Atenção: a Chamada de Propostas de Workshops encontra-se encerrada.
Veja as propostas enviadas aqui.
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) convida indivíduos e organizações interessadas a enviar propostas de workshops para o VIII Fórum da Internet no Brasil, a ser realizado entre os dias 04 e 07 de novembro de 2018 na cidade de Goiânia (GO). As propostas podem ser enviadas até às 23h59 do dia 28 de junho de 2018 por meio deste formulário.

O formulário de submissão de propostas de workshop está dividido em seis (6) partes: (i) informações básicas; (ii) proponente; (iii) co-proponente; (iv) descrição do workshop, (v) palestrantes e (vi) moderação e relatoria. Para o preenchimento do formulário é necessário se cadastrar no sistema do NIC.br seguindo as instruções apresentadas a seguir.

Informamos que a avaliação das propostas é cega, ou seja, os membros da Comissão de Avaliação não terão acesso a informações de identificação dos(as) proponentes. Para tanto, os campos dos itens proponente e co-proponente serão ocultados dos(as) avaliadores e pedimos que os proponentes não insiram informações no corpo da proposta em quaisquer campos do formulário de submissão que possam levar à identificação do(a) proponente e co-proponente ou de suas entidades. Para mais informações sobre a chamada e o processo de avaliação, por favor acesse a Chamada de Propostas de Workshops.

Atenção: Recomenda-se salvar a proposta em um documento em separado para evitar qualquer problema durante a submissão.

A seguir encontram-se informações sobre o preenchimento de cada um dos campos do formulário. Mais informações podem ser encontradas na Chamada de Workshops. Quaisquer dúvidas adicionais podem ser direcionadas a forumdainternet@cgi.br.

Informações básicas


Título do workshop
Campo obrigatório. Insira um título para o seu workshop com um limite máximo de 150 caracteres. Escolha um título claro e que expresse o tema e objetivos da sua proposta.

Formato do workshop
Campo obrigatório. Selecione como você pretende organizar o seu workshop. As opções de formato sugeridas são:

  • Painel: com apresentações aprofundadas em temas específicos;
  • Mesa redonda: motivada por perguntas orientadoras para estimular o diálogo;
  • Debate: com um tema comum a ser discutido a partir de diferentes perspectivas.
Caso deseje sugerir um formato alternativo, selecione a opção outro e descreva de forma resumida sua proposta no campo correspondente. Lembramos que caso o(a) proponente opte por “Outros formatos”, a organização não garante a disponibilidade de infraestrutura adequada.

O Fórum da Internet no Brasil é um espaço de debate multissetorial e os workshops devem necessariamente incluir entre os palestrantes/painelistas/debatedores(as):

  • 1 (um) representante do setor governamental;
  • 1 (um) representante do setor empresarial;
  • 1 (um) terceiro setor; e
  • 1 (um) comunidade científica e tecnológica.
Não serão aceitas propostas de workshops em formato de palestra ou apresentação de trabalhos que não promovam a discussão entre membros da mesa e público.

Este workshop é proposto pela entidade a qual estou vinculado.
Campo opcional. Deve ser marcado quando a proposta de workshop for uma iniciativa de uma entidade e não individual. Lembramos que o VIII Fórum da Internet aceita tanto propostas individuais, como de entidades.

Nome do(a) proponente
Campo obrigatório. Caso se trate de proposta de uma entidade, insira aqui o nome dela. Caso contrário, informe o nome da pessoa que propõe o workshop.

Mais informações sobre os impedimentos para a submissão de propostas podem ser encontradas na Chamada de Propostas de Workshops.

Proponente


O(a) proponente é a pessoa responsável por todo o processo de organização do workshop e é a pessoa que submete a proposta, seja ela individual ou de uma entidade. No segundo caso, favor inserir os dados da pessoa responsável pela proposta na entidade proponente.  

Nome do(a) responsável pelo workshop
Campo obrigatório. Insira o nome do(a) responsável pelo workshop. Caso se trate de proposta individual, repita aqui o nome do(a) proponente. Caso contrário, informe o nome da pessoa responsável pela proposta na entidade proponente.

Gênero
Campo obrigatório. Preencha com: Feminino, Masculino ou Outros (no último caso, informe o gênero com o qual o(a) proponente se identifica).

Data de nascimento
Campo obrigatório. Preencha no formato DD/MM/AAAA.

Estado
Campo obrigatório. Selecione o estado onde o(a) proponente mora.

Cidade
Campo obrigatório. Insira a cidade onde o(a) proponente mora.

E-mail
Campo obrigatório. Informe um e-mail válido. Esse será o principal canal de comunicação entre a organização do VIII Fórum da Internet no Brasil e o/a proponente.

Organização
Campo obrigatório. Caso o(a) proponente não esteja vinculado a nenhuma organização, inserir o seguinte texto: Não faço parte de nenhuma organização.

Setor
Campo obrigatório. Selecione o setor da composição do CGI.br com o qual o(a) proponente mais se identifica. Você pode selecionar um dos seguintes setores:

  • Setor governamental: para os fins desta seleção, são considerados representantes do setor governamental integrantes e/ou funcionários dos níveis federal, estadual e municipal, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como do Ministério Público ou de agências policiais, entre outros órgãos ligados ao Poder Público.
  • Setor empresarial: para os fins desta seleção, são considerados representantes do setor empresarial, empresários ou membros de empresas de qualquer tamanho ou área de atuação, assim como micro-empresários, micro-empreendedores individuais, start-ups, membros de suas respectivas associações de representação, etc.
  • Terceiro setor: para os fins desta seleção, são considerados representantes do terceiro setor pessoas ligadas a organizações da sociedade civil, organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, associações de bairro ou outras organizações comunitárias, entre outras.
  • Comunidade científica e tecnológica: para os fins desta seleção, são considerados membros da comunidade científica e tecnológica pessoas e/ou instituições dedicados à pesquisa e/ou docência, institutos de pesquisa, bem como participantes de organizações e comunidades técnicas, dentre outros.

Co-proponente


Além de um proponente, cada proposta de workshop pode ter um(a) co-proponente. A organização do VII Fórum da Internet no Brasil incentiva o envio de propostas conjuntas, inclusive entre membros de diferentes setores (governamental, empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica). Todos os campos abaixo são opcionais.

Nome
Insira o nome do(a) co-proponente.

Gênero
Preencha com: Feminino, Masculino ou Outros (no último caso, informe o gênero com o qual o(a) proponente se identifica).

Data de nascimento
Preencha no formato DD/MM/AAAA.

Estado
Selecione o estado onde o(a) co-proponente mora.

Cidade
Insira a cidade onde o(a) co-proponente mora.

E-mail
Informe um e-mail válido. Esse será o principal canal de comunicação entre a organização do VII Fórum da Internet no Brasil e o(a) co-proponente.

Organização
Informe a organização do(a) co-proponente neste campo.

Setor
Selecione o setor da composição do CGI.br com o qual o(a) co-proponente mais se identifica. Você pode selecionar um dos seguintes setores:

  • Setor governamental: para os fins desta seleção, são considerados representantes do setor governamental integrantes e/ou funcionários dos níveis federal, estadual e municipal, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como do Ministério Público ou de agências policiais, entre outros órgãos ligados ao Poder Público.
  • Setor empresarial: para os fins desta seleção, são considerados representantes do setor empresarial, empresários ou membros de empresas de qualquer tamanho ou área de atuação, assim como micro-empresários, micro-empreendedores individuais, start-ups, etc.
  • Terceiro setor: para os fins desta seleção, são considerados representantes do terceiro setor pessoas ligadas a organizações da sociedade civil, organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, associações de bairro ou outras organizações comunitárias, entre outras.
  • Comunidade científica e tecnológica: para os fins desta seleção, são considerados membros da comunidade científica e tecnológica pessoas e/ou instituições dedicados à pesquisa e/ou docência, institutos de pesquisa, bem como participantes de organizações e comunidades técnicas, dentre outros.

Descrição do workshop


Nesta seção devem ser informados dados referentes aos objetivos e conteúdos do workshop, uma justificativa com a relevância do tema que será discutido, uma descrição de como será estruturada a participação dos(as) palestrantes, informações sobre como a audiência presencial e remota será envolvida nas discussões e os resultados esperados para a atividade.

As propostas devem ser descritas de forma concisa e indicar claramente o tema e sua relevância para os debates de governança e políticas de Internet no Brasil, assim como detalhar seus objetivos.

Os seguintes campos devem ser preenchidos:

Resumo
Campo obrigatório. Descreva o workshop em até 500 caracteres.

Descreva abaixo os objetivos do workshop e os conteúdos que serão discutidos
Campo obrigatório. Descreva em um máximo de 2000 caracteres os objetivos e conteúdos do workshop.

Forneça uma justificativa sobre a relevância do tema para a Governança da Internet
Campo obrigatório. Descreva em um máximo de 2000 caracteres porque o workshop é relevante para o debate sobre governança da Internet.

Descreva como você pretende estruturar a participação dos(as) palestrantes no workshop
Campo obrigatório. Descreva em um máximo de 1000 caracteres como será estruturada a participação dos/as palestrantes. Indique se haverá uma pergunta orientadora, o tempo previsto para a intervenção de cada palestrante, se o workshop será dividido em blocos, etc. Lembre-se que cada workshop terá duração de 90 minutos.

Descreva de que forma você espera envolver a audiência presencial e remota
Campo obrigatório. Descreva em um máximo de 1000 caracteres como você pretende envolver participantes remotos no workshop. Dentre as formas sugeridas de envolvimento de participantes remotos, estão o uso de redes sociais das entidades organizadoras, hashtags específicas para o acompanhamento do workshop, ferramentas de chat, etc.

Descreva os resultados pretendidos com a realização deste workshop
Campo obrigatório. Descreva em um máximo de 1000 caracteres os resultados esperados para o workshop.

Relação com os Princípios para a Governança e Uso da Internet no Brasil
Campo obrigatório. Indique com qual dos Princípios o workshop proposto mais se identifica.

Relação com outros temas
Campo obrigatório. Indique até três (3) outros temas da lista fornecida que se relacionam com o workshop proposto. Caso nenhum deles se aplique, indique o tema no campo “Outro(s)”.

Palestrantes


Cada workshop, independentemente do formato selecionado, deve ter pelo menos um (1) representante de cada setor que compõe o CGI.br. Nesta seção serão solicitadas informações sobre um palestrante de cada setor.

A organização do VIII Fórum da Internet no Brasil incentiva os(as) proponentes a contatarem as pessoas sugeridas como palestrantes com antecedência para confirmar seu interesse em participar da atividade. A confirmação dos(as) palestrantes/painelistas/debatedores(as) indicados(as) na proposta não é um pré-requisito para a seleção.

Para o(a) palestrante de cada setor serão solicitadas as seguintes informações obrigatórias: Nome, Gênero, Estado, E-mail, Organização e Mini-biografia. Além disso, para fins de organização, pede-se que se informe se cada um deles confirmou sua intenção de participar desta atividade. No campo correspondente, selecione “sim” caso o/a palestrante tenha confirmado seu interesse em participar da atividade e, caso contrário, selecione “não”.

Não há qualquer impedimento quanto à participação de palestrantes de outros países, mas ressaltamos que as atividades do VIII Fórum da Internet no Brasil serão realizadas em língua portuguesa e não haverá tradução para outros idiomas ou de outros idiomas para o português. Qualquer necessidade específica de tradução deve ser prevista pelo(a) proponente do workshop. Além disso, lembramos que o NIC.br/CGI.br não apoiará a compra de passagens internacionais para participantes de workshops.

Outros/as palestrantes


Além de um palestrante de cada um dos quatro (4) setores que compõem o CGI.br (obrigatórios), você pode optar por sugerir palestrantes adicionais em um campo texto. Este campo é opcional e só deve ser preenchido se houver indicação de palestrantes adicionais em algum dos setores. Caso contrário, deve ser deixado em branco. As indicações de palestrantes adicionais devem seguir o seguinte formato: Nome, Gênero, Estado, E-mail, Organização, Setor, Confirmado/Não confirmado.

Lembramos que o NIC.br/CGI.br oferecerá apoio financeiro para a participação de até quatro (4) palestrantes, sendo necessariamente uma pessoa de cada um dos quatro setores que compõem o CGI.br.

Para mais informações sobre as regras de concessão de apoio financeiro para os(as) integrantes dos workshops selecionados, confira a Chamada de Propostas de Workshops.

Moderação e Relatoria


Cada workshop deve obrigatoriamente ter uma pessoa responsável pela moderação e outra responsável pela relatoria. Preencha primeiro os dados do(a) moderador(a) e depois os dados do(a) relator(a), conforme solicitados.

Serão solicitadas as seguintes informações do(a) moderador(a) e relator(a): Nome, Gênero, Estado, E-mail, Organização e Mini-biografia. Além disso, pede-se que se informe se cada um deles confirmou sua intenção de participar desta atividade. No campo correspondente, selecione “sim” caso o(a) relator(a) ou moderador(a) tenha confirmado seu interesse em participar da atividade e, caso contrário, selecione “não”.

Lembramos que o NIC.br/CGI.br oferecerá apoio financeiro para a participação de até dois (2) integrantes dos workshops além dos(as) palestrantes, sendo necessariamente um(a) moderador(a) e/ou um(a) relator(a). Para mais informações sobre as regras de concessão de apoio financeiro para os(as) integrantes dos workshops selecionados, confira a Chamada de Propostas de Workshops.

Após preencher todos os campos relativos a sua proposta clique em Enviar e aguarde uma confirmação do sistema de que sua submissão foi efetivada. Lembramos que o sistema não permite salvar um rascunho da proposta e, por conta disso, recomenda-se que ela seja preparada em um documento à parte e somente depois submetida.

Envie aqui sua proposta de workshop


Quaisquer dúvidas adicionais podem ser direcionadas a forumdainternet@cgi.br.
Ir para o topo