Uma forma para amplificar o debate sobre princípios, usos e governança da Internet no Brasil, na escolha do CGI.br, é promover encontros. Possibilitar espaços de conversas onde a participação multissetor seja propiciada e fomentada. Sim, todos sabemos que o Brasil é um país onde realidades sociais, regionais, de gênero, econômicas, e tantas outras, de tantos e em tantos estados, convivem em diferenças e proximidades. A Internet também diferencia, classifica, categoriza, indexa, endereça, separa, junta, cria. Inclusões nascem de proximidades. A Internet aproxima e possibilita novas e criativas conversas, expressando diversidades, construindo consensos.
Para juntar tantos de tantos estados foi necessário criar um programa de auxílio à participação, implementado pelo CGI.br a partir dos princípios multissetorial, multilateral e multiparticipativo para apoiar e estimular presenças e conversas. Neste ano chegaram 498 pedidos de auxílio participação, oriundos de todos os estados da federação, mas recursos escassos também possibilitam escolhas, quando baseadas em critérios que orientam equanimidades.
A partir das experiências dos anos anteriores, o CGI.br aprimorou o processo de avaliação dos pedidos de auxílio, adotando neste ano novos procedimentos.
Primeiro uma equipe de avaliadores procedeu leitura de todos os pedidos e atribuíram notas em quatro quesitos de avaliação para todos:
1) Relevância da participação (peso 3,5)
2) Coerência e justificativa do pedido (peso 3,5)
3) Referência e atuação prévia (peso 1,5)
4) Apresentação e legibilidade (peso 1,5)
Todos os pedidos foram analisados por três avaliadores diferentes e médias foram calculadas de acordo com os pesos indicados para cada um dos quesitos de avaliação, permitindo a ordenação e classificação dos pedidos.
Uma Comissão multissetorial de conselheiros do CGI.br foi criada para proceder a seleção e aprovação dos pedidos de acordo com os critérios de:
a) distribuição regional, garantindo-se cota mínima de selecionados por UF
b) distribuição por gênero
c) distribuição setorial
Para os pedidos em 2013, adotou-se o número máximo de 250 concessões, que após o processo final de seleção, ficaram assim distribuídas:
UF | Acad | Empr | Gov | 3 Set | Soma | ||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
F | M | F | M | F | M | F | M | ||
AC | 1 | 1 | |||||||
AL | 1 | 5 | 6 | ||||||
AM | 1 | 1 | 2 | 3 | 7 | ||||
AP | 2 | 1 | 3 | 6 | |||||
BA | 2 | 4 | 1 | 2 | 1 | 3 | 13 | ||
CE | 1 | 3 | 1 | 1 | 2 | 4 | 12 | ||
DF | 1 | 1 | 2 | 1 | 4 | 3 | 12 | ||
ES | 1 | 3 | 2 | 6 | |||||
GO | 2 | 1 | 4 | 7 | |||||
MA | 1 | 1 | 1 | 2 | 1 | 6 | |||
MG | 5 | 6 | 1 | 2 | 2 | 1 | 3 | 20 | |
MS | 1 | 1 | 2 | 1 | 5 | ||||
MT | 4 | 1 | 1 | 6 | |||||
PA | 1 | 1 | 1 | 1 | 3 | 3 | 7 | 17 | |
PB | 1 | 1 | 2 | 1 | 5 | ||||
PE | 3 | 1 | 1 | 1 | 5 | 11 | |||
PI | 1 | 1 | 1 | 1 | 4 | ||||
PR | 4 | 3 | 1 | 1 | 1 | 10 | |||
RJ | 5 | 3 | 1 | 3 | 5 | 17 | |||
RN | 2 | 4 | 6 | ||||||
RO | 1 | 1 | |||||||
RR | 2 | 3 | 1 | 2 | 8 | ||||
RS | 3 | 2 | 1 | 1 | 3 | 5 | 15 | ||
SC | 3 | 2 | 1 | 1 | 7 | ||||
SE | 1 | 1 | 1 | 3 | |||||
SP | 4 | 7 | 2 | 5 | 1 | 4 | 8 | 5 | 36 |
TO | 1 | 2 | 3 | ||||||
Soma | 37 | 50 | 5 | 16 | 13 | 20 | 36 | 73 | 250 |
87 | 21 | 33 | 109 |
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