Informações Turísticas

Sobre o Rio de Janeiro

Fonte: Rio Convention Bureau

Um dos maiores centros econômicos e culturais da América do Sul, a Cidade do Rio de Janeiro está localizada no coração da Região Sudeste onde se concentra 60% do PIB brasileiro. Metrópole cosmopolita, mundialmente conhecida por sua beleza e por seus recursos naturais, a Cidade proporciona aos seus habitantes e visitantes uma harmoniosa e agradável ambiência para o lazer e o trabalho, que aliada à sua infraestrutura, faz do Rio um importante centro de comércio e serviços, contando ainda com uma indústria moderna e diversificada. Ocupando uma área de 1.261 Km2 de extensão, com uma população de 5.850.544 habitantes (segundo IBGE – Censo 2000), a Cidade do Rio de Janeiro tem reconhecida, como uma de suas maiores virtudes, o carinho e a hospitalidade com que seu povo acolhe seus visitantes.

A Cidade do Rio de Janeiro recebe anualmente mais de 2,0 milhões de turistas estrangeiros, o que a situa como a cidade mais visitada do país, segundo a EMBRATUR, com uma participação próxima de 33% do total de turistas estrangeiros. No turismo doméstico recebe mais de 5,0 milhões de visitantes/ano. Dotada de uma ampla infraestrutura de serviços turísticos, a Cidade do Rio de Janeiro está classificada dentre os maiores destinos do mundo na recepção de eventos culturais, comerciais, técnicos e científicos – feiras, simpósios, congressos e exposições. Sua natureza exuberante inclui 90 Km de praias, o Parque Nacional da Tijuca, onde se insere a maior floresta urbana do mundo, com 3.200 ha de mata atlântica, e os Parques Estaduais da Pedra Branca, do Desengano e da Chacrinha, cobrindo uma área de 48.500 ha e as lagoas Rodrigo de Freitas, de Jacarepaguá, Camorim, da Tijuca e de Marapendi.

Lugares para visitar (apenas algumas sugestões)

Pão de Açúcar http://www.bondinho.com.br/site/


Foto: Edgar Jiménez

Um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro pode ser visto logo à entrada da Baía de Guanabara. Composto por dois trechos, o primeiro vai da Praia Vermelha ao Morro da Urca atingindo 224 metros de altura, e o segundo trecho, do Morro da Urca ao Pão de Açúcar, de 395 metros de altura. A viagem no bondinho dura aproximadamente 3 minutos em cada trecho. Atualmente, são transportadas cerca de um milhão de pessoas por ano em bondinhos com capacidade para setenta e cinco passageiros por viagem.
(Endereço: Av. Pasteur, 520 – Praia Vermelha – Tel: (55 21) 2546-8400 Horário: Diariamente das 8 às 22h.)



Cristo Redentor http://www.tremdocorcovado.rio/


Foto: Maxime Guilbot

O Morro do Corcovado, tendo em seu topo a imagem do Cristo Redentor, é um dos principais símbolos da cidade. Esse imenso bloco de rocha vertical e aparente, emergindo da mata, dominando tudo a sua volta é, sem dúvida, um dos motivos que fazem do Rio de Janeiro a “Cidade Maravilhosa”. Construída em concreto armado, revestido por pequenos triângulos de pedra-sabão, sobre um pedestal de 8 metros de altura, onde há uma capela para 150 pessoas, a estátua mede 30 metros de altura; a distância entre os extremos dos dedos é de 28 metros; seu peso total é de l.l45 toneladas, sendo que a cabeça pesa 30 toneladas e os braços 88 toneladas cada um. A subida ao topo do Corcovado, que faz parte do Parque Nacional da Tijuca, pode ser feita de trenzinho ou táxi e van.
(Endereço: Estação do Trenzinho: Rua Cosme Velho, 513 – Cosme Velho – Tel: (55 21) 2558-1329 Horário: Diariamente das 8:30 às 18:30h.)



Jardim Botânico http://www.jbrj.gov.br/


Foto: Gian Cornachini

O Jardim Botânico possui uma imensa área verde de 1,4 milhão de metros quadrados onde são cultivadas cerca de cinco mil espécies de plantas e árvores tropicais. Percorrendo as trilhas que recortam o jardim se descobrem, entre as palmeiras imperiais e seus sabiás, plantas carnívoras, violetas africanas, orquídeas, pequenas fontes e recantos habitados por micos, esquilos e gambás. O jardim ainda abriga o Museu Botânico, uma biblioteca com acervo de 76 mil livros especializados, um horto, um orquidário e várias estufas.
(Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico Tel: (55 21) 2294-9349 – Horário: Diariamente de 8 às 17h.)



Floresta da Tijuca http://parquedatijuca.com.br


Foto: Ricardo Moura

Situado em meio à área densamente populosa da cidade do Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Tijuca é a maior floresta urbana do mundo, com uma área de 3.300 ha, dentro do qual encontra-se a Floresta da Tijuca. Alguns pontos de interesse na floresta são: a Cascatinha Taunay, a Capela Mayrink, o Jardim dos Manacás, o restaurante Os Esquilos, a Cascata Diamantina, a Gruta de Paulo e Virgínia, o Parque Bom Retiro e o Lago das Fadas.
(Endereço: Praça Afonso Viseu – Alto da Boa Vista)



Maracanã http://www.maracanaonline.com.br/?page_id=184


Foto: Rafael Borges

Inaugurado em 16 de junho de 1950, já recebeu jogos da Copa do Mundo daquele ano e algumas partidas do Mundial de 2014. Também sediou jogos da Copa das Confederações de 2013, cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e os Jogos Olímpicos em 2016. Além de competições esportivas, o Maracanã já foi palco de importantes eventos, como shows de Madonna, Rolling Stones, Paul McCartney, Tina Turner, Foo Fighters e Coldplay, além de missas campais do então Papa João Paulo II, em 1980 e 1997.

O estádio passou por uma grande reforma e teve sua capacidade total estendida para 78.838 torcedores. O Maracanã foi modernizado e hoje preenche quesitos internacionais de segurança, logística e sustentabilidade. Novos bares e lanchonetes dão mais conforto para o público, que conta ainda com cadeiras retráteis divididas por cores e produzidas com materiais certificados, como garrafas PET. Dividido em cinco níveis e nos setores norte, sul, leste e oeste, o Maracanã aposta em divisões para facilitar o acesso e localização dos torcedores.

Tour do Maracanã

Os passeios têm duração em torno de 40 minutos e ocorrem diariamente, a partir das 09hs e com o último grupo iniciando a visitação as 16hs. O preço varia de R$ 25, valor da meia-entrada do ingresso básico, a R$ 85 para o ingresso VIP com direito a estacionamento*. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do portão 1, que funciona a partir das 8h30 diariamente, ou pelo site www.ingressocerto.com.

*Em dias de jogos o último tour sairá 3 horas antes da abertura dos portões.
*É necessário que apenas um dos visitantes adquira o ingresso com direito a estacionamento. Os demais poderão comprar o ingresso básico.
* Crianças de até cinco anos não pagam. Estudantes, crianças de 6 a 12 anos e idosos acima de 60 anos pagam meia-entrada.

(Endereço: Av. Pres. Castelo Branco, Portão 3 – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ, 20271-130 – De metrô/SuperVia: Para acessar o Portão 2 do estádio, entrada do Tour, desembarque na estação Maracanã.)



Bares e Restaurantes

Ipanema

Restaurantes

Polis Sucos
http://www.polissucos.com.br/
Rua Maria Quitéria, 70 - Ipanema

Frontera
http://www.frontera.com.br/
Rua Visconde de Pirajá, 128 - Ipanema

Carretão Churrascaria
http://carretao.com.br/ver2013/
Rua Visconde de Pirajá, 112 - Ipanema


Bares

Barthodomeu
http://www.barthodomeu.com.br/
Rua Maria Quitéria, 46 - Ipanema

Belmonte
https://www.facebook.com/botecobelmonte/
Rua Teixeira de Melo, 53 - Ipanema

Barzin
http://www.barzin.com.br/galeria_barzin.html
Rua Vinicius de Moraes, 75 - Ipanema



Leblon

Restaurantes

Giuseppe Grill
http://www.bestfork.com.br/giuseppegrill/leblon/
Av. Bartolomeu Mitre, 370

Nam Thai
http://namthai.com.br/
Rua Rainha Guilhermina, 95 - Leblon

Academia da Cachaça
http://www.academiadacachaca.com.br/
Rua Conde de Bernadote, 26


Bares

Jobi
https://www.facebook.com/barjobi
Av Ataulfo de Paiva, 1166 - Leblon

Bracarense
http://www.bracarense.com.br/
R. José Linhares, 85 – Leblon



Copacabana

Restaurantes

Confeitaria Colombo (Bom lugar para café da manhã)
http://www.confeitariacolombo.com.br/site/
Praça Cel Eugênio Franco, Posto 6 - Copacabana

Amir Restaurante (Comida árabe)
http://www.amirrestaurante.com.br/
Rua Ronald de Carvalho, 55 – Copacabana


Bares

Mud Bug
http://mudbug.com.br/
Rua Rodolfo Dantas, 16

Devassa
http://www.cervejariadevassa.com.br/unidades/rio-de-janeiro/copacabana/
Rua Bolivar, 8 LJ A



Lapa

Bares

Bar Amarelinho
http://osmdigital.wixsite.com/amarelinho
Praça Floriano, 55 - B - Centro

Rio Scenarium (Samba)
http://www.rioscenarium.com.br/novo/
Rua do Lavradio, 20 - Lapa

Pow Boteco Espumante
http://powespumanteria.com.br/
R. do Senado, 41 - Centro

Cerva & Cia
https://www.facebook.com/cervaeciarj/
Galeria Dark - Av. Treze de Maio, 23 - Loja N - Centro



Centro

Restaurantes

N6 Bar e Restaurante (Restaurante no Hotel Prodigy Santos Dumont)
http://www.prodigysantosdumont.com.br/gastronomia.htm

Vamo
http://www.restaurantevamo.com.br/
Rua Alm. Silvio de Noronha, 364 - loja 1012 – Centro

Burguer Joint
https://www.burgerjointny.com/centro-rio-de-janeiro
Av. Alm. Silvio de Noronha, 365, 2º andar - Centro