A sessão principal abordará como o Brasil pode se posicionar diante das transformações trazidas pela Inteligência Artificial (IA). Serão discutidas as estratégias para fomentar a pesquisa e a geração de conhecimento local em IA, além de caminhos possíveis para capacitar profissionais frente às novas demandas tecnológicas. Além disso, a sessão enfatizará a importância de pensar em estratégias responsáveis para a adoção da IA no Brasil, garantindo que seu desenvolvimento e implementação sejam conduzidos de maneira segura e ética. O objetivo é promover um debate amplo e reflexivo sobre os caminhos para a pesquisa, desenvolvimento e adoção consciente de tecnologias de IA no país, visando não apenas a inovação tecnológica, mas também a inclusão social e o respeito aos valores culturais e linguísticos nacionais.
Sessão Principal 3: Estratégias para pesquisa, desenvolvimento e adoção de IA no Brasil
Palestrantes
Ana Paula Bialer
Bialer & Falsetti Sociedade de Advogados (Empresarial)Ana Paula Bialer é advogada com reconhecida experiência nas áreas de tecnologia, telecomunicações e audiovisual. Expert em privacidade e proteção de dados possuindo o certificado CIPP-E do IAPP - Associação Internacional de Profissionais de Privacidade e uma DPO (Data Protection Officer) certificada pelo European Centre on Privacy and Cybersecurity - ECPC da Universidade de Maastricht e membro suplente do Comitê Nacional de Cibersegurança - CNCiber, no âmbito da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Conselho de Governo Federal.Graduada em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós Graduada em Direito Societário e Econômico pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e Mestre em Direito pela Queen Mary & Westfield College, da Universidade de Londres. Possui livro e artigos publicados sobre os temas de sua atuação.
Carla Rodrigues
Data Privacy Brasil (Terceiro Setor)Sou coordenadora da área de Plataformas e Mercados Digitais na Data Privacy Brasil. Mestre e doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharel em Relações Públicas pela Universidade Salvador (Unifcas) e Serviço Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sou Integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital - INCT.DD e desempenho pesquisas no Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Comunicação pública e Assistência Social - Compass (UnB).Embaixadora da Juventude Obará 2020, programa de engajamento a juventude baiana para tecnologia, sustentabilidade através do design de serviços e metodologias, mobilização social, desenvolvimento de ecossistemas de inovação e monitoramento de impacto.
Teresa Ludermir
CIn - UFPE (Comunidade Científica e Tecnológica)Teresa Ludermir é doutora pelo Imperial College of Science,Technology and Medicine da Universidade de Londres, na Grã-Bretanha. Éprofessora titular de Inteligência Artificial do Centro de Informática daUniversidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordena o Instituto Nacional deInteligência Artificial (INCT), financiado pelo CNPq, e dirige o Centro dePesquisa Aplicada em Inteligência Artificial para Segurança Cibernética(Fapesp/MCTI/CGI). Tem experiência em gestão científica e acadêmica e jáocupou inúmeros cargos de liderança. Membra da Academia Pernambucanade Ciências, membra sênior do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos(IEEE), membra da International Neural Network Society (INNS) e membratitular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Thais Batista
SBC (Comunidade Científica e Tecnológica)Thais Batista é Presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Professora Titular do Departamento de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ebolsista de produtividade nível 1C do CNPq.Possui graduação em Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestrado e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Realizou pós-doutorado na Universidade de Lancaster - UK. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos e Engenharia de Software. Até Julho de 2023 orientou 15 teses de doutorado e 35 dissertações de mestrado, publicou 3 livros internacionais e mais de 200 artigos em periódicos e eventos na área de Computação.
Henrique De Oliveira Miguel
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (Setor governamental)CURRICULUM RESUMIDO
HENRIQUE DE OLIVEIRA MIGUEL
Formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Brasília – UnB, em
dezembro de 1980, com especialização em Telecomunicações.
Desde 1987 atua no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, tendo exercido
diversos cargos e atividades.
Foi Assessor Técnico da Secretaria Especial de Informática – SEI, chefe de
Divisão, Coordenador e Coordenador-Geral das áreas e unidades que tinham a
função de análise e elaboração de pareceres de habilitação de empresas aos
incentivos previstos na Lei nº 8.248, de 1991 (Antiga Lei de Informática, atual Lei
de TIC).
Em junho de 2003, assumiu a Coordenação Geral de Microeletrônica da Secretaria
de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com a
atribuição principal de propor e implementar uma política para o segmento de
Microeletrônica e Displays – Programas PADIS e PATVD.
Participou e coordenou diversos Grupo Técnicos e Comitês das políticas industrial
e tecnológica no período de 2003 a 2010: Política Industrial, Tecnológica e de
Comércio Exterior - PITCE, Política de Desenvolvimento Produtivo – PDP e
Plano Brasil Maior – PBM e da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e
Inovação - ENCTI.
Entre junho e dezembro de 2022, ocupou o cargo de Diretor do Departamento de
Ciência, Tecnologia e Inovação Digital (DECTI) da Secretaria de
Empreendedorismo e Inovação-SEMPI do MCTI.
Desde junho de 2023, exerce a função de Secretário da Secretaria de Ciência e
Tecnologia para Transformação Digital (SETAD), unidade do MCTI responsável
pela gestão da Lei de TIC e do Programa PADIS e pelas Estratégias Brasileiras de
Transformação Digital (E-Digital) e de Inteligência Artificial (EBIA).
Henrique Faulhaber
Conselheiro CGI.brMatemático pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) com Mestrado em Engenharia de Sistemas pelo Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ), quando passou a atuar no setor de informática e telecomunicações. Atualmente, é diretor da empresa Calandra Soluções , diretor do TI Rio (Sindicato de Empresas de Informática do RJ) , e membro do Conselho Nacional de Politica Cultural do MinC . Já foi colunista do jornal "Valor Econômico", e das revistas "PC Mundo" e "Info".