Atividade
Sessão Principal 1 - A adoção e uso de plataformas na Educação: diagnóstico e prognóstico
Se antes da pandemia já era uma tendência a utilização de recursos tecnológicos no sistema educacional, durante a pandemia se consolidou. O ponto central é que tal adoção se deu de forma emergencial e paleativa e, sobretudo, advinda de soluções das grandes plataformas digitais estrangeiras. Este rápido avanço levanta questões que passam pela proteção de direitos fundamentais como a privacidade de crianças e adolescentes, controle da produção de conhecimento científico e da inovação, a exploração de dados da comunicação e hábitos de milhões de estudantes. Ao mesmo tempo, expõe lacunas do sistema de ensino público e privado no Brasil em responder aos atuais desafios, trazendo para o centro deste debate as capacidades relacionadas à autonomia de dados e tecnológica do país. Esta mesa terá como objetivo debater o uso e adoção das plataformas educacionais no Brasil, considerando os atores e interesses envolvidos, bem como refletir sobre quais cenários podem ser construídos e o que deve ser mobilizado para atingi-los.
Integrantes
Alexandre Campos Silva (Google for Education)
Empresarial
Iara Machado (RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa)
Comunidade Científica e Tecnológica
Terceiro Setor
Leonardo Cruz (Universidade Federal do Pará)
Comunidade Científica e Tecnológica
Comunidade Científica e Tecnológica
Claudio Furtado (CONSED)
Governamental
Vídeo
Sessão Principal 1 - A adoção e uso de plataformas na Educação: diagnóstico e prognóstico