Muitos dos jovens que tem entre 18 e 25 anos são a primeira geração de adultos que cresceram sem conhecer o mundo antes da Internet. Eles estão moldando a cultura online de muitas formas. Usam a Internet para conhecer pessoas ao redor do mundo, para criar os vídeos que viralizam, criam arte que nos move, e começam e estão por trás de movimentos sociais online que nos fazem pensar.
Eles estão construindo a Internet de seus sonhos. Porém quando se trata de discussões políticas, a maioria deles não está na mesa de debate. E precisamos mudar isso. No ano de 2015, em cooperação com a Internet Society e outras instituições, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) lançou o programa Youth@IGF (http://igf2015.br/pt-BR/program-youth-igf). Ao longo dos últimos anos, vários jovens tiverem o seu primeiro contato com a Governança da Internet através desse programa. Com isso, estamos contribuindo para criar a próxima geração de líderes da Internet.
O Comitê Gestor da Internet no Brasil lança mais uma vez a chamada para o seu programa unificado, através do qual enviará até 60 jovens para os três principais fóruns de Governança da Internet, sendo 10 jovens para o LACIGF Chile, 40 jovens para o Fórum da Internet no Brasil (20 jovens da cidade do evento e 20 de fora) e 10 jovens para IGF Polônia. Também abre inscrições para que ex-participantes do programa possam atuar como facilitadores durante todo esse processo.
Para atuar como facilitadores nos debates serão escolhidos cinco jovens que tenham se destacado nas edições anteriores, e que também tenham disponibilidade de ao menos 8 horas semanais de dedicação no período de março a novembro, além da participação nas datas dos fóruns.
Também serão considerados para a seleção de facilitadores, a diversidade de gênero, diversidade regional e diversidade de áreas de estudo (de acordo com o grupo de inscritos, a seleção buscará atender jovens oriundos das áreas técnicas, do direito, das relações internacionais, comunicação, etc). Para a atuação como facilitador não há a restrição de idade.
Os jovens interessados devem se inscrever em formulário próprio para esse fim. Os escolhidos receberão como contrapartida pelo comprometimento durante esse período auxílio a participação aos seguintes eventos: LACIGF Chile, Fórum da Internet no Brasil e IGF Polônia. O auxílio cobre custos de passagens aéreas, hospedagem e alimentação durante os dias dos eventos.
O Programa Youth Brasil 2020 tem 4 fases:
1. Estudo Dirigido
Serão selecionados até 150 participantes para o estudo dirigido, que terá a duração de 4 semanas, e abordará os seguintes tópicos:
O estudo dirigido consistirá na disponibilização de materiais previamente selecionados, testes, webinars e discussão em grupos em uma plataforma online. A dedicação exigida para essa etapa é de cerca de 6 horas por semana. Os participantes serão divididos em 5 grupos, que serão acompanhados pelos facilitadores. Os participantes que concluírem essa etapa com aproveitamento de ao menos 60% receberão um certificado de participação e estarão aptos a manifestarem interesse para participação nos eventos.
2. Manifestação de interesse para participação nos eventos
Após o término do estudo dirigido, os participantes poderão, em formulário próprio, manifestar interesse na participação de até dois eventos, sendo um deles o Fórum da Internet no Brasil. Para a concessão do auxílio a participação, será analisado o desempenho dos participantes nas atividades na fase de estudo dirigido.
3. Auxílio a participação
Dentre os que manifestarem interesse para participação nos eventos, serão selecionados 10 jovens para o LACIGF Chile, 40 jovens para o Fórum da Internet no Brasil (20 jovens da cidade do evento e 20 de fora) e 10 jovens para o IGF Polônia.
O auxílio inclui:
No caso dos jovens selecionados que residam na cidade de realização do Fórum da Internet no Brasil, o auxílio inclui apenas a ajuda de custo para alimentação durante os dias do evento.
Se escolhido, o jovem deverá enviar toda a documentação solicitada dentro do prazo, e se comprometer a participar de todas as atividades online e presenciais antes e durante o evento em que for participar, como também encaminhar um relatório detalhando a sua participação em até 15 dias após a finalização do evento.
4. Série de Webinars
Os participantes selecionados para o recebimento do auxílio a participação a algum dos eventos de Governança da Internet (LACIGF, Fórum da Internet no Brasil e IGF) deverão participar dos webinars de preparação correspondentes. Serão realizados ao menos 1 webinar por mês para orientação à participação nos eventos até a data de realização.
* Adicionamos 2 semanas para atividades especiais.
Os candidatos devem viver no Brasil e ter entre 18 e 25 anos (*), e demonstrar:
Poderão se candidatar participantes de edições anteriores do programa, desde que cumpram os critérios acima e não tenham pendências no envio de relatórios das edições anteriores.
Também serão considerados durante o processo de seleção:
Os candidatos serão avaliados por uma comissão de avaliação composta pelos facilitadores, bem como por integrantes do NIC.br.
(*) ou seja, nascidos entre 07/11/1994 e 01/11/2002. Pessoas fora dessa faixa etária serão desclassificadas.
Conforme consta na chamada do Programa Youth Brasil 2020, foram selecionados 05 jovens facilitadores. Acesse aqui a lista.
Conforme consta na chamada do Programa Youth Brasil 2020, foram selecionados 150 jovens participantes. Acesse aqui a lista.