Continuidade do Programa Youth Brasil em razão da pandemia COVID-19

Diante dos desdobramentos da pandemia COVID-19, o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br reitera seu compromisso em apoiar a ida dos 20 jovens selecionados e os 5 facilitadores pelo Programa Youth Brasil em 2020 na próxima edição presencial dos três principais fóruns de Governança da Internet, e informa que o próximo processo de seleção ficará condicionado a retomada desses eventos presenciais que o programa contempla.

Desde 2015, o Programa Youth Brasil seleciona, a cada edição, 150 jovens de 18 a 25 anos, que participam remotamente de estudos dirigidos, série de webinars, e debates sobre governança da Internet através de listas de discussão, subdivididos em 5 grupos de 30 pessoas, acompanhados por 5 facilitadores dentre os jovens que já passaram anteriormente pelo programa.

Durante esse conjunto de atividades, e após avaliação, 20 jovens são selecionados para receberem apoio do programa cobrindo a participação presencial nas localidades onde se realizam os fóruns de Governança da Internet global e regional: o IGF – Internet Governance Forum (10 jovens), o LACIGF (10 jovens). Estes 20 jovens também recebem apoio para participarem do FIB – Fórum da Internet no Brasil.

No entanto, com a alteração dos eventos para o formato on-line, o apoio para participação do grupo selecionado em 2020 foi postergado para a primeira oportunidade quando estes eventos retornarem ao modelo presencial. A este grupo selecionado em 2020, garante-se o auxílio a participação para o evento presencial unicamente no ano de retorno, independente da idade que estiverem na data de realização dos eventos.

Ainda mantendo o compromisso do CGI.br com o programa Youth, nova abertura com chamada, estudo dirigido, avaliação e seleção de novo grupo de 20 jovens será efetivada na ocasião da retomada de realização presencial destes Fóruns.

As discussões sobre Governança da Internet, entretanto, continuam! O CGI.br convida a todos a participar remotamente do FIB11 - Fórum da Internet no Brasil, que neste ano acontece de 26 a 30 de julho, totalmente on-line, com transmissão via canal do NIC.br no YouTube. Programa-se e acompanhe! Mais detalhes em: https://forumdainternet.cgi.br/

Para os interessados no próximo processo de seleção do Programa Youth Brasil, acompanhe as novidades que serão divulgadas nessa página.