Sessão de encerramento
Palestrantes
Hartmut Glaser
Secretário Executivo CGI.brSecretário Executivo do CGI.br. Físico formado pelo atual Instituto de Física da USP (1967) e mestre pela Escola Politécnica da USP. Foi diretor administrativo e financeiro do Laboratório de Microeletrônica (1972-1990), chefe de gabinete e assessor do diretor da Poli/USP (1989-1994), assim como coordenador do Programa de Modernização Tecnológica da Informática Administrativa da USP (1994-1996). Na Fapesp, exerceu os cargos de assessor do diretor-presidente (1996-2004) e de coordenador da Rede Acadêmica do Estado de São Paulo - Projeto Rede ANSP (1996-2002). Participa da diretoria do LACNIC como tesoureiro e do Conselho de Endereços da Organização de Apoio a Endereços (ASO) da ICANN.
Lacier Dias
B4DataProf. Lacier Dias é Mestre em Administração Contemporânea das Organizações pela FDC, com foco em ajudar empresas a transformar seus dados em insights e ações concretas, obtendo vantagens competitiva, aumento de eficiência, redução de custo e performance nas equipes por meio de análise de dados e inteligência artificial. Com mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia liderando times multidisciplinares para customizar e desenvolver produtos utilizando diversas tecnologias de mercado para atender nossos clientes.
Rodolfo Avelino
Conselheiro - CGI.brEspecialista em segurança cibernética e proteção de dados, com sólida experiência na liderança de projetos de segurança, infraestrutura de redes e computação em nuvem. Doutor em ciências humanas e sociais pela Universidade Federal do ABC, Mestre em TV Digital pela Unesp Bauru e bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Professor nos cursos de Engenharia e Ciência da Computação no Insper. No âmbito da sociedade civil e terceiro setor, atuou em programas e contribuiu na elaboração de políticas públicas de inclusão digital em municípios como São Paulo, Osasco e Santo André. Participou da coordenação pedagógica do Programa Federal (MiniCom) Telecentros.BR, na plataforma de aprendizagem virtual para a formação de agentes de inclusão digital. Integra a diretoria da ONG Coletivo Digital, entidade que faz parte da Coalisão Direitos na Rede, e no conselho administrativo da Artigo 19. Na região Amazônica, coordenou o desenvolvimento do aplicativo "Projeta Amazônia" para o registro de violações de direitos humanos e ambientais, além de realizar ações de formação e diagnóstico de impactos socioambientais junto às comunidades indígenas, ribeirinhas e assentadas da reforma agrária pela ONG Coletivo Proteja. Como pesquisador, atua no Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre) da UFABC e nos conselhos da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS), da Rede de Pesquisa em Governança da Internet e da Latin American Cybersecurity Research Network.
Moderação
Carlos Francisco Cecconi
Assessoria às Atividades do CGI.brCarlos Francisco é bibliotecário de formação, mas trilhou caminhos pela filosofia, pela teologia, pelas comunidades eclesiais de base, pelos movimentos populares, sindicais, políticos e de luta na defesa de direitos, do direito de criar novos direitos e pela inclusão social. Desde jovem liderou formação de grupos na periferia de São Paulo, sempre vinculando ação social com espiritualidade. Por gostar de poesia criou o grupo “sexta-feira: poesia” com outros amigos que dividem poesias de autores diversos por e-mail há mais de duas décadas. Carlos Francisco é também formado pela Escola Dinâmica da Energética do Psiquismo – DEP (http://www.depsique.org.br/), uma escola de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal; tem formação de Moderadores em Processos Participativos do prof Sérgio Cordioli (http://www.scordioli.com.br/) e em Facilitação de Conversas pela H+K, com Klaus Schubert e Heloísa Nogueira (http://www.hmaisk.com/); completou a formação em Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas, ministrada pela profa Lia Diskin na Palas Athena (http://www.palasathena.org.br/); é facilitador do Jogo do Herói (http://www.jogodoheroi.com.br); e formado em Constelações Sistêmicas pela Faybel – Escola do Pensamento Sistêmico, com Maria Izabel Rodrigues (http://faybel.com.br), com especialização em constelações individuais e constelações organizacionais na mesma escola; é integrante do Colégio Internacional dos Terapeutas – CIT (https://citbrasil.wordpress.com), acolhido na categoria de Terapeuta Social pela Casa 1 de São Paulo; e tem o percurso de formação em Movimentos Essenciais com Claudia Boatti e Renate Muller (http://movimentosessenciais.com.br/).
Renata Mielli
Coordenadora CGI.brJornalista. Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (2003). Doutoranda no Programa de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA-USP). Integra a Câmara de Conteúdos e Bens Culturais do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), e integrou a Câmara de Universalização e Inclusão Digital do Comitê Gestor entre 2013 - 2020. Integrou a Comissão Permanente de Comunicação do Conselho Nacional de Direitos Humanos entre 2016 e dezembro de 2022. É coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Foi membro da Coalizão Direitos na Rede. Integrou o Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados entre 2019-2020. Foi Coordenadora Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) entre 2016-2020 e integrou a Executiva do FNDC entre 2011-2020. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Comunicação, Radiodifusão, Comunicação Pública, Internet, Plataformas de Redes Sociais, Marco Civil da Internet, Big Data, Inteligência Artificial e Proteção de Dados Pessoais. Como jornalista, possui experiência em cobertura de temas especializados ligados à Saúde, Assistência Farmacêutica, Trabalho, Educação e Comunicação.
- Encerramento - Material da Apresentação