Logo NIC.Br Logo CGI.Br

Sobre

O Fórum da Internet no Brasil e Pré IGF Brasileiro é promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011 e consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio dele, o CGI.br busca incentivar representantes dos setores que o compõem a acompanharem e opinarem sobre as questões mais relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais diversa, universal e inovadora no Brasil e que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos, da privacidade, tal como apresentados no decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet.

Em 2019, o CGI.br realizará o 9o Fórum da Internet entre os dias 01 e 03 de outubro, na cidade de Manaus, no estado do Amazonas. A programação oficial do evento contará com sessões principais em cada um dos três dias, em que serão discutidos temas de grande importância para o desenvolvimento da Internet, além de 27 workshops organizados por diferentes atores da sociedade com interesse no desenvolvimento da Internet no Brasil. No dia anterior, 30 de setembro, será realizado o "Dia Zero" do evento, dia dedicado a dar espaço a diferentes pessoas e entidades para que proponham e organizem atividades diversas, dentre discussões temáticas, reuniões de associações, encontros de ativistas, divulgação de projetos etc. A chamada para o Dia Zero do 9o Fórum da Internet será lançada no mês de junho e as solicitações de espaço para realização de atividades serão atendidas conforme ordem de recebimento, até que os espaços sejam completamente preenchidos.

Neste ano, a organização do Fórum conta com a parceria da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), que "atua, em nome do Governo do Estado, para promover o desenvolvimento turístico e fazer do Amazonas um destino diferenciado, competitivo e sustentável, priorizando roteiros que valorizem as belezas naturais da região". Para mais informações sobre a Amazonastur acesse o sítio http://www.amazonastur.am.gov.br/.

O que é o Pré IGF

O Fórum de Governança da Internet (IGF) foi proposto pela Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação em novembro de 2005, e criado após consultas convocadas pelo Secretário-Geral das Nações Unidas em 2006. Desde então, anualmente o IGF acontece em cidades-sede escolhidas para tanto. Proposto e coordenado pelo CGI.br, o Brasil sediou o IGF de 2007 na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e o de 2015 na cidade de João Pessoa (PB).

Muito se debate no mundo sobre um modelo apropriado para a governança global da Internet. E muitos se perguntam sobre os métodos e organizações em torno das quais a Internet tem se difundido e continuará a crescer em escala mundial. O modelo brasileiro de governança da Internet preserva sua natureza multissetorial na formação e composição do CGI.br e tem sido observado internacionalmente como um modelo a ser considerado, debatido e seguido. Sua formulação é também consolidada no amplo debate da sociedade e de todos os interessados no aprofundamento dos modelos participativos da e pela Internet. Considerando a importância e relevância dos debates nacionais sobre governança da Internet, o CGI.br deliberou constituir o Fórum da Internet no Brasil e Pré IGF Brasileiro, para o qual congrega participantes dos setores governamental, empresarial, científico e tecnológico e terceiro setor dos diversos estados brasileiros, como a Reunião Brasileira Preparatória para o IGF. Com isso, busca agregar as reflexões do Fórum como importantes contribuições para o Fórum Mundial de Governança da Internet.

Edições Anteriores

2018
VIII Fórum da Internet no Brasil - Goiânia - AM
2017
VII Fórum da Internet no Brasil - Rio de Janeiro - RJ
2016
VI Fórum da Internet no Brasil - Porto Alegre - RS
2015
V Fórum da Internet no Brasil - Salvador - BA
2014
IV Fórum da Internet no Brasil - São Paulo - SP
2013
III Fórum da Internet no Brasil - Belém - PA

Contato

forumdainternet@cgi.br

Av. das Nações Unidas, 11541, 7º andar 04578-000 - São Paulo - SP

De segunda a sexta-feira das 08:00h às 17:00h (GMT -0300) +55 11 5509 3511