Sobre o Fórum

O Fórum da Internet no Brasil e Pré-IGF Brasileiro é promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011 e consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio dele, o CGI.br busca incentivar representantes dos setores que o compõem a acompanharem e opinarem sobre as questões mais relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais diversa, universal e inovadora no Brasil e que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos, da privacidade, tal como apresentados no decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet.

Em 2020, o CGI.br realizará a 10ª edição do Fórum da Internet no Brasil entre os dias 22 e 25 de setembro. A programação oficial do evento contará com sessões principais em cada um dos três dias oficiais do Fórum (de 23 a 25/set), nas quais serão discutidos temas de grande importância para o desenvolvimento da Internet, além de diversos workshops organizados por diferentes atores da sociedade com interesse no desenvolvimento da Internet no Brasil. No primeiro dia, 22 de setembro, será realizado o "Dia Zero" do evento, dia dedicado a dar espaço a diferentes pessoas e entidades para que proponham e organizem atividades variadas, dentre discussões temáticas, reuniões de associações, encontros de ativistas, divulgação de projetos etc. A chamada para o Dia Zero da 10ª edição do Fórum da Internet no Brasil será lançada no mês de abril e as solicitações de espaço para realização de atividades serão atendidas conforme ordem de recebimento, até que os espaços sejam completamente preenchidos.

O que é o Pré IGF

O Fórum de Governança da Internet (IGF) foi proposto pela Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação em novembro de 2005, e criado após consultas convocadas pelo Secretário-Geral das Nações Unidas em 2006. Desde então, anualmente o IGF acontece em cidades-sede escolhidas para tanto. Proposto e coordenado pelo CGI.br, o Brasil sediou o IGF de 2007 na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e o de 2015 na cidade de João Pessoa (PB).

Muito se debate no mundo sobre um modelo apropriado para a governança global da Internet. E muitos se perguntam sobre os métodos e organizações em torno das quais a Internet tem se difundido e continuará a crescer em escala mundial. O modelo brasileiro de governança da Internet preserva sua natureza multissetorial na formação e composição do CGI.br e tem sido observado internacionalmente como um modelo a ser considerado, debatido e seguido. Sua formulação é também consolidada no amplo debate da sociedade e de todos os interessados no aprofundamento dos modelos participativos da e pela Internet. Considerando a importância e relevância dos debates nacionais sobre governança da Internet, o CGI.br deliberou constituir o Fórum da Internet no Brasil e Pré IGF Brasileiro, para o qual congrega participantes dos setores governamental, empresarial, científico e tecnológico e terceiro setor dos diversos estados brasileiros, como a Reunião Brasileira Preparatória para o IGF. Com isso, busca agregar as reflexões do Fórum como importantes contribuições para o Fórum Mundial de Governança da Internet.

Grupo de Trabalho do CGI.br

Tanara Lauschner - terceiro setor (coordenadora)

Eduardo Parajo - setor empresarial

Nivaldo Cleto - setor empresarial

José Luiz Ribeiro Filho - comunidade cinetífica e tecnológica

Sérgio Amadeu - comunidade cinetífica e tecnológica

Percival Henriques - terceiro setor

Franselmo Araújo Costa - setor governamental

Maximiliano Martinhão - setor governamental

Coordenação Local para FIB10 - Natal-RN

João Emanuel Evangelista (coordenador)

Gustavo Paiva (vice coordenador)

Ângela Maria Paiva Cruz (conselheira)

Sávyo Morais (articulador de HUBs)





Contato

forumdainternet@cgi.br



Ir para o topo