GUIA DE SUBMISSÃO



O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) convida indivíduos e organizações interessadas a enviarem propostas de workshops para o 10º Fórum da Internet no Brasil, que será realizado entre os dias 22 e 25 de setembro de 2020 na cidade de Natal(RN). As propostas podem ser enviadas até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 31 de março de 2020 por meio do formulário próprio para submissão. Este guia tem por objetivo orientar os(as) proponentes na submissão das propostas, no que se refere ao adequado preenchimento do formulário.

Cada workshop será submetido através do sistema de Cursos e Eventos do NIC.br. O(A) proponente indicado(a) na proposta submetida será o(a) responsável pela organização do workshop, desde a idealização e confecção da proposta, até os convites de participantes, confirmações, envio do relatório final etc., tal como descrito na Chamada para Submissão de Propostas de Workshops.

O formulário de submissão de propostas de workshop contém ao todo três partes, além da tela inicial para indicação do Título da Proposta.

A primeira parte diz respeito única e exclusivamente às informações relativas à identificação do proponente e do co-proponente da atividade, bem como das entidades envolvidas, se for o caso. A segunda parte diz respeito ao conteúdo da proposta de workshop, como resumo, relevância do tema, objetivos dentre outros aspectos. A terceira e última parte diz respeito aos participantes da proposta (palestrantes, moderador(a) e relator(a)).

Informamos que a avaliação das propostas será cega, ou seja, os membros da Comissão de Avaliação não terão acesso a informações de identificação dos(as) proponentes. Para tanto, os campos dos itens proponente e co-proponente serão ocultados na documentação que será entregue aos avaliadores, indicando apenas o setor e a região da proposta. Pedimos atenção aos proponentes para que não insiram informações, em outros campos da proposta, que permitam sua identificação.

Atenção: Recomenda-se salvar a proposta em um documento separado para evitar qualquer problema durante a submissão.

O envio de propostas é feito através do sistema de Cursos e Eventos do NIC.br. Portanto, para enviar uma proposta de workshop o proponente deve necessariamente ter um nome de usuário e uma senha neste sistema.

Se você já tem um cadastro neste sistema, inicie a submissão de proposta a partir de seu login com senha pessoal através do link: https://cursoseventos.nic.br/submissoes/evento/10o-forum-internet-brasil.

Caso contrário, efetue o cadastro por meio deste outro endereço: https://cursoseventos.nic.br/users/cadastro/, e então acesse o formulário de submissão através do link indicado acima ou pelo site https://forumdainternet.cgi.br/.

A seguir encontram-se informações sobre o preenchimento de cada um dos campos do formulário. Mais informações, incluindo os impedimentos para a submissão de propostas, podem ser encontradas na Chamada para Submissão de Propostas de Workshops.

Quaisquer dúvidas adicionais podem ser direcionadas a forumdainternet@cgi.br.

PRIMEIRA PARTE – Sobre proponente e co-proponente

Proponente

O(a) proponente é a pessoa responsável por todo o processo de organização do workshop, seja a proposta feita em seu nome individual ou em nome de uma entidade. O(a) proponente deverá garantir que toda a comunicação - tanto com a organização do evento, quanto com os participantes da atividade - ocorra de maneira adequada para que a sessão seja realizada sem problemas. O(a) proponente será o principal ponto de contato com a equipe organizadora do evento. Ele(a) será o responsável direto por responder as mensagens da equipe organizadora e prover as informações necessárias para a realização de diferentes tarefas administrativas relacionadas com o workshop, como inscrição e emissão de passagens para palestrantes, e também será o responsável por enviar o relatório final da sessão para a equipe organizadora do evento, em até 30 dias após seu encerramento.

Nome

Campo obrigatório. Insira o nome do(a) proponente do workshop. O(a) proponente é a pessoa responsável por toda a organização do workshop e o ponto de contato direto com a equipe organizadora do Fórum da Internet.

Estado

Campo obrigatório. Selecione o estado onde o(a) proponente reside.

Cidade

Campo obrigatório. Insira a cidade onde o(a) proponente reside.

E-mail

Campo obrigatório. Informe um e-mail válido. Este será o principal canal de comunicação entre a equipe organizadora do 10º Fórum da Internet no Brasil e o(a) proponente.

Nome da entidade proponente

Neste campo é possível indicar a organização/entidade do(a) proponente.

Setor

Selecione o setor da composição do CGI.br ao qual o(a) co-proponente pertence. Você pode selecionar um dos seguintes setores:

  • Setor governamental: para os fins desta seleção, são considerados membros do setor governamental os integrantes e/ou funcionários dos níveis federal, estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como de organizações intergovernamentais, do Ministério Público e de agências policiais, entre outros órgãos ligados ao Poder Público.
  • Setor empresarial: para os fins desta seleção, são considerados membros do setor empresarial os empresários ou membros de empresas de qualquer tamanho ou área de atuação, assim como micro-empresários, micro-empreendedores individuais, empreendedores de start-ups, membros de suas respectivas associações de representação, etc.
  • Terceiro setor: para os fins desta seleção, são considerados membros do terceiro setor as pessoas ligadas a organizações da sociedade civil, organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, associações de bairro ou outras organizações comunitárias, entre outras.
  • Comunidade científica e tecnológica: para os fins desta seleção, são considerados membros da comunidade científica e tecnológica as pessoas e/ou instituições dedicadas à pesquisa e/ou ensino superior, bem como participantes de organizações e comunidades técnicas, dentre outros.

SEGUNDA PARTE – Sobre a proposta de workshops

Nesta seção devem ser informados o formato, o resumo, os objetivos e conteúdos do workshop, uma justificativa com a relevância do tema que será discutido, uma descrição de como será estruturada a participação dos(as) palestrantes, informações sobre como a audiência presencial e remota será envolvida nas discussões e os resultados esperados para a atividade. Além disso, ao final é possível informar como a proposta de workshop atende ao critério de diversidade especificado na Chamada.

As propostas devem ser descritas de forma concisa e indicar claramente o tema e sua relevância para os debates de governança e políticas de Internet no Brasil, assim como detalhar seus objetivos.

Em todos estes campos, lembre-se que a avaliação será cega e que não devem ser inseridas informações que permitam a identificação do(a) proponente e do(a) co-proponente.

Formato do workshop

Campo obrigatório. Selecione como você pretende organizar o seu workshop. As opções de formato sugeridas são:

  • Painel: com apresentações aprofundadas em temas específicos;
  • Mesa redonda: motivada por perguntas orientadoras para estimular o diálogo;
  • Debate: com um tema comum a ser discutido a partir de perspectivas opostas.

Caso deseje sugerir um formato alternativo, selecione a opção “outro” e descreva o formato de forma resumida no campo correspondente. Lembramos que caso o(a) proponente opte por “Outros formatos”, a equipe de organização do Fórum não garante a disponibilidade de infraestrutura adequada.

Não serão aceitas propostas de workshops em formato de palestra ou apresentação de trabalhos que não promovam a discussão entre membros da mesa e o público.

Resumo

Campo obrigatório. Descreva o workshop em até 500 caracteres.

Objetivos e conteúdos do workshop

Campo obrigatório. Descreva em um máximo de 2000 caracteres os objetivos do workshop e os conteúdos que serão discutidos.

Relevância do tema

Campo obrigatório. Descreva em um máximo de 2000 caracteres porque o workshop é relevante para o debate sobre governança da Internet.

Formas de participação

Campo obrigatório. Descreva em um máximo de 1000 caracteres como será estruturada a participação dos/as palestrantes. Indique se haverá uma pergunta orientadora, o tempo previsto para a intervenção de cada palestrante, se o workshop será dividido em blocos, etc. Lembre-se que cada workshop terá duração de 90 minutos.

Engajamento da audiência

Campo obrigatório. Descreva em um máximo de 1000 caracteres como você pretende envolver participantes presenciais e remotos no workshop. Dentre as formas sugeridas de envolvimento de participantes remotos, estão o uso de redes sociais das entidades organizadoras, hashtags específicas para o acompanhamento do workshop, ferramentas de chat, etc.

Resultados pretendidos

Campo obrigatório. Descreva em um máximo de 1000 caracteres os resultados esperados para o workshop.

Relação com os Princípios para a Governança e Uso da Internet no Brasil

Campo obrigatório. Indique com qual dos Princípios o workshop proposto mais se identifica.

Temas da proposta

Indiqueobrigatoriamente um tema que se relacione com o workshop proposto, podendo selecionar no máximo até três três da lista fornecida. Em substituição a um dos temas já constantes da lista, você pode inserir um outro tema de sua livre escolha no campo “Outro”. Para selecionar os temas, mantenha pressionada a tecla Ctrl no teclado e clique com o mouse nos temas pretendidos. Caso indique a opção outro, escreva o tema no campo de texto que será exibido.

Explique como o workshop atende ao critério de diversidade especificado na Chamada

Descreva em um máximo de 400 caracteres os resultados esperados para o workshop.

TERCEIRA PARTE–Lista de participantes da proposta

Palestrantes

Nesta parte final do formulário, será necessário cadastrar os(as) palestrantes, o(a) moderador(a) e o(a) relator(a) integrantes da proposta. O Fórum da Internet no Brasil é um espaço de debate multissetorial e os workshops devem necessariamente incluir entre os palestrantes/painelistas/debatedores(as) ao menos:

  • 1 (um) membro do setor governamental;
  • 1 (um) membro do setor empresarial;
  • 1 (um) membro do terceiro setor; e
  • 1 (um) membro da comunidade científica e tecnológica.

Setor governamental: para os fins desta seleção, são consideradas entidades do setor governamental os órgãos públicos da administração direta e indireta dos níveis federal, estadual e municipal do poder Executivo, órgãos dos poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e de agências policiais, entre outros órgãos ligados ao Poder Público, assim como organizações intergovernamentais,

Setor empresarial: para os fins desta seleção, são consideradas entidades do setor empresarial as empresas de qualquer porte e as associações empresariais de qualquer natureza.

Terceiro setor: para os fins desta seleção, são consideradas entidades do terceiro setor as organizações da sociedade civil, as organizações não governamentais (ONGs), os sindicatos, as associações de bairro e outras organizações comunitárias, entre outras.

Comunidade científica e tecnológica: para os fins desta seleção, são consideradas entidades da comunidade científica e tecnológica as instituições dedicadas à pesquisa e/ou ao ensino superior, como as universidades e os institutos de pesquisa públicos ou privados, bem como as associações representantes deste setor, como as sociedades científicas.

Cada workshop, independentemente do formato selecionado, deve conter pelo menos 1 (um) membro de cada setor que compõe o CGI.br. Não há impedimento de cadastramento de mais palestrantes na proposta, além dos 4 obrigatórios. Ressaltamos, contudo, a necessidade de se observar a adequada distribuição dos tempos de fala e o tempo disponível para o diálogo com a audiência. Para informações específicas sobre as regras de concessão de apoio financeiro para os(as) integrantes dos workshops selecionados, confira a Chamada de Propostas de Workshops.

A organização do 10º Fórum da Internet no Brasil incentiva os(as) proponentes a contatarem as pessoas sugeridas como palestrantes com antecedência para confirmar seu interesse em participar da atividade. A confirmação dos(as) palestrantes/painelistas/debatedores(as) indicados(as) na proposta não é um pré-requisito para a seleção, mas poderá ser considerada como um ponto positivo pela Comissão de Avaliação.

Para o(a) palestrante de cada setor serão solicitadas as seguintes informações obrigatórias: Nome, E-mail, Organização, Estado e Mini-biografia. Além disso, para fins de organização, pede-se que se informe se cada um deles confirmou sua intenção de participar nesta atividade. No campo correspondente, marque a opção caso o/a palestrante já tenha confirmado seu interesse em participar da atividade.

Não há qualquer impedimento quanto à participação de palestrantes de outros países, mas ressaltamos que as atividades do 10º Fórum da Internet no Brasil serão realizadas em língua portuguesa e não haverá tradução para outros idiomas ou de outros idiomas para o português. Qualquer necessidade específica de tradução deve ser prevista pelo(a) proponente do workshop. Além disso, lembramos que o NIC.br/CGI.br não financiará passagens internacionais para participantes de workshops.

Moderação e Relatoria

Cada workshop deve obrigatoriamente ter uma pessoa responsável pela moderação e outra responsável pela relatoria. Informe os dados do(a) moderador(a) e do(a) relator(a), conforme solicitados.

Serão solicitadas as seguintes informações do(a) moderador(a) e relator(a): Nome, E-mail, Organização, Estado e Mini-biografia. Além disso, pede-se que se informe se cada um deles confirmou sua intenção de participar desta atividade. No campo correspondente, marque a opção caso o(a) relator(a) ou moderador(a) já tenha confirmado seu interesse em participar da atividade.

Lembramos que o NIC.br/CGI.br oferecerá apoio financeiro para a participação de até dois (2) integrantes dos workshops além dos(as) palestrantes, sendo necessariamente um(a) moderador(a) e/ou um(a) relator(a) e/ou um(a) proponente. Para mais informações sobre as regras de concessão de apoio financeiro para os(as) integrantes dos workshops selecionados, confira a Chamada de Propostas de Workshops.

Após preencher todos os campos relativos à sua proposta clique em Enviar e aguarde uma confirmação do sistema de que sua submissão foi efetivada.

Envie aqui sua proposta de workshop

Quaisquer dúvidas adicionais podem ser direcionadas a forumdainternet@cgi.br.






Ir para o topo