Enquanto observa-se uma aparente guinada pró-privacidade das big techs, vide Apple, Google e Meta, há também um crescente interesse de consumidores por ferramentas que protejam sua privacidade, seja no tráfego, como VPNs e mixnets, ou até em transações online. Se mercados são socialmente embebidos, como estuda a sociologia econômica (Karl Polanyi, 1947; Granovetter, 1986), quais dimensões sociais, políticas e tecnológicas estão envolvidas na privacidade como um serviço?
Privacy as a Service? Problemas práticos e éticos sobre o mercado da privacidade
Proponente: Nym TechRegião: Sudeste Setor: Empresarial
Co-Proponente: Pedro de Barros Correia AmaralRegião: NordesteSetor: Comunidade Científica e Tecnológica
Temas: PRIS – Capitalismo de vigilância, PRIS – Privacidade e proteção de dados pessoais, TEMM – Criptomoedas
24 maio
Sala 3 - Térreo09:00 - 10:30
Palestrantes
Daniel Vazquez
Nym Tech (Setor empresarial)Izabela Domingues
UFPE (Comunidade Científica e Tecnológica)Luã Cruz
Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) (Terceiro Setor)Marcus Silveira
CADECoordenador de Análise Antitruste na Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento pelo IDP, Especialista em Defesa da Concorrência e Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito Empresarial e Contratos pelo Centro Universitário de Brasília. Advogado. Experiência e dedicação em Direito Antitruste, Econômico e Empresarial.