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Fórum da Internet no Brasil: amplificar os debates sobre princípios, usos e governança da Internet no Brasil.

Uma forma para amplificar o debate sobre princípios, usos e governança da Internet no Brasil, na escolha do CGI.br, é promover encontros. Possibilitar espaços de conversas onde a participação multissetor seja propiciada e fomentada. Sim, todos sabemos que o Brasil é um país onde realidades sociais, regionais, de gênero, econômicas, e tantas outras, de tantos e em tantos estados, convivem em diferenças e proximidades. A Internet também diferencia, classifica, categoriza, indexa, endereça, separa, junta, cria. Inclusões nascem de proximidades. A Internet aproxima e possibilita novas e criativas conversas, expressando diversidades, construindo consensos.

Para juntar tantos de tantos estados foi necessário criar um programa de auxílio à participação, implementado pelo CGI.br a partir dos princípios multissetorial, multilateral e multiparticipativo para apoiar e estimular presenças e conversas. Neste ano chegaram 498 pedidos de auxílio participação, oriundos de todos os estados da federação, mas recursos escassos também possibilitam escolhas, quando baseadas em critérios que orientam equanimidades.

Seleção e distribuição dos pedidos de auxílio em 2013

A partir das experiências dos anos anteriores, o CGI.br aprimorou o processo de avaliação dos pedidos de auxílio, adotando neste ano novos procedimentos.

Primeiro uma equipe de avaliadores procedeu leitura de todos os pedidos e atribuíram notas em quatro quesitos de avaliação para todos:
1) Relevância da participação (peso 3,5)
2) Coerência e justificativa do pedido (peso 3,5)
3) Referência e atuação prévia (peso 1,5)
4) Apresentação e legibilidade (peso 1,5)

Todos os pedidos foram analisados por três avaliadores diferentes e médias foram calculadas de acordo com os pesos indicados para cada um dos quesitos de avaliação, permitindo a ordenação e classificação dos pedidos.

Uma Comissão multissetorial de conselheiros do CGI.br foi criada para proceder a seleção e aprovação dos pedidos de acordo com os critérios de:
a) distribuição regional, garantindo-se cota mínima de selecionados por UF
b) distribuição por gênero
c) distribuição setorial

Para os pedidos em 2013, adotou-se o número máximo de 250 concessões, que após o processo final de seleção, ficaram assim distribuídas:

UF Acad Empr Gov 3 Set Soma
F M F M F M F M
AC 1               1
AL     1         5 6
AM 1 1         2 3 7
AP           2 1 3 6
BA 2 4 1     2 1 3 13
CE 1 3     1 1 2 4 12
DF 1 1     2 1 4 3 12
ES 1 3           2 6
GO   2         1 4 7
MA 1     1   1 2 1 6
MG 5 6   1 2 2 1 3 20
MS   1   1 2     1 5
MT   4   1       1 6
PA 1 1   1 1 3 3 7 17
PB   1     1 2   1 5
PE 3 1 1       1 5 11
PI 1     1 1   1   4
PR   4   3 1   1 1 10
RJ 5 3       1 3 5 17
RN 2             4 6
RO               1 1
RR 2 3   1       2 8
RS 3 2     1 1 3 5 15
SC 3 2         1 1 7
SE   1   1       1 3
SP 4 7 2 5 1 4 8 5 36
TO             1 2 3
Soma 37 50 5 16 13 20 36 73 250
87 21 33 109