(249) - Bem-estar na Internet no contexto da Pandemia COVID-19

Bem-estar na Internet no contexto da Pandemia COVID-19



Parte I – Sobre proponente e co-proponente

Proponente

2: Estado
BA
3: Cidade

salvador

5: Setor
Terceiro setor

Co-Proponente

7: Estado
SP
8: Cidade

São Paulo

10: Setor
Governamental

Parte II - Sobre o Workshop

Formato do workshop

16:
Painel
19: Resumo do workshop

A proposta é discutir as ações especificamente voltadas para promoção de bem-estar e saúde mental no contexto da intensificação do uso da Internet durante o período de afastamento físico vivido durante a pandemia da COVID-19. Com milhões de brasileiros trabalhando, estudando, fazendo esportes, compras e mantendo os laços sociais com a mediação das tecnologias de comunicação, refletiremos sobre lições aprendidas no âmbito da promoção do bem-estar no contexto digital.

20: Objetivos e conteúdos do workshop

O intenso uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil tem gerado inúmeras ações de educação e conscientização para uso seguro, saudável e responsável da Internet, tema presente em quase todas as edições do Fórum da Internet no Brasil e nas pesquisas do CETIC.br. Considerando a excepcionalidade do contexto de isolamento físico das pessoas durante a pandemia, observamos a intensificação de antigos desafios sobre a mediação para uso positivo da Internet e o surgimento de novas demandas para garantir relações saudáveis e a saúde emocional com as tecnologias digitais. Podemos considerar que a pandemia gerou a experiência de confinamento, isolamento físico, mas não necessariamente de isolamento social. Mesmo antes da pandemia, os indicadores da TIC Kids Online 2018 já apontam considerável volume de acesso a conteúdos sensíveis e auto-dano. O isolamento físico imposto em centenas de cidades fez com que milhões de pessoas inseriu a Internet em atividades até então não mediadas, impuseram uma presença online de pessoas que faziam apenas usos esporádicos e intensificaram os usos daqueles já conectados. As desigualdades nas formas de acesso e de letramento digital parecem intensificadas, ampliando a vulnerabilidade de determinados grupos, aspecto que será debatido na mesa de forma transversal. O objetivo desta mesa redonda é promover uma reflexão multissetorial sobre bem-estar e saúde mental na Internet neste contexto de pandemia, trazendo exemplos de iniciativas que foram geradas para lidar com: impactos do excesso de informação e da desinformação na saúde mental, estratégias de mediação parental para equilibrar os usos da Internet por crianças; uso das redes sociais digitais para oferecer apoio emocional; e novas questões de privacidade e vigilância. Propomos uma discussão que agregue as perspectivas de pesquisadores, empresas de Internet, órgãos públicos e projetos da sociedade civil, com foco em um debate propositivo e equilibrado que traga lições aprendidas.

21: Relevância do tema para a Governança da Internet

Considerando: A singularidade da experiência do confinamento e a vivência coletiva de novas rotinas de uso da Internet, considerando os princípios de liberdade e direitos humanos do decálogo do CGI.br; os princípios do Marco Civil da Internet; a demanda por ações de educação e conscientização previstas no Art. 26 do MCI; a recém instituída Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (Lei nº 13.819/2019); a crescente importância do debate sobre bem-estar e saúde emocional no contexto digital; o anseio por novas regulamentações da Internet para lidar com conteúdos sensíveis relacionados à saúde mental e bem-estar na Internet; e a necessidade de uma abordagem multissetorial e plural para evitar o determinismo tecnológico, esta mesa nos parece relevante para dar visibilidade a abordagens não deterministas que respeitem a complexidade do tema. Apostamos que o debate deste tema no contexto da Governança da Internet pode oferecer perspectivas de trabalho, visões e propostas muito relevantes para as políticas públicas e intervenções nas áreas da educação e da saúde, geralmente muito desconectadas, e que a excepcionalidade da pandemia gere lições duradouras sobre as rotinas digitais sem alimentar mais pânico moral.

22: Forma de participação dos(as) palestrantes

A mesa será organizada em um bloco contínuo com questões disparadoras a serem feitas pelo moderador. Cada participante terá até 10 minutos para uma apresentação sucinta de como abordam o tema na perspectiva de seus setores para que haja um panorama multissetorial das ações realizadas no contexto da pandemia da COVID-19. O que apontam os indicadores das pesquisas sobre uso da Internet no Brasil neste contexto? Como lidar com a desinformação na Internet no contexto da Covid-19s? Como as redes digitais podem conectar quem está vulnerável com canais de ajuda online? Quais respostas foram criadas pelas grandes plataformas digitais no âmbito do bem-estar? Como repensar, no campo da saúde mental, as rotinas de uso para além do tempo de tela? Como a própria Internet pode ser apropriada pelas políticas públicas e projetos de intervenção para promoção de bem-estar?

23: Engajamento da audiência presencial e remota

Bloco de perguntas - 15 minutos para público, intercalando 1 questão dos presentes com questões dos participantes remotos, quando houver. A proposta é usar uma # que identifique o Workshop na agenda do Fórum e que possa facilitar a coleta das intervenções remotas. Para facilitar a compilação de questões, para além da abertura do microfone serão coletadas questões por escrito para que possam ser agrupadas pela moderação e ampliar o número de contemplados.

24: Resultados pretendidos

Apostamos que o debate deste tema no contexto da Governança da Internet pode oferecer perspectivas de trabalho, visões e propostas muito relevantes para as políticas públicas e intervenções nas áreas da educação e da saúde, mesmo após a pandemia. O debate poderá o registro de recomendações, críticas e sinalizações de pontos emergentes pelo público participante e pelos painelistas. O material pode servir de apoio aos debates regulatórios e programas educativos sobre o tema bem-estar e agregar planos de ações para eventuais novas pandemias, articulando com projetos em torno do Art. 26 do MCI.O debate poderá o registro de recomendações, críticas e sinalizações de pontos emergentes pelo público participante e pelos painelistas.

25: Relação com os princípios do Decálogo
Liberdade Privacidade e Direitos Humanos
26: Temas do workshop I
Segurança das crianças online
27: Temas do workshop II
Educação online
28: Temas do workshop III
Cidadania digital
29: Outro

Bem-estar e saúde

31: Explique como o workshop atende ao critério de diversidade especificado na Chamada

diversidade regional, de gênero e de perspectivas.




Participantes

Palestrante: Priscila Costa Schreiner

UF
SP
Organização
Ministério Público Federal
Setor
Governamental
Mini biografia
Procuradora da república, Coordenadora do Grupo de Apoio ao Combate aos Crimes Cibernéticos da 2ª CCR (Câmara de Coordenação e Revisão) do Ministério Público Federal (MPF).

Palestrante: Karen Scavacini

UF
SP
Organização
Instituto Vita Alere
Setor
Terceiro Setor
Mini biografia
Cofundadora, coordenadora e responsável técnica do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio. É psicóloga e psicoterapeuta, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP com a tese “O Suicídio é um Problema de Todos: A Consciência, a Competência e o Diálogo na Prevenção e Posvenção do Suicídio. Facilitadora de grupos de apoio aos sobreviventes do suicídio.

Palestrante: Luisa Adib

UF
SP
Organização
CETIC.br
Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Mini biografia
Possui graduação em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo(2015) e mestrado em Programa de Pós Graduação em Gestão de Políticas Públicas pela USP LESTE(2018). Atualmente é líder da Pesquisa TIC Kids Online do CETIC.br

Palestrante: Daniele Kleiner Fontes

UF
SP
Organização
Facebook
Setor
Empresarial
Mini biografia
Safety & Well-Being Manager | Latam - Facebook. Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo, mestre em Direito pela Universidade de Brasília e mestre pela Universidade de Harvard.

Moderador(a): Rodrigo Nejm

UF
BA
Organização
SaferNet Brasil
Setor
Terceiro Setor
Mini biografia
Diretor de Educação da SaferNet Brasil. Coordena ações de promoção do uso consciente e responsável da Internet, formações de multiplicadores e o Safer Internet Day no Brasil. Doutor em psicologia social e pesquisador pós -doutorando na área de interações sociais e privacidade nos ambientes digitais no PPGPSI e GITS - UFBA. Membro do Grupo de especialistas da TIC Kids Online e TIC Educação.

Relator(a): Guilherme Alves

UF
PR
Organização
SaferNet
Setor
Terceiro Setor
Mini biografia
jovem multiplicador engajado em ações de educação para cidadania digital e governança da internet.