Pesquisas nacionais e internacionais apontam para a existência de disputas políticas e sociais na adoção de tecnologias digitais no campo de segurança pública, seja no controle do crime, seja no campo de atuação das diferentes instituições do sistema de justiça criminal. Este workshop busca abordar, a partir do debate multissetorial, as implicações dos discursos políticos e os riscos inerentes à adoção dessas ferramentas em busca de um modelo seguro de construção de políticas públicas digitais.
Tecnologias Digitais, Segurança Pública e Sistema de Justiça Criminal: entre narrativas, disputas políticas e futuros possíveis.
Proponente: Lucas AndradeRegião: Sudeste Setor: Governamental
Temas: DINC – Grupos excluídos e minoritários, DINC – Viés de algoritmos, PRIS – Capitalismo de vigilância
22 maio
Sala 2 - 2º andar09:00 - 10:30
Palestrantes
Cláudio Lucena
UEPB (Comunidade Científica e Tecnológica)Horrara Moreira
Tire Meu Rosto da Sua Mira (Terceiro Setor)Juliana kryssia Lopes Maia
Juliana Maia Sociedade de Advogados (Setor empresarial)Lucas Andrade
SEPOL/RJ (Setor governamental)Moderação
Paula Guedes
Nucleo Legalite (PUC-RJ) (Comunidade Científica e Tecnológica)Advogada. Doutoranda em Direito pela Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto e Mestre em Direito Internacional e Europeu pela mesma instituição; especialista em Direito Digital pelo ITS-Rio em parceria com a UERJ; pós-graduada em Direito Digital pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). Pesquisadora de Direito e Tecnologia do Legalite PUC-Rio. Pesquisadora de Inteligência Artificial e Direito da Católica Research Centre for the Future of Law (CEID). Certificada como IA Policy Specialist pelo Center for AI and Digital Policy.
Relatoria
Gedeão França
IDP (Comunidade Científica e Tecnológica)- Tecnologias Digitais - Relatório