Sobre

O Fórum da Internet no Brasil (FIB) e Pré-IGF Brasileiro, promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011, consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio do FIB, o CGI.br busca incentivar representantes dos setores que o compõem a acompanharem, opinarem e debaterem sobre as questões mais relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet no Brasil cada vez mais diversa, universal e inovadora, que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos e da privacidade, de acordo com o decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet.

O Comitê Gestor da Internet (CGI.br) tem o prazer de anunciar a décima terceira edição do Fórum da Internet no Brasil (FIB13), a realizar-se no Center Convention entre os dias 30 de maio a 02 de junho de 2023, com transmissão online pelo canal do NIC.br no YouTube (https://youtube.com/NICbrvideos)

O que é o Pré IGF

O Fórum de Governança da Internet (IGF) foi proposto pela Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação em novembro de 2005, e criado após consultas convocadas pelo Secretário-Geral das Nações Unidas em 2006. Desde então, o IGF acontece anualmente em cidades-sede escolhidas para tal. Proposto e coordenado pelo CGI.br, o Brasil sediou o IGF de 2007, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e o de 2015, na cidade de João Pessoa (PB).

Muito se debate no mundo sobre um modelo apropriado para a governança global da Internet. E muitos se perguntam sobre os métodos e organizações em torno das quais a Internet tem se difundido e continuará a crescer em escala mundial. O modelo brasileiro de governança da Internet preserva sua natureza multissetorial na formação e composição do CGI.br, e tem sido observado internacionalmente como um modelo a ser considerado, debatido e seguido. Sua formulação é também consolidada no amplo debate da sociedade e de todos os interessados no aprofundamento dos modelos participativos da e pela Internet. Considerando a importância e relevância dos debates nacionais sobre governança da Internet, o CGI.br deliberou constituir o Fórum da Internet no Brasil e Pré IGF Brasileiro, para o qual congrega participantes dos setores governamental, empresarial, científico e tecnológico e terceiro setor dos diversos estados brasileiros. Com isso, busca agregar as reflexões do Fórum da Internet no Brasil (FIB) como importantes contribuições para o Fórum Mundial de Governança da Internet (IGF).


Grupo de Trabalho do CGI.br

De acordo com a Resolução CGI.br/RES/2022/018, a composição do Grupo de Trabalho Fórum da Internet no Brasil 2023 é:

Tanara Lauschner - Comunidade Científica e Tecnológica (coordenadora do GT Fórum 2022)

Nivaldo Cleto - Setor Empresarial

Rosauro Baretta - Setor Empresarial

Rafael Evangelista - Comunidade Científica e Tecnológica

Domingos Sávio - Terceiro Setor

Percival Henriques - Terceiro Setor

Heber Maia - Setor Governamental

Maximiliano Martinhão - Setor Governamental

FIB13 | Apoio

Workshops

Conheça os detalhes do processo submissão e avaliação dos workshops pelo CGI.br.

  • COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

    Confira quem são os integrantes da Comissão de Avaliação Multissetorial do FIB13.

    Acesse aqui
  • CHAMADA DE CIDADE SEDE

    O Comitê Gestor da Internet (CGI.br) tem o prazer de anunciar a décima quarta edição do Fórum da Internet no Brasil (FIB14), a realizar-se entre os dias 27 e 31 de maio de 2024

    Acesse aqui
  • CHAMADA DE WORKSHOPS

    O formulário de submissão de Workshops no portal FIB13 estará disponível entre os dias 01 de Setembro e 14 de Outubro de 2022.

    Acesse aqui
  • Princípios para a Governança e Uso da Internet

    Conheça o espaço de referência sobre os “Princípios para a Governança e Uso da Internet no Brasil”, elaborados e adotados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) no ano de 2009.

    saiba mais sobre os princípios
  • Programa Youth

    Muitos dos jovens que tem entre 18 e 25 anos são a primeira geração de adultos que cresceram sem conhecer o mundo antes da Internet. Eles estão moldando a cultura online de muitas formas.

    Eles estão construindo a Internet de seus sonhos. Porém quando se trata de discussões políticas, a maioria deles não está na mesa de debate. E precisamos mudar isso.

    conheça o programa youth
  • PROGRAMA CARBONO NEUTRO - FIB

    Toda emissão de dióxido de carbono (CO2) decorrente da 13ª edição do Fórum da Internet no Brasil será compensada através do plantio de árvores.

    Acesse aqui

Local e Dicas

Center Convention

Av. João Naves de Ávila, 1331, Anexo ao Center Shopping - Piso 4 (L4) , Uberlândia/MG

Para dicas sobre o que fazer e visitar na cidade, acesse: https://turismo.uberlandia.mg.gov.br/