Atenção: a Chamada de Propostas de Workshops encontra-se encerrada.
Veja as propostas enviadas aqui.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) convida indivíduos e organizações interessadas a enviar propostas de workshops para o VIII Fórum da Internet no Brasil, a ser realizado entre os dias 04 e 07 de novembro de 2018 na cidade de Goiânia (GO). As propostas podem ser enviadas até às 23h59 do dia 28 de junho de 2018, por meio do formulário que pode ser acessado através do Guia de Submissão de Propostas.

As propostas submetidas serão divulgadas na página do Fórum após a finalização do período de submissão. A lista de workshops selecionados será divulgada no dia 03/09/2018, após o fim do processo de avaliação.

Sobre os workshops

No total, serão selecionados até 27 (vinte e sete) workshops com duração de 90 minutos cada. Os workshops podem ser estruturados em formato de:

    • Painel (com apresentações aprofundadas em temas específicos);
    • Mesa redonda (motivada por perguntas orientadoras para estimular o diálogo); ou
    • Debate (com um tema comum a ser discutido a partir de diferentes perspectivas);
    • Outros formatos (descrito pelo(a) proponente)

Independente do formato adotado, os(as) proponentes devem reservar um período adequado para a interação entre o público e os(as) palestrantes/painelistas/debatedores(as).

Caso o(a) proponente opte por “Outros formatos”, a organização não garante a disponibilidade de infraestrutura adequada.
Os(as) proponentes de cada workshop selecionado para compor a grade de programação do Fórum são totalmente responsáveis pela sua realização. A organização do VIII Fórum da Internet no Brasil oferecerá toda a infraestrutura física e audiovisual necessária, incluindo streaming em tempo real.

No caso dos workshops selecionados, os(as) proponentes devem apresentar, no prazo de um (1) mês após o Fórum, um relatório resumido da sessão que será publicado na página do evento. A não entrega do relatório implicará a impossibilidade de participação do(a) proponente na chamada de workshops da edição subsequente do evento.

Sobre os(as) proponentes

Os(as) proponentes podem ser individuais ou vinculados a uma organização e podem submeter um número ilimitado de propostas, desde que observadas as seguintes regras:

  1. não serão selecionados mais do que dois workshops por proponente;
  2. não serão aceitas propostas em que constem como proponentes membros da Comissão de Avaliação ou conselheiros titulares e suplentes do CGI.br. As entidades às quais tais pessoas estão vinculadas não ficam impedidas de submeter propostas.

Processo de avaliação

As propostas recebidas serão encaminhadas a uma Comissão de Avaliação Multissetorial integrada por pessoas provenientes dos quatro setores que compõem o CGI.br (setor governamental, setor empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica). A composição desta Comissão será publicada na página do Fórum após o encerramento do prazo para submissão de workshops. Cada proposta será avaliada por um conjunto de avaliadores distribuídos equitativamente entre os quatro setores.

Os workshops selecionados serão divulgados na página do VIII Fórum da Internet no Brasil no dia 03/09/2018, após o fim do processo de avaliação.

Critérios de avaliação

Atentando ao princípio da governança democrática e colaborativa da Internet descrito no Decálogo de Princípios do CGI.br e buscando promover discussões multissetoriais características do funcionamento do CGI.br, as propostas de workshops devem necessariamente incluir entre os palestrantes/painelistas/debatedores(as):

    • 1 (um) representante do setor governamental;
    • 1 (um) representante do setor empresarial;
    • 1 (um) terceiro setor; e
    • 1 (um) comunidade científica e tecnológica.

As propostas serão avaliadas à luz de um conjunto de quatro critérios:

  1. relevância do tema para a governança da Internet;
  2. qualidade e consistência da proposta;
  3. diversidade de palestrantes/painelistas/debatedores(as); e
  4. adequação do formato proposto.
Além da diversidade setorial, a diversidade regional e a diversidade de gênero na composição dos workshops também serão consideradas no processo de avaliação.

As propostas devem ser descritas de forma concisa e indicar claramente o tema e sua relevância para os debates de governança e políticas de Internet no Brasil, assim como detalhar seus objetivos.

A organização do VIII Fórum da Internet no Brasil incentiva os(as) proponentes a contatarem as pessoas sugeridas como palestrantes com antecedência para confirmar seu interesse em participar da atividade. A confirmação dos(as) palestrantes/painelistas/debatedores(as) indicados(as) na proposta não é um pré-requisito para a seleção.

Cada proposta de workshop apresentada deve também indicar um(a) moderador(a) e um(a) relator(a).

Não caberá recurso à decisão final do CGI.br contendo a lista dos 27 workshops selecionados.

Regras para a concessão de apoio financeiro aos integrantes de workshops selecionados

O NIC.br/CGI.br oferecerá apoio financeiro a até 6 (seis) integrantes de workshops indicados pelos proponentes. O apoio consistirá de:

  1. emissão de passagens nacionais; e
  2. concessão de auxílio para as despesas com estadia.
Os(as) proponentes dos workshops selecionados serão responsáveis por indicar os nomes e contatos dos(as) integrantes que necessitarão de apoio, respeitando um prazo que será informado por e-mail, de acordo com as seguintes regras:

  1. Receberão auxílio, no máximo, 4 (quatro) palestrantes/painelistas/debatedores(as) confirmados(as) de cada workshop, sendo necessariamente uma pessoa de cada um dos quatro setores que compõem o CGI.br; e
  2. Receberão auxílio, no máximo, 2 (dois) outros integrantes do workshop, sendo necessariamente um(a) moderador(a) e/ou um(a) relator(a).
O NIC.br/CGI.br não oferecerá apoio para a compra de passagens internacionais.

Mais informações e contatos

Dúvidas sobre o processo de seleção de workshops para o VIII Fórum da Internet no Brasil podem ser encaminhadas para forumdainternet@cgi.br.
Ir para o topo