Parte I – Sobre proponente e co-proponente

  • Proponente

    Nome: Tayná Oliveira Gomes

    Estado: Bahia

    Região: Nordeste

    Setor: Comunidade Científica e Tecnológica

  • Co-proponente

    Nome: Associação pela Saúde Emocional (ASEc+)

    Estado: São Paulo

    Região: Sudeste

    Setor: Terceiro Setor

Parte II - Sobre o Workshop

  • Resumo do workshop

    O uso da tecnologia para o campo da Saúde Mental pode democratizar e ampliar o acesso a práticas de cuidado e disponibilizar serviços àqueles que buscam acolhimento. Entretanto, com a massificação de conteúdos nas redes sociais e a implementação de IAs como ferramentas de suporte emocional, o uso das tecnologias tem despertado preocupação. Com este painel, visamos evidenciar tais riscos e colaborar no debate para construir propostas seguras e éticas ao desenvolvimento de crianças e adolescentes.

    OBJETIVOS E CONTEÚDOS DO WORKSHOP

    A TIC Kids Online (2022) tem apontado que cada vez mais crianças e adolescentes estão conectados(as) na Internet. Sabemos também que as juventudes estão mais compulsoriamente conectadas por motivos diversos, como: questões referentes a trabalho, lazer, sociabilidades e busca por referências de identificação pessoal (comunidades, nichos). Frente a todo esse cenário, é impossível não reconhecer que existam impactos na Saúde Mental das juventudes. Somado a isto, temos a problemática da falta de universalização do acesso a atendimentos em saúde mental, devido ao custo e a ausência de políticas públicas de investimento na contratação e manutenção dos profissionais da área. Como também dificuldades de amplo acesso a projetos que busquem desenvolver um trabalho ativo de promoção de saúde mental, sobretudo para crianças e adolescentes. Como resposta a esses desafios, e a crescente ampliação do debate sobre saúde mental no pós-pandemia, surgem como possibilidades terapêuticas, Inteligências Artificiais desenvolvidas para oferecer atendimentos terapêuticos pontuais (como por exemplo a LuzIA e o Pi), além de um número exacerbado de conteúdos que são gerados nas redes sociais, os quais muitas vezes acabam por não possuir referenciais teóricos confiáveis e responsabilidade crítica por parte das pessoas que produzem esses conteúdos, podendo afetar e gerar consequências emocionais e psicológicas em quem os consome (sobretudo aqueles que envolvem sintomatologias de transtornos mentais). Nessa era de IA e de telas infinitas, diversos conteúdos são gerados e compartilhados sobre Saúde Mental, especialmente para crianças, adolescentes e jovens. Mas, como de fato promover ações de saúde mental, tendo a juventude como ponto de partida, a partir de uma educação entre pares, utilizando materiais, referências e orientações seguras, confiáveis e referenciadas no debate da promoção de Saúde Mental na Internet? Responder a essa pergunta será um dos objetivos principais deste painel.

    RELEVÂNCIA DO TEMA PARA A GOVERNANÇA DA INTERNET

    A saúde mental, especialmente entre crianças e adolescentes, é um tema de extrema importância na sociedade atual. A crescente incidência de transtornos mentais nessa faixa etária, aliada à rápida adoção de tecnologias digitais, suscita questionamentos sobre o papel da Governança da Internet na promoção do bem-estar psicológico. Embora a IA tenha potencial para contribuir nesse sentido, é essencial reconhecer suas limitações e desafios éticos. A promoção da saúde mental em crianças e adolescentes é vital para um desenvolvimento saudável e uma vida futura de qualidade e a internet, com sua abrangência global e crescente influência, oferece oportunidades únicas para sensibilização, educação e apoio psicológico. Contudo, é crucial encontrar um equilíbrio entre os benefícios das tecnologias e os riscos associados à IA na promoção da saúde mental. É imperativo que a Governança da Internet estabeleça diretrizes rígidas para a criação e distribuição de conteúdo sobre o tema, garantindo a qualidade e a segurança das informações. O que nos desperta a compreensão de que o envolvimento da IA na promoção da saúde mental em ambientes virtuais deve ser orientado por uma abordagem multissetorial. Para alcançar esses objetivos, é crucial compreender como promover a saúde mental de maneira acolhedora e responsável entre crianças e adolescentes, exemplos como a {{{Comunidade de Jovens Embaixadores da ASEc+}}} que capacita jovens na Internet por meio de orientação de especialistas e materiais de referência. A proposta deste painel é promissora, pois combina teoria e prática, promove o debate multissetorial e interdisciplinar e reconhece a necessidade de profissionais da área da saúde mental nas discussões sobre o uso da tecnologia, o que se alinha com princípios fundamentais, como inovação, governança democrática e colaborativa e universalidade, que são essenciais para o desenvolvimento da internet e a preservação do bem-estar emocional e psicológico das pessoas.

    FORMA DE ADEQUAÇÃO DA METODOLOGIA MULTISSETORIAL PROPOSTA

    A moderadora apresentará, em 10 minutos, o contexto do workshop e convidados. Em seguida, ela direcionará as perguntas aos debatedores, que terão dez minutos cada, para responder, a partir de suas experiências e estudos, as perguntas: 1: Quais são os principais desafios e preocupações éticas que surgem quando se utiliza a inteligência artificial para avaliar e fornecer suporte à saúde mental? 2: Qual é o papel dos profissionais de saúde mental, organizações governamentais, empresas de tecnologia e sociedade civil na garantia de que a IA seja usada de maneira responsável e eficaz na promoção da saúde mental? Temos bons exemplos para compartilhar? 3: Como as partes interessadas de diferentes setores da sociedade podem colaborar de maneira eficaz para definir diretrizes éticas e regulamentações para o uso da inteligência artificial na promoção da saúde mental? Após esse momento, teremos 30 minutos para perguntas, respostas e participação das plateias e 10 minutos para comentários finais.

    FORMAS DE ENGAJAMENTO DA AUDIÊNCIA PRESENCIAL E REMOTA

    Além de ser possível o engajamento da plateia presencial com comentários e perguntas. Deixaremos disponível um link e Qr-code do mentimeter onde as pessoas poderão responder às seguintes perguntas que serão lidas antes de cada pergunta feita aos participantes que possua correlação com a mesma e a última exclusivamente ao final do painel para trazer voz às experiências das pessoas presentes ali: Você já fez uso de alguma Inteligência Artificial como ferramenta de promoção de saúde mental? Quais fontes você utiliza para obter informações relacionadas à saúde mental? Como a tecnologia pode auxiliar na promoção de saúde mental das juventudes nas redes de forma ética e responsável? Durante a leitura das respostas, exibiremos numa tela a nuvem de palavras composta pelas respostas enviadas.

    RESULTADOS PRETENDIDOS

    Evidenciar a importância de investimentos em promoção de saúde mental com responsabilidade e ética para jovens e adolescentes no Brasil, com objetivo de contrapor práticas presentes na Internet que possam comprometer o bem-estar dos jovens. Frisar a importância de fiscalizar e monitorar a abordagem de temáticas de promoção e saúde mental em ambientes virtuais, principalmente sobre o uso de Inteligência Artificial e redes sociais. Compartilhar estratégias possíveis utilizando a tecnologia para acessibilizar o cuidado à saúde mental e a promoção da mesma, de maneira ética, crítica e responsável.

    RELAÇÃO COM OS PRÍNCIPIOS DO DECÁLOGO

    Inovação

    TEMAS DO WORKSHOP

    DINC – Crianças e Adolescentes | NTIA – Inteligência Artificial | TSAU – Telemedicina e aplicativos de saúde |

    ASPECTOS DE DIVERSIDADE RELEVANTE

    Gênero | Cor ou raça | Região |

    COMO A PROPOSTA INTEGRARÁ OS ASPECTOS DE DIVERSIDADE

    Nosso painel contará com a presença de jovens do Nordeste, Norte, Sudeste e Centro-Oeste. Dentre eles teremos homens e mulheres, brancos e negros, representantes da comunidade LGBTQIAPN+, jovens da periferia e representantes da comunidade indígena, que são também profissionais das áreas de educação, incluindo educação para cidade digital e uso das tecnologias para educação, saúde e comunicação. No que diz respeito ao conteúdo, abordaremos a temática a partir da perspectiva dos diferentes setores da sociedade que estarão presentes no nosso painel, promovendo um diálogo que encaminhe possibilidades para este debate ao exemplificar, propor e elucidar propostas já existentes de promoção em saúde mental que se correlacione com o uso da Internet e das redes sociais para jovens e adolescentes, perspectivas que só são de fato possíveis quando tornamos esse debate multissetorial, mas também interdisciplinar. As pessoas participantes trarão também suas experiências pessoais com o tema.