Guia de Submissão de Propostas de Workshops para o VII Fórum da Internet no Brasil

O formulário de submissão de propostas de workshop está dividido em 5 (cinco) partes: (i) informações básicas; (ii) proponente; (iii) co-proponente; (iv) palestrantes; e (v) descrição do workshop. Para o preenchimento do formulário é necessário se cadastrar no sistema do NIC.br seguindo as instruções apresentadas na página a seguir.

Atenção: Recomenda-se salvar a proposta em um documento em separado para evitar qualquer problema durante a submissão.

A seguir encontram-se informações sobre o preenchimento de cada um dos campos do formulário. Mais informações podem ser encontradas na Chamada de Workshops. Quaisquer dúvidas adicionais podem ser direcionadas a forumdainternet@cgi.br .

Informações básicas

Título do workshop
Campo obrigatório. Insira um título para o seu workshop com um limite máximo de 150 caracteres. Escolha um título claro e que expresse o tema e objetivos da sua proposta.

Formato do workshop
Campo obrigatório. Selecione como você pretende organizar o seu workshop. As opções de formato sugeridas são:

Caso deseje sugerir um formato alternativo, selecione a opção outro e descreva de forma resumida sua proposta no campo correspondente.

O Fórum da Internet no Brasil é um espaço de debate multissetorial e os workshops devem necessariamente envolver ao menos um (1) representante de cada setor que compõe o CGI.br, ou seja: setor governamental, setor empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica. Não serão aceitas propostas de workshops em formato de palestra ou apresentação de trabalhos que não promovam a discussão entre membros da mesa e público.

Proponente

O proponente é a pessoa responsável por todo o processo de organização do workshop. Serão aceitas propostas de proponentes vinculados ou não a uma organização.

Nome
Campo obrigatório. Insira o nome do/a proponente.

Gênero
Campo obrigatório. Insira o gênero do/a proponente.

Data de nascimento Campo obrigatório. Preencha no formato DD/MM/AAAA.

Estado
Campo obrigatório. Selecione o estado onde do/a proponente mora.

Cidade
Campo obrigatório. Insira a cidade onde o/a proponente mora.

E-mail
Campo obrigatório. Informe um e-mail válido. Esse será o principal canal de comunicação entre a organização do VII Fórum da Internet no Brasil e o/a proponente.

Organização
Campo opcional. Se a proposta estiver vinculada a uma organização, informe-a neste campo.

Setor
Campo obrigatório. Selecione o setor da composição do CGI.br com o qual o/a proponente mais se identifica. Você pode selecionar um dos seguintes setores:

Co-proponente

Além de um proponente, cada proposta de workshop pode ter um co-proponente. A organização do VII Fórum da Internet no Brasil incentiva o envio de propostas conjuntas, inclusive entre membros de diferentes setores (governamental, empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica). Todos os campos abaixo são opcionais.

Nome
Insira o nome do/a co-proponente.

Gênero
Insira o gênero do/a co-proponente.

Data de nascimento
Preencha no formato DD/MM/AAAA.

Estado
Selecione o estado onde o/a co-proponente mora.

Cidade
Insira a cidade onde o/a co-proponente mora.

E-mail
Informe um e-mail válido. Esse será o principal canal de comunicação entre a organização do VII Fórum da Internet no Brasil e o/a co-proponente.

Organização
Informe a organização do/a co-proponente neste campo.

Setor
Selecione o setor da composição do CGI.br com o qual você mais se identifica. Você pode selecionar um dos seguintes setores:

Palestrantes

Cada workshop, independentemente do formato selecionado, deve ter pelo menos um (1) representante de cada setor que compõe o CGI.br, ou seja: setor governamental, setor empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica. Nesta seção serão solicitadas informações sobre um palestrante de cada setor.

A organização do VII Fórum da Internet no Brasil incentiva os/as proponentes a contatarem as pessoas sugeridas como palestrantes com antecedência para confirmar seu interesse em participar da atividade. A confirmação dos/as palestrantes/debatedores indicados/as na proposta não é um pré-requisito para a seleção.

Caso não seja possível ter a confirmação no prazo de envio das propostas, indique o/a palestrante idealizado/a para aquele setor no qual não há ainda uma confirmação e envie a proposta. Exemplo: representante do setor empresarial ligado ao desenvolvimento de software; representante do terceiro setor atuando na área de inclusão digital; representante do governo municipal atuando na área de segurança pública; representante da academia pesquisando direitos humanos na Internet, etc.

Para o/a palestrante de cada setor serão solicitadas as seguintes informações obrigatórias: Nome, Gênero, Estado, E-mail, Organização e Mini-biografia. Além disso, para fins de organização, pede-se que se informe se cada um deles confirmou sua intenção de participar desta atividade. No campo correspondente, selecione “sim” caso o/a palestrante tenha confirmado seu interesse em participar da atividade e, caso contrário, selecione “não”.

Outros/as palestrantes

Além de um palestrante de cada um dos quatro (4) setores que compõem o CGI.br (obrigatórios), você pode optar por sugerir palestrantes adicionais em um campo texto. Este campo é opcional e só deve ser preenchido se houver indicação de palestrantes adicionais em algum dos setores. Caso contrário, deve ser deixado em branco. As indicações de palestrantes adicionais devem seguir o seguinte formato:

Nome, Gênero, Estado, E-mail, Organização, Setor, Confirmado/Não confirmado

Descrição do workshop

Nesta seção devem ser informados dados referentes aos objetivos e conteúdos do workshop, uma justificativa com a relevância do tema que será discutido, uma descrição de como será estruturada a participação dos/as palestrantes, informações sobre como a audiência presencial e remota será envolvida nas discussões e os resultados esperados para a atividade.

As propostas devem ser descritas de forma concisa, porém indicar claramente o tema e sua relevância para os debates de governança e políticas de Internet no Brasil, assim como detalhar seus objetivos.

Os seguintes campos devem ser preenchidos:

Descreva abaixo os objetivos do workshop e os conteúdos que serão discutidos
Campo obrigatório. Descreva em um máximo de 2000 caracteres os objetivos e conteúdos do workshop.

Forneça uma justificativa sobre a relevância do tema para a Governança da Internet
Campo obrigatório. Descreva em um máximo de 2000 caracteres porque o workshop é relevante para o debate sobre governança da Internet.

Descreva como você pretende estruturar a participação das/os palestrantes no workshop
Campo obrigatório. Descreva em um máximo de 1000 caracteres como será estruturada a participação dos/as palestrantes. Indique se haverá uma pergunta orientadora, o tempo previsto para a intervenção de cada palestrante, se o workshop será dividido em blocos, etc. Lembre-se que cada workshop terá duração de 90 minutos.

Descreva de que forma você espera envolver a audiência presencial e remota
Campo obrigatório. Descreva em um máximo de 1000 caracteres como você pretende envolver participantes remotos no workshop. Dentre as formas sugeridas de envolvimento de participantes remotos, estão o uso de redes sociais das entidades organizadoras, hashtags específicas para o acompanhamento do workshop, ferramentas de chat etc.

Descreva os resultados pretendidos com a realização deste workshop
Campo obrigatório. Descreva em um máximo de 1000 caracteres os resultados esperados para o workshop.

Moderação e Relatoria

Cada workshop deve obrigatoriamente ter uma pessoa responsável pela moderação e outra responsável pela relatoria. Ao final, os/as proponentes dos workshops selecionados devem apresentar no prazo de um (1) mês após o evento um relatório resumido da sessão, sob pena de serem excluídos do processo em edições futuras do Fórum da Internet no Brasil. Preencha primeiro os dados do/a moderador/a e depois os dados do/a relator/a.

Serão solicitadas as seguintes informações do/a moderador/a e relator/a: Nome, Gênero, Estado, E-mail, Organização e Mini-biografia (opcional para o/a relator/a). Além disso, pede-se que se informe se cada um deles confirmou sua intenção de participar desta atividade. No campo correspondente, selecione “sim” caso o/a relator/a ou moderador/a tenha confirmado seu interesse em participar da atividade e, caso contrário, selecione “não”.