Akademie. A perspectiva do setor empresarial será abordada a partir da auto gestão (self management) e apropriação de metodologias corporativas e soluções para realizar o que uma fábrica de software executa com o uso de sistemas de gerenciamento proprietários, aplicando filosofias e metodologias do software livre. O terceiro setor vai contribuir demonstrando como é possível aplicar a governança democrática e colaborativa em processos de cocriação, que utilizam a internet como base de organização. Sobretudo irá contribuir também com a experiência da diversidade enquanto fator de êxito em soluções que dialogam com diferentes culturas e costumes. Por fim, estimular discussões para contribuir nos conceitos como a governança colaborativa, inteligência coletiva, inovações democráticas digitais e a importância do uso de infraestruturas éticas (hosting), dentre outras questões. Contando com especialistas destas áreas com vivência internacional, a mesa redonda busca contribuir com o debate sobre alternativas criativas e sustentáveis às big techs.

Relevância do tema para a Governança da Internet

A organização descentralizada da internet é um debate constante. A web é resultado direto de um licenciamento aberto. O uso do software já foi um debate central no contexto dos fóruns de governança da internet, entretanto o domínio das big techs e seu modelo neoliberal de exploração fizeram com que o debate sobre alternativas a este modelo ficasse em segundo plano. Os direitos humanos e princípios como a liberdade de expressão e privacidade estão em constante risco diante dos avanços autoritários e o domínio das big tech em seu modelo de negócio baseado em mineração de dados. Iniciativas que promovem a construção de uma bem coletivo e preservação de direitos digitais devem ser valorizadas. Neste contexto é relevante para as discussões de Governança da Internet identificar melhores práticas na promoção destes princípios. Por ser um projeto cujo DNA está calcado na diversidade da equipe de desenvolvedores, passando por organizações não governamentais de diversos países e meios comunitários - em especial rádios em zonas remotas - considera-se o debate de extrema relevância para o FIB. No quesito inovação a mesa discutirá também a presença ou não do aplicativo em lojas comerciais. Por se tratar de um PWA (progressive web app) é uma solução que funciona tanto online quanto offline em ambientes móveis de desktop. Por ser projetado para ambientes de baixa conectividade a iniciativa contempla ainda o princípio da universalidade de acesso. Trabalhando com o conceito de privacidade por padrão, o aplicativo preza pela segurança da informação e a proteção de dados dos participantes. Adotando protocolos internacionais como o Dublin Core para seus metadados garante a interoperabilidade dos conteúdos da plataforma. O envolvimento de designers de interação desde o início do desenvolvimento assegura ainda não apenas a funcionalidade do sistema, como sua usabilidade e experiência de uso.

Forma de adequação da metodologia proposta

A mesa redonda está estruturada de forma a incentivar o debate com o público a partir das experiência das/os palestrantes e as comunidades envolvidas no processo de cocriação do software livre colmena. A atividade iniciará com um vídeo contendo o depoimento de diversos representantes da comunidades da África e América Latina que cocriaram o projeto Colmena (5 minutos). Em seguida cada um dos palestrantes irá expor entre 10 e 15 minutos suas respectivas experiências (total máximo 1 hora). Por fim, será feira uma demonstração do software convidando os participantes a interagir diretamente com a ferramenta (5 minutos). O bate papo e a interação com o público presente e remoto será exibida enquanto as palestrantes escutam e respondem as questões da audiência (20 minutos).

Engajamento da audiência presencial e remota

Uma vez que a mesa redonda irá debater a governança colaborativa a partir do caso de uso do software livre colmena o engajamento se dará por meio da própria plataforma a partir de uma sala de bate papo criada especificamente com a finalidade de representar a interação durante o FIB. Serão todos convidados a conhecer as comunidades que integram o projeto assim como a troca de experiência com eles a partir de comentários sobre os processos de publicações da plataforma.

Resultados pretendidos

Como efeito direto da atividade busca-se discutir sobre sustentabilidade de iniciativas de software livre, comunicação comunitária e os desafios de sua manutenção. Além disso a mesa redonda tem como objetivo promover a interação entre iniciativas de mídia que promovem a diversidade, os direitos humanos e a liberdade de expressão.

Relação com os príncipios do Decálogo

Governança democrática e colaborativa

Temas do workshop

IACO – Acesso e conectividade | IACO – Redes comunitárias | IACO – Redes e infraestrutura |

Aspectos de diversidade relevante

Gênero | Cor ou raça | Região |

Como a proposta integrará os aspectos de diversidade

Com a participação por meio de testemunho de integrantes de mídias comunitárias da África e America Latina a mesa também preza pela diversidade de seus palestrantes tanto em termos de gênero, raça e regiões do Brasil.
Ir para o topo