PROGRAMAÇÃO

03/09 - TERÇA-FEIRA
08:00 Abertura do credenciamento
10:00 Solenidade de abertura
11:00 Palestra inicial: “histórico do CGI.br e os princípios de Governança da Internet no Brasil”
12:00 Almoço
13:30 Início das atividades das Trilhas – 5 salas simultâneas
20:00 Encerramento do primeiro dia
04/09 - QUARTA-FEIRA
08:00 Abertura do credenciamento
09:00 Início das atividades Auto Gestionadas e Desconferências
13:00 Almoço
14:30 Seminário WSIS+10
18:30 Encerramento das atividades do dia
05/09 - QUINTA-FEIRA
09:00 Início da Plenária Final
12:00 Almoço e encerramento

 

Dinâmica e Metodologia do III Fórum da Internet no Brasil

 

O III Fórum da Internet no Brasil e Pré IGF Brasileiro 2013 é promovido pelo CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil com o objetivo de disseminar o mais amplamente possível os "Princípios para a Governança e Uso da Internet" e fomentar espaços multissetoriais, multiparticipativos e multilaterais para identificar consensos e dissensos em torno dos debates sobre as atuais questões e soluções da Internet.

O Fórum não tem caráter deliberativo, mas objetiva ampliar e propiciar espaços conversacionais multissetoriais para identificação de dissensos em torno das atuais questões e soluções da Internet, esclarecimentos dos tópicos abertos ao debate e abrir-se para possibilidades de novos consensos. O Fórum é um espaço e um convite a conversas multissetoriais.

A metodologia adotada para o III Fórum prevê sua realização em três dias (3 a 5 de setembro) dividido nos seguintes momentos:

  1. Abertura
  2. Trilhas Temáticas
  3. Seminário  WSIS+10
  4. Atividades autogestionadas e desconferências
  5. Plenária Final 

I – ABERTURA

A abertura ocorrerá no primeiro dia, 3 de setembro, às 10h, com a presença de autoridades e personalidades convidadas pelo CGI.br, através de sua Secretaria Executiva.

A composição da mesa de abertura se fará com a participação do Coordenador do CGI.br, Sr. Virgílio de Almeida, e de três conselheiros representantes de cada um dos setores da Sociedade Civil que compõem o CGI.br. A organização da mesa de abertura ficará a cargo do Secretário Executivo, que fará a apresentação das autoridades presentes.

Após a abertura com as autoridades, o conselheiro Carlos Afonso apresenta exposição inicial com o tema “o histórico do CGI.br e os princípios de  Governança da Internet no Brasil”.

II – TRILHAS TEMÁTICAS

O III Fórum da Internet no Brasil e Pré IGF Brasileiro 2013 terá as seguintes trilhas de debates:

  1. Universalidade, Acessibilidade e Diversidade
    Coordenadora: Veridiana Alimonti (Conselheira representante terceiro setor - CGI.br)
    Painelistas:
    Setor governamental - Artur Coimbra (Departamento de Banda Larga - Minicom)
    Setor empresarial – Eduardo Neger (ABRANET)
    Academia - Rafael Evangelista (Unicamp)
    Terceiro Setor - Paulo Lima (Saúde Alegria-PA)
     
  2. Inovação Tecnológica e Modelos de Negócios na Internet
    Coordenador: Lisandro Granville (Conselheiro representante da academia - CGI.br)
    Painelistas:
    Setor governamental - José Henrique Dieguez (MCTI/Sepin)
    Setor empresarial - Virgínia Duarte (SOFTEX)
    Academia - Nívio Ziviani (UFMG)
    Terceiro Setor - Vicente Aguiar (COLIVRE)
     
  3. Cultura, Educação e Direitos Autorais na Internet
    Coordenador: Percival Henriques de Souza Neto (Conselheiro representante do terceiro setor - CGI.br)
    Painelistas:
    Setor governamental - Marcos Souza (Diretoria de Direitos Intelectuais - Minc)
    Setor empresarial - Carol Conway (Abranet)
    Academia - Nelson Pretto (UFBA)
    Terceiro Setor – Oona Castro (consultora da Wikimedia Foundation no Brasil)
     
  4. Privacidade, Inimputabilidade da Rede e Liberdade de Expressão
    Coordenador: Hartmut Glaser (Secretário Executivo - CGI.br)
    Painelistas:
    Setor governamental - Danilo Doneda (Ministério da Justiça)
    Setor empresarial - Vitor Morais (ABRAREC - Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente)
    Academia - Carlos Affonso (ITS, Rio)
    Terceiro Setor - Sérgio Amadeu (Conselheiro representante do terceiro setor - CGI.br)
     
  5. Neutralidade de Rede
    Coordenador: Eduardo Parajo (Conselheiro representante do setor empresarial – CGI.br)
    Painelistas:
    Setor governamental - Daniel Brandão Cavalcanti (Anatel)
    Demi Getschko (Conselheiro de notório saber - CGI.br/Diretor presidente NIC.br)
    Academia - Nelson Simões (RNP)
    Terceiro Setor - Carlos Afonso (Conselheiro representante do terceiro setor - CGI.br)

Metodologia dos debates nas trilhas

Os debates e exposições nas trilhas iniciarão às 13h30 do dia 03/set e seguirão até às 20h do mesmo dia.

Cada trilha de debate, organizada em espaço apropriado, será coordenada por um Conselheiro titular do CGI.br, auxiliado por integrantes da equipe de organização do Fórum.

A Secretaria Executiva do CGI.br garantirá as condições necessárias para as debates da trilhas, designando Comissão de Sistematização e Metodologia para assessorar todo o processo, inclusive com relatoria própria que ficará responsável por todo o registro das exposições dos painelistas e participantes, reunindo ao final dos debates, em modelo apropriado, as reflexões e contribuições suscitadas, apontando os consensos e dissensos surgidos nos debates.

O início dos debates nas trilhas acontecerá impreterivelmente às 13h30, tendo a seguinte programação:

Hora Atividade
13:30 Abertura pelo coordenador: boas vindas, apresentação dos painelistas
13:40 Explicação da metodologia do Fórum pela equipe de organização: organização dos debates nas trilhas, grupos de aprofundamento, agenda do dia e distribuição do tempo, metodologia dos dissensos e consensos, equipe de apoio, método de inscrição, apresentação da dupla de relatores, transmissão em tempo real, gravação, participação virtual
14:00 Apresentação inicial dos temas pelo Coordenador da Trilha
14:15 Comentários dos representantes do Setor Governamental, Terceiro Setor, Setor Empresarial e Setor Acadêmico
15:30 Debate em Plenária: coordenador, painelistas e participantes
16:30 Café
17:00 Grupos de aprofundamento
18:00 Plenária: apresentação e debates da Agenda de Aprofundamento
20:00 Encerramento da Plenária

Toda a programação das trilhas e todos os debates serão transmitidos online e em tempo real através da Web, possibilitando formas de participação virtual na Web e no uso dos canais de redes sociais que serão disponibilizados durante o evento.

O tempo padrão de fala dos participantes nas plenárias das trilhas será de até 5 minutos, mas é garantido aos participantes quantas inscrições forem necessárias para a correta exposição de argumento e raciocínio. A Secretaria do Fórum disporá de sistema apropriado para que os presentes façam suas inscrições e uso da palavra ordenadamente. A Coordenação de cada trilha garantirá, no tempo estabelecido, o direito de voz aos que requererem, priorizando aqueles que ainda não tenham se expressado e evitando a monopolização em torno das mesmas posições ou de inscrições excessivamente repetidas.

III - SEMINÁRIO WSIS+10

O Seminário WSIS+10 acontecerá no segundo dia do Fórum, 04/set, das 14h30 às 18h30. A Programação proposta é seguinte:

Primeira parte

Painel com relato do processo que culminou na Cúpula da Sociedade da Informação e dos seus principais resultados; convidados confirmados:
Tadao Takahashi - Rômulo Neves - Paulo Lima - Gustavo Gindre

Segunda parte

Painel para uma Agenda da Avaliação sobre WSIS+10 e temas correlatos à Governança da Internet:

  • o significado do multissetorialismo;
  • o papel dos governos na governança da Internet;
  • modelo de governança como processo de cooperação ampliada

IV - CURSOS

Mini-curso IPv6

Durante o dia 04 de setembro, será oferecido o Mini-curso IPv6. O curso consistirá numa introdução ao tema, abordando endereçamento e planejamento de redes, e alguns laboratórios práticos envolvendo o funcionamento básico e a configuração de serviços como DNS. O público-alvo são os técnicos de provedores Internet, empresas usuárias da Internet e professores de redes. É necessário que o participante leve seu notebook!

Curso HTML5 e CSS3

O W3C Brasil promoverá nos dias 3, 4 e 5 de setembro durante o Fórum da Internet no Brasil, em Belém - PA, um curso presencial de HTML5 e CSS3 com o objetivo de ensinar como usufruir dos novos recursos dos padrões do W3C.

Mini-curso Introdutório para Sistemas Autonômos

Durante o dia 05 de setembro, será oferecido o Mini-curso Introdutório para Sistemas Autônomos. O curso abordará uma introdução ao funcionamento da Internet, o que são ASes, o que são PTTs, e um laboratório prático com algumas boas práticas no gerenciamento de tráfego BGP. O público alvo são os técnicos de redes de novos ASes, de empresas e outras instituições com redes complexas (mais de 250 computadores), que têm necessidade de múltiplos provedores e estão estudando a possibilidade de tornarem-se ASes, e professores de redes. É necessário que o participante leve seu notebook!

V - ATIVIDADES AUTOGESTIONADAS E DESCONFERÊNCIAS

Atividades autogestionadas e desconferências com temas propostos livremente pelos participantes poderão ser realizadas na manhã do segundo dia, 4 de setembro, no período das 9h às 13h. Estas atividades serão instaladas pelos seus próprios proponentes, desde que atendidos os seguintes procedimentos mínimos:

  • As atividades autogestionadas deverão ser registradas pelo site do Fórum em formulário próprio.
  • As desconferências deverão ser registradas previamente em um painel para tal fim, disponível aos participantes no primeiro dia do Fórum.
  • Qualquer participante inscrito no Fórum poderá propor uma atividade auto gestionada ou desconferência.
  • As atividades autogestionadas serão divulgadas pelo site do Fórum, indicando horários e local de realização
  • As desconferências serão indicadas em um painel de agendamento, disponível para este fim e exposto em local apropriado pela organização do Fórum.
  • As desconferências acontecerão em salas definidas pela organização do Fórum
  • As desconferências poderão ocorrer simultaneamente em uma mesma sala, desde que não sejam inviabilizadas em razão do número de interessados em participarem das mesmas;
  • A duração das desconferências não deve ultrapassar o período de 2h, exceto quando houver interesse na continuidade dos debates pelos participantes e condicionado à existência de vaga em sala para sua realização continuada.
  • As desconferências poderão ser registradas em vídeo pelos seus participantes, que poderão publicá-los em repositórios apropriados. 

As atividades autogestionadas aprovadas e que ocorrerão no dia 04 de setembro são:

Sala 09h00 às 10h45 11h15 às 13h00
Auditório M1 Reunião de articulação e planejamento entre atores da Sociedade Civil
Responsável: Joana Varon Ferraz (Articulação de entidades da sociedade civil nacional)
Proteção de blogueiros
Responsável: Laura Conde Tresca (ARTIGO 19 / Barão de Itararé)
Auditório M3 Software Livre e seus impactos no desenvolvimento social
Responsável: Raimundo das Graças Lima Xavier (Ação Parceiros/Inclusão social)
Apresentação do Projeto do Fórum Amazônico de Software Livre 2014
Responsável: Richard Caio Silva Rego (Comunidade OpenTapajós Software Livre)
Desconferências
Sala Belém Desconferências Video Propaganda na Web - Custos e Abragência
Responsável: Andre Luiz Gusmão Uchoa Cavalcanti (Fecomercio Sergipe)
Sala Pará Desconferências Lançamento do Livro "Caminhos para a universalização da Banda Larga: experiências internacionais e desafios brasileiros"
Responsável: Marcos Urupá (Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social)
Sala Marajó Inclusão da Educação Digital no Quesito Segurança
Responsável: Nágila Magalhães Cardoso (IESAM)
Desconferências

VI - PLENÁRIA FINAL

A Plenária final será iniciada às 9h do terceiro dia do III Fórum da Internet no Brasil e Pré IGF Brasileiro 2013.

A Plenária Final será coordenada pelo Secretário Executivo que convocará a Comissão de Sistematização e os Coordenadores a apresentarem os respectivos relatórios consolidados dos debates das Trilhas.

O objetivo da Plenária Final é possibilitar a consolidação e visualização das reflexões e contribuições do conjunto de todas as cinco trilhas, facultando aos participantes pronunciamentos relacionados com os temas reportados. Relatores designados para tanto farão o registro das exposições e suas considerações deverão compor o relatório final da Comissão de Sistematização.

A Plenária Final não votará nenhum texto oficial do III Fórum.