Atividade

Sessão Principal 1 - A adoção e uso de plataformas na Educação: diagnóstico e prognóstico

27 de Julho

Sala Principal | 16:00 - 17:30

Se antes da pandemia já era uma tendência a utilização de recursos tecnológicos no sistema educacional, durante a pandemia se consolidou. O ponto central é que tal adoção se deu de forma emergencial e paleativa e, sobretudo, advinda de soluções das grandes plataformas digitais estrangeiras. Este rápido avanço levanta questões que passam pela proteção de direitos fundamentais como a privacidade de crianças e adolescentes, controle da produção de conhecimento científico e da inovação, a exploração de dados da comunicação e hábitos de milhões de estudantes. Ao mesmo tempo, expõe lacunas do sistema de ensino público e privado no Brasil em responder aos atuais desafios, trazendo para o centro deste debate as capacidades relacionadas à autonomia de dados e tecnológica do país. Esta mesa terá como objetivo debater o uso e adoção das plataformas educacionais no Brasil, considerando os atores e interesses envolvidos, bem como refletir sobre quais cenários podem ser construídos e o que deve ser mobilizado para atingi-los.

Integrantes

Iara Machado (RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa)

Comunidade Científica e Tecnológica

Janaina Costa (ITS Rio)

Terceiro Setor

Leonardo Cruz (Universidade Federal do Pará)

Comunidade Científica e Tecnológica

Rafael Evangelista (CGI.br)

Comunidade Científica e Tecnológica

Claudio Furtado (CONSED)

Governamental

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