Programa Youth Brasil 2022

Se você tem entre 18 e 26 anos(*)(**), participe do programa Youth!

Com o objetivo de contribuir com a formação da próxima geração de líderes da Internet, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) lançou, em cooperação com a Internet Society e outras instituições, o programa Youth@IGF (http://igf2015.br/pt-BR/program-youth-igf).

Entre as premissas para criar o programa, considerou-se que os jovens estão moldando a cultura on-line de muitas formas: usam a Internet para conhecer pessoas ao redor do mundo, para criar os vídeos que “viralizam” e as artes que nos movem. Começam e estão por trás de movimentos sociais on-line que nos fazem pensar, e estão construindo a Internet de seus sonhos. Porém, quando se trata de discussões políticas sobre Governança da Internet, a maioria deles não está na mesa de debate.

Para mudar esse cenário, o Programa Youth vem, desde 2015, possibilitando que vários jovens tenham o seu primeiro contato com os assuntos que envolvem a Governança da Internet.

Em 2022, o Youth Brasil tem a intenção de enviar até 60 jovens para os três principais fóruns de Governança da Internet, sendo 10 jovens para o LACIGF 15, 40 jovens para o Fórum da Internet no Brasil – FIB12 (20 jovens da cidade do evento e 20 de fora) e 10 jovens para o IGF 2022. Os ex-participantes do programa selecionados como facilitadores acompanharão todo esse processo.

Observação: Em decorrência da pandemia COVID-19, a realização dos três eventos no formato presencial ainda está pendente de confirmação. Caso aconteçam no formato on-line, a organização do Programa Youth Brasil divulgará um comunicado com novas orientações. É imprescindível que todos os jovens do Youth – facilitadores ou participantes – tenham completado o ciclo vacinal contra a COVID-19, com ao menos as duas doses da vacina.

Sobre a seleção de facilitadores

Para atuar como facilitadores nos debates serão escolhidos cinco jovens que tenham se destacado nas edições anteriores, e que também possuam disponibilidade de ao menos 8 horas semanais de dedicação no período de janeiro a dezembro, além da participação nas datas dos fóruns.

Também serão considerados para a seleção de facilitadores, a diversidade de gênero, diversidade regional e diversidade de áreas de estudo (de acordo com o grupo de inscritos, a seleção buscará atender jovens oriundos das áreas técnicas, do direito, das relações internacionais, comunicação, etc.). Não há restrição de idade para atuar como facilitador.

Os jovens interessados devem se inscrever utilizando-se de formulário próprio para esse fim, disponível em: https://cursoseventos.nic.br/turma/inscrever/youth-brasil-2022. Os escolhidos receberão como contrapartida pelo comprometimento durante esse período, o auxílio à participação aos seguintes eventos: LACIGF 15, Fórum da Internet no Brasil e IGF 2022. O auxílio cobre custos de passagens aéreas, hospedagem e alimentação durante os dias dos eventos.

Sobre a seleção de participantes para o programa

O Programa Youth Brasil 2022 tem 4 fases:

  1. Estudo Dirigido
  2. Inscrição para processo de concorrência para os eventos de governança da Internet
  3. Série de webinars de preparação para a participação nos eventos
  4. Auxílio à participação em eventos de governança da Internet (LACIGF, Fórum da Internet no Brasil e IGF)

1. Estudo Dirigido

Serão selecionados até 150 participantes para o estudo dirigido, que terá a duração de 4 semanas, e abordará os seguintes tópicos:

O estudo dirigido consistirá na disponibilização de materiais previamente selecionados e na discussão em grupos em uma plataforma on-line. Os participantes serão divididos em 5 grupos, que serão acompanhados pelos facilitadores.

2. Inscrição para participação nos eventos

Após o término do estudo dirigido, os participantes deverão se inscrever para participar em até dois eventos, sendo um deles o Fórum da Internet no Brasil. Para a concessão do auxílio a participação, será analisado o desempenho dos participantes nas discussões na fase de estudo dirigido.

3. Auxílio a participação

Dentre os inscritos para os processos de concorrência aos auxílios a participação, serão selecionados 10 jovens para o LACIGF 15, 40 jovens para o Fórum da Internet no Brasil – FIB12 (20 jovens da cidade do evento e 20 de fora) e 10 jovens para o IGF 2022.

O auxílio inclui:

No caso dos jovens selecionados que residam na cidade de realização do Fórum da Internet no Brasil, o auxílio inclui apenas a ajuda de custo para alimentação durante os dias do evento.

Se escolhido, o jovem deverá enviar toda a documentação solicitada dentro do prazo, e se comprometer a participar de todas as atividades on-line e presenciais antes e durante o evento em que for participar, como também encaminhar um relatório detalhando a sua participação.

4. Série de Webinars

Os participantes selecionados para o recebimento do auxílio a participação a algum dos eventos de Governança da Internet (LACIGF, Fórum da Internet no Brasil e IGF) deverão participar dos webinars de preparação correspondentes. Serão ao menos 2 webinars para orientação à participação nos eventos.

Cronograma

Critérios de seleção

Os candidatos devem viver no Brasil, ter entre 18 e 26 anos, e demonstrar:

Participantes de edições anteriores do programa poderão se candidatar, desde que cumpram os critérios acima e não tenham pendências no envio de relatórios das edições anteriores.

Também serão considerados durante o processo de seleção:

Os candidatos serão avaliados por uma comissão de avaliação composta pelos facilitadores, bem como por integrantes do NIC.br.

Obrigações dos participantes



* Ter entre 18 anos (completos no mínimo em 15/nov/2021) e até 26 anos (completos até 15/dez/2021). Pessoas fora dessa faixa etária serão desclassificadas.
** Considerando a não realização da edição 2021 do Programa e o fato de que jovens elegíveis em 2021 poderão não o ser em 2022, tomou-se a decisão de, excepcionalmente para o programa de 2022, aumentar em um ano o limite da faixa etária permitida.