Sessão de abertura
Palestrantes
Graciela Inés Bolzón de Muniz
Vice-Reitora da UFPRFormada em Engenharia Florestal pela Universidad Nacional de Santiago del Estero, Argentina (1977), possui mestrado (1986) e Doutorado na área de Tecnologia e utilização de produtos florestais pela UFPR e Pós-Doutorado em Educação pela UNED-Espanha (2000). Professora Titular da UFPR desde 1994 e bolsista de produtividade 1A do CNPQ. Atualmente exerce o cargo de Vice-Reitora da Instituição, no período de 2020-2024 e 2016-2020. Foi Coordenadora Geral dos Programas de Pós-graduação (1998-2002), Coordenadora Geral de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (2009-2016), Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal (2002-2008) e Bioenergia. Em 2016 recebeu o titulo de Professora Extraordinaria Honoraria da Universidad Nacional de Santiago del Estero-Argentina. Coordenadora da rede de nanotecnologia LCnano-Sisnano (UFPR-MCTIC) desde 2012. Atua na pesquisa com tecnologia e utilização de produtos florestais, notadamente no desenvolvimento, transferência de tecnologia e inovação de novos produtos madeireiros de alta qualidade, com 12 patentes registradas. Atua também na pesquisa e desenvolvimento em materiais e nanocompósitos, nanosensores e nanodispositivos em projetos desenvolvidos em parcerias com empresas. Com mais de 100 orientações de mestrado e doutorado, já publicou mais de 150 artigos científicos em periódicos indexados no Brasil e no exterior. Participa de redes de pesquisa em nanotecnologia em ênfase nanocelulose. Atua em vários comitês de avaliação científica CAPES, FINEP, CONEAU dentre outros.
Hartmut Glaser
Secretário Executivo CGI.brSecretário Executivo do CGI.br. Físico formado pelo atual Instituto de Física da USP (1967) e mestre pela Escola Politécnica da USP. Foi diretor administrativo e financeiro do Laboratório de Microeletrônica (1972-1990), chefe de gabinete e assessor do diretor da Poli/USP (1989-1994), assim como coordenador do Programa de Modernização Tecnológica da Informática Administrativa da USP (1994-1996). Na Fapesp, exerceu os cargos de assessor do diretor-presidente (1996-2004) e de coordenador da Rede Acadêmica do Estado de São Paulo - Projeto Rede ANSP (1996-2002). Participa da diretoria do LACNIC como tesoureiro e do Conselho de Endereços da Organização de Apoio a Endereços (ASO) da ICANN.
Ivan Carlos Vicentin
SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIORProfessor Associado do departamento de Gestão e Economia da UTFPR/Curitiba, atua como professor de graduação (áreas de Administração, Comunicação e Sistemas de Informação). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento e Governança Pública (PGP) - UTFPR/Campus Curitiba. Formação Acadêmica: Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2007). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2001). Bacharel em Administração pela Faculdade Spei (2008). Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR (1994). Tem experiência acadêmica como professor, coordenador de curso, Diretor de Extensão, Inovação e relações empresariais e Desenvolvimento Institucional. Possui experiência fora do magistério como Empresário na área de Tecnologia da Informação, Administrador e Consultor (gestão empresarial).
Lacier Dias
Coordenação localProf. Lacier Dias é Mestre em Administração Contemporânea das Organizações pela FDC, com foco em ajudar empresas a transformar seus dados em insights e ações concretas, obtendo vantagens competitiva, aumento de eficiência, redução de custo e performance nas equipes por meio de análise de dados e inteligência artificial. Com mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia liderando times multidisciplinares para customizar e desenvolver produtos utilizando diversas tecnologias de mercado para atender nossos clientes.
Marcelo Fornazin
Conselheiro - CGI.brPesquisador no Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Professor no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Coordenador do Grupo Temático Informação, Saúde e População (GTISP) da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Mestrado Profissional da ENSP Fiocruz e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação realizado em parceria pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e pela Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua com ensino e pesquisa articulando conhecimentos de computação e ciências sociais com objetivo de compreender as mudanças associadas às tecnologias digitais em organizações, principalmente os Sistemas de Informação em Saúde e Sistemas de Informação para Gestão Social.
Marcos Ferrari
Conselheiro - CGI.brPresidente-Executivo da Conexis Brasil Digital e da Confederação Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação. É doutor em economia, pelo Instituto de Economia Industrial da UFRJ e foi diretor de Infraestrutura e Governo do BNDES. Foi também secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, de 2016 a 2018, e anteriormente chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento e secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Exerceu o papel de presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo.
Rodolfo Avelino
Conselheiro - CGI.brEspecialista em segurança cibernética e proteção de dados, com sólida experiência na liderança de projetos de segurança, infraestrutura de redes e computação em nuvem. Doutor em ciências humanas e sociais pela Universidade Federal do ABC, Mestre em TV Digital pela Unesp Bauru e bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Professor nos cursos de Engenharia e Ciência da Computação no Insper. No âmbito da sociedade civil e terceiro setor, atuou em programas e contribuiu na elaboração de políticas públicas de inclusão digital em municípios como São Paulo, Osasco e Santo André. Participou da coordenação pedagógica do Programa Federal (MiniCom) Telecentros.BR, na plataforma de aprendizagem virtual para a formação de agentes de inclusão digital. Integra a diretoria da ONG Coletivo Digital, entidade que faz parte da Coalisão Direitos na Rede, e no conselho administrativo da Artigo 19. Na região Amazônica, coordenou o desenvolvimento do aplicativo "Projeta Amazônia" para o registro de violações de direitos humanos e ambientais, além de realizar ações de formação e diagnóstico de impactos socioambientais junto às comunidades indígenas, ribeirinhas e assentadas da reforma agrária pela ONG Coletivo Proteja. Como pesquisador, atua no Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre) da UFABC e nos conselhos da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS), da Rede de Pesquisa em Governança da Internet e da Latin American Cybersecurity Research Network.
Tanara Lauschner
Coordenadora GT-FórumEngenheira Eletricista (UFAM-1998), Mestre em Ciência da Computação (UFMG-2002), Dra. em Informática (Puc-Rio 2010). Profa. da Universidade Federal do Amazonas desde 2002, tendo atuado previamente em empresas do distrito industrial de Manaus e em instituições de pesquisa. Atua no movimento de Mulheres e é Coordenadora do Programa Cunhantã Digital que visa atrair meninas do ensino médio e fundamental para a computação, é Diretora do Instituto de Computação da UFAM.
Moderação
Renata Mielli
Coordenadora CGI.brJornalista. Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (2003). Doutoranda no Programa de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA-USP). Integra a Câmara de Conteúdos e Bens Culturais do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), e integrou a Câmara de Universalização e Inclusão Digital do Comitê Gestor entre 2013 - 2020. Integrou a Comissão Permanente de Comunicação do Conselho Nacional de Direitos Humanos entre 2016 e dezembro de 2022. É coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Foi membro da Coalizão Direitos na Rede. Integrou o Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados entre 2019-2020. Foi Coordenadora Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) entre 2016-2020 e integrou a Executiva do FNDC entre 2011-2020. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Comunicação, Radiodifusão, Comunicação Pública, Internet, Plataformas de Redes Sociais, Marco Civil da Internet, Big Data, Inteligência Artificial e Proteção de Dados Pessoais. Como jornalista, possui experiência em cobertura de temas especializados ligados à Saúde, Assistência Farmacêutica, Trabalho, Educação e Comunicação.