A atividade consistirá na apresentação de iniciativas que trabalham em prol da equidade de gênero em Computação. Partindo de uma perspectiva Latino-Americana, será apresentado o projeto ELLAS. No contexto nacional, apresentaremos o exemplo do Programa Meninas Digitais e enfatizando o contexto local será apresentado o Projeto Emílias. Projetos parceiros do Programa Meninas Digitais, de outras regiões do país, também serão brevemente apresentados. Considerando que as pesquisas do ELLAS indicam que as redes sociais são essenciais como canais de divulgação e engajamento de público das iniciativas, dados coletados pela equipe serão compartilhados, mostrando os cenários da América Latina, especialmente sobre Bolívia, Brasil e Peru. A seguir, breve resumo sobre as iniciativas que serão apresentadas na atividade:
ELLAS (https://ellas.ufmt.br/pt/inicio/), projeto de pesquisa Latin American Open Data for Gender Equality Policies Focusing on Leadership in STEM que envolve instituições educacionais de três países da América Latina: Bolívia, Brasil e Peru. O objetivo do projeto é coletar dados sobre iniciativas, fatores e políticas públicas para promover a equidade de gênero em STEM. Tais dados estão sendo organizados como uma ontologia de dados abertos e serão compartilhados em uma plataforma online, que atualmente está em fase de prototipação. O projeto tem financiamento do IDRC - International Development Research Centre com cronograma de atividades de 2022 a 2024.
Programa Meninas Digitais (https://meninas.sbc.org.br/), iniciativa que tem a chancela da Sociedade Brasileira de Computação, que desde 2011 incentiva a criação de projetos parceiros em todo o Brasil. Atualmente são mais de 90 projetos parceiros sendo realizados nas cinco regiões do país. Em geral, os projetos são conduzidos por docentes de universidades públicas brasileiras, registrados como projetos de extensão universitária.
Projeto Emílias (https://utfpr.curitiba.br/emilias/), projeto de extensão universitária da UTFPR-CT que desde 2013 realiza ações presenciais em Curitiba e eventos apoiados pela SBC na região Sul do Brasil. Além das ações presenciais, outras ações são realizadas de forma remota/online. Os objetivos das ações consistem em incentivar estudantes do gênero feminino da Educação Básica a conhecer e escolher a área de Computação como caminho profissional. Destaque-se o podcast do Emílias com mais de cem entrevistas de mulheres atuantes na Computação.
Projeto Meninas Digitais UFSC (https://www.instagram.com/meninasdigitaisufsc/), é um dos primeiros projetos parceiros do Programa Meninas Digitais. Tem ações realizadas no contexto de Araranguá e outras cidades de Santa Catarina. Ao longo de mais de dez anos de atuação, tem apresentado a Computação para estudantes da Educação Básica, despertando o interesse de meninas pelos cursos da área. Tem histórias inspiradoras que retratam trajetórias de sucesso de meninas que participaram do projeto.
Projeto Meninas Digitais Mato Grosso (https://meninasdigitaismt.ic.ufmt.br/), é o projeto parceiro inicial do Programa Meninas Digitais, atuante na cidade de Cuiabá e outras cidades do Estado do Mato Grosso. Têm ações diversas que vêm sendo realizadas desde 2011, mudando o cenário de formação em Computação na região.
Projeto <include meninas.uff> (https://www.instagram.com/includemeninas/), é projeto parceiro do Programa Meninas Digitais que aproxima escolas e a comunidade de Niterói à UFF por meio do incentivo a maior participação de mulheres na Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Isto é feito por meio, principalmente, de oficinas de programação e de outras áreas da Computação no próprio ambiente escolar, envolvendo docentes e estudantes das escolas. Também promove visitas à UFF e uso dos laboratórios do Departamento de Ciência da Computação.