CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE WORKSHOPS AO 10º FÓRUM DA INTERNET NO BRASIL

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) convida indivíduos e organizações interessadas a enviarem propostas de workshops para o 10º Fórum da Internet no Brasil e Pré-IGF 2020, a ser realizado entre os dias 22 a 25 de setembro 2020, na cidade de Natal (RN)




Sobre os prazos de submissão

As propostas poderão ser submetidas até as 23h59 do dia 15 de abril de 2020, quarta-feira, por meio de formulário próprio de submissão de propostas de workshops, conforme indicado no sítio https://forumdainternet.cgi.br.

Sobre as propostas de workshops

As propostas de workshops devem prever necessariamente metodologia e formato que possibilitem a exposição, manifestação e/ou debate de visões multissetoriais sobre o tema proposto, com participação explicitamente indicada do setor empresarial, do setor governamental, do terceiro setor, da comunidade científica e tecnológica, tal como expresso nos critérios de submissão desta chamada.

As propostas de workshops devem ter necessariamente o tempo de duração de 90 minutos, incluso nesse intervalo de tempo um período adequado para a interação entre o público e os(as) palestrantes/painelistas/debatedores(as).

Em razão das condições físicas do local em que o Fórum será realizado, e do correto posicionamento para a transmissão em vídeo, em tempo real, a organização não garante a disponibilidade de alternância de formato de sala, que por padrão constará de mesa frontal central com capacidade adequada para 6 pessoas, posicionada de frente para o público, em formato de plateia.

Os(as) proponentes de cada workshop selecionado são os responsáveis pela sua realização, bem como pela formalização de convites e/ou composição dos(as) palestrantes/painelistas/debatedores(as). Os(as) proponentes de cada workshop aprovado se responsabilizam também por toda e qualquer comunicação com a equipe de organização do evento. A organização do Fórum da Internet no Brasil por sua vez oferecerá toda a infraestrutura física e audiovisual necessária, incluindo, tradução em libras, transmissão ao vivo pela web, e também a concessão de apoio de participação aos integrantes conforme indicado em sessão específica dessa chamada.

Sobre os relatórios de workshops selecionados

No caso dos workshops selecionados, os(as) proponentes devem apresentar, no prazo de trinta dias após o Fórum, um relatório resumido da sessão que será publicado na página correspondente do evento. A não entrega do relatório implicará na impossibilidade de participação do(a) proponente na chamada de propostas de workshops da edição subsequente do evento. Informações relacionadas com formato e conteúdo do relatório serão posteriormente detalhadas.

Sobre os(as) proponentes

O(a) proponente da proposta de workshop é necessariamente a pessoa responsável pela organização e realização do workshop, do início (elaboração e submissão da proposta de workshop) ao fim do processo (submissão do relatório). Também é o responsável pela comunicação com a equipe de organização do evento e quem receberá as informações sobre o processo de avaliação e seleção das propostas de workshops que submeteu.

No processo de submissão será possível apontar se a proposta conta também com pessoa co-proponente, igualmente identificando-a no formulário de submissão.

No mesmo processo também será possível indicar a organização/entidade do(a) proponente e/ou do(a) co-proponente, caso assim seja necessário apontá-la, ou apontá-las.

Não há limites para o número de propostas a serem submetidas por pessoas e/ou organizações, desde que observadas as seguintes regras:

  1. não serão selecionadas/aprovadas mais do que duas propostas de workshop por proponente e/ou organização;
  2. não serão consideradas válidas propostas em que constem como proponentes membros da Comissão de Avaliação ou conselheiros titulares e suplentes do CGI.br. As entidades às quais tais pessoas estão vinculadas não ficam impedidas de submeter propostas.

Processo de avaliação

As propostas recebidas serão encaminhadas a uma Comissão de Avaliação Multissetorial integrada por pessoas provenientes dos quatro setores designados nesta chamada. Cada proposta será avaliada por um conjunto de avaliadores distribuídos equitativamente entre os quatro setores.

O processo de avaliação é cego, de modo que os avaliadores não terão acesso às informações que identificam o(a)s proponentes e as entidades.

Os workshops selecionados serão divulgados na página do 10º Fórum da Internet no Brasil após a conclusão do processo de avaliação. A data da divulgação será oportunamente informada.

Critérios de submissão

Considerando o princípio da governança democrática e colaborativa da Internet da Declaração de Princípios de Governança e Uso da Internet no Brasil, do CGI.br, e buscando promover discussões multissetoriais e pluriparticipativas, as propostas de workshops devem necessariamente incluir entre os palestrantes/painelistas/debatedores(as):

  • 1 (um) representante do setor governamental;
  • 1 (um) representante do setor empresarial;
  • 1 (um) representante do terceiro setor; e
  • 1 (um) representante da comunidade científica e tecnológica.
  • Setor governamental: para os fins desta seleção, são considerados representantes do setor governamental os integrantes e/ou funcionários dos níveis federal, estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como de organizações intergovernamentais, do Ministério Público e de agências policiais, entre outros órgãos ligados ao Poder Público.
  • Setor empresarial: para os fins desta seleção, são considerados representantes do setor empresarial os empresários ou membros de empresas de qualquer tamanho ou área de atuação, assim como micro-empresários, micro-empreendedores individuais, empreendedores de start-ups, membros de suas respectivas associações de representação, etc.
  • Terceiro setor: para os fins desta seleção, são considerados representantes do terceiro setor as pessoas ligadas a organizações da sociedade civil, organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, associações de bairro ou outras organizações comunitárias, entre outras.
  • Comunidade científica e tecnológica: para os fins desta seleção, são considerados membros da comunidade científica e tecnológica as pessoas e/ou instituições dedicadas à pesquisa e/ou ensino superior, bem como participantes de organizações e comunidades técnicas, dentre outros.

Critérios de avaliação

As propostas serão avaliadas à luz de um conjunto de quatro critérios:

  1. relevância do tema para a governança da Internet;
  2. qualidade e consistência da proposta;
  3. diversidade de palestrantes/painelistas/debatedores(as); e
  4. adequação do formato proposto.

O critério 3, além da diversidade setorial, também contempla diversidade regional, a diversidade de gênero, cor ou raça na composição dos workshops.

As propostas devem ser descritas de forma concisa, detalhar seus objetivos, e indicar claramente o tema e sua relevância para os debates de governança e políticas de Internet.

A organização do 10º Fórum da Internet no Brasil incentiva os(as) proponentes a contatarem as pessoas indicadas como palestrantes com antecedência para confirmar seu interesse em participar da atividade. A confirmação dos(as) palestrantes/painelistas/debatedores(as) indicados(as) na proposta não é um pré-requisito para a seleção.

Cada proposta de workshop apresentada deve também indicar um(a) moderador(a) e um(a) relator(a).

Não caberá recurso à decisão final do CGI.br contendo a lista dos workshops selecionados/aprovados.

Regras para a concessão de apoio de participação aos integrantes de workshops selecionados

O NIC.br/CGI.br oferecerá apoio de participação a até 6 (seis) integrantes de workshops indicados pelos(as) proponentes. O apoio consistirá de:

  • emissão de passagens nacionais; e
  • concessão de auxílio para as despesas com estadia.

Os(as) proponentes dos workshops selecionados serão responsáveis por indicar os nomes e contatos dos(as) integrantes que necessitarão de apoio, respeitando o prazo que será informado por e-mail, de acordo com as seguintes regras:

  • Receberão auxílio, no máximo, 4 (quatro) palestrantes/painelistas/debatedores(as) confirmados(as) de cada workshop, sendo necessariamente uma pessoa de cada um dos quatro setores, conforme descritos nos critérios de submissão desta chamada;
  • Receberão auxílio, no máximo, 2 (dois)(duas) outros(as) integrantes do workshop, sendo necessariamente um(a) moderador(a) e/ou um(a) relator(a) e/ou um(a) proponente; e
  • Nenhuma outra combinação além destas estritamente designadas serão aceitas; e em nenhuma hipótese será concedido apoio a mais do que 6 pessoas.

O NIC.br/CGI.br não oferecerá em nenhuma hipótese apoio para a compra de passagens internacionais.





Mais informações e contatos

Dúvidas sobre o processo de seleção de workshops para o 10º Fórum da Internet no Brasil podem ser encaminhadas para forumdainternet@cgi.br.

Ir para o topo