Plataformas e mercado de dados

07 de Novembro

Sala 1 | 14:00 - 16:00

A crescente expansão e complexificação da Internet enquanto uma das principais ferramentas de articulação da vida em sociedade coloca cada vez mais preocupações e problemáticas a serem publicamente debatidas. Uma das características fundamentais da expansão mundial da rede tem sido sua crescente concentração em poucos atores que representam a maior parte do tráfego global. Estes poucos atores têm sido comumente referidos como “Plataformas”, que são, grosso modo, grandes empresas que fornecem diferentes serviços pela Internet, por meio da utilização de aplicações específicas e produção/distribuição de conteúdos específicos. Grande parte da receita dessas corporações, principalmente aquelas que ofertam serviços gratuitos, vem da monetização de dados pessoais dos usuários dos serviços. A partir da análise dessas práticas, passa a ser comum a expressão “Mercado de Dados”, que configura os arranjos sociais, técnicos e econômicos que mobilizam diferentes formas de se utilizar dados de usuários, seja pela publicidade direcionada, seja pela venda para terceiros, seja por outras formas. Esta sessão debaterá todo esse complexo de relações entre plataformas e usuários, os riscos e oportunidades envolvidos e, principalmente, as preocupações atuais com a privacidade e a proteção dos dados pessoais.

Integrantes

Renata Mielli (CE Barão de Itararé)

Debatedora

Marcos Dantas (CGI.br e UFRJ)

Debatedor / Coordenador

Luana Lund (MCTIC )

Debatedora

Hugo Seabra (Congressy)

Debatedor

Relatórios

Relatório não fornecido pelo proponente do workshop.

Ir para o topo