(245) - Periferia Conectada - Estratégias de comunicação no combate à desinformação

Periferia Conectada - Estratégias de comunicação no combate à desinformação



Parte I – Sobre proponente e co-proponente

Proponente

2: Estado
PE
3: Cidade

Recife

5: Setor
Comunidade científica e tecnológica

Co-Proponente

7: Estado
DF
8: Cidade

Brasília

10: Setor
Comunidade científica e tecnológica

Parte II - Sobre o Workshop

Formato do workshop

16:
Debate
19: Resumo do workshop

Para o workshop propomos um diálogo entre cinco integrantes de diferentes entidades para um diálogo acerca da importância de levarmos o debate sobre fake news, desinformação, comunicação e educação midiática para as periferias brasileiras. O intuito é pensar em conjunto uma forma de fortalecer vínculos e criar recursos para que coletivos e grupos que atuem nas periferias brasileiras possam ser agentes diretos no combate à crescente avalanche de conteúdo enganoso que assola o Brasil e o mundo.

20: Objetivos e conteúdos do workshop

Serão convidadas pessoas que têm seus trabalhos pautados na comunicação como ferramenta de transformação, para que possam contribuir com caminhos para fortalecer comunidades periféricas, apontando métodos e abordagens multimídia.
Optamos por uma atenção às periferias por verificarmos, em nossas pesquisas, o aumento vertiginoso no discurso de ódio nas redes sociais, especialmente direcionado às minorias políticas brasileiras: mulheres, população negra, população LGBT, grupos que estão concentrados, em grande parte, dentro dos setores vulnerabilizados do país. Ao mesmo tempo em que as redes se tornaram a arena principal do debate público, forjando identidades políticas e em alguns casos sendo palco da política institucional. Para isso, buscamos envolver representantes de movimentos sociais, empreendedor@s, representantes do setor público e universidade.

21: Relevância do tema para a Governança da Internet

Dentre os pontos primordiais para se pensar a Governança da internet está o de abarcar a diversidade característica das periferias do país. Pensar uma internet que se proponha como espaço de respeito aos direitos humanos, combate às discriminações e discurso de ódio é fundamental para recuperar parte dos prejuízos que vem corroendo o debate público e afetando o regime democrático brasileiro. Por isso, nossa ideia é integrar pessoas que atuam nas diferentes esferas, buscando colocar em debate a comunicação como ferramenta de emancipação e cidadania.

22: Forma de participação dos(as) palestrantes

Cada participante terá 15 minutos para falar sobre o seu campo de atuação e como suas vivências se entrecruzam dentro da tematica do workshop. A mediação será feita por um dos proponentes e ao fim da exposição será aberto o espaço para interação com o público.

23: Engajamento da audiência presencial e remota

O engajamento da audiência presencial será através da exposição e do debate posterior. Para o público remoto, buscaremos o engajamento através de lives em redes sociais (dos proponentes e convidados) e abertura para o envio de perguntas com o uso de hashtags.

24: Resultados pretendidos

Como resultado do workshop, vamos propor a criação de uma cartilha e uma oficina com abordagens que possam ser usadas na capacitação de grupos periféricos a trabalhar temas como produção de conteúdo, comunicação, internet e combate à desinformação.

25: Relação com os princípios do Decálogo
Governança Democrática e Colaborativa
26: Temas do workshop I
Redes comunitárias
27: Temas do workshop II
Educação online
28: Temas do workshop III
Infraestrutura, acesso e conectividade
29: Outro

31: Explique como o workshop atende ao critério de diversidade especificado na Chamada

Buscamos atender ao critério de diversidade convidando grupos de diversos setores da sociedade, que atuam dentro e fora da institucionalidade, dando voz a grupos historicamente excluídos e propondo novas formas de abordagem e atuação.




Participantes

Palestrante: Raisa Guimarães

UF
PE
Organização
MTST
Setor
Terceiro Setor
Mini biografia
Pedagogo, comunicador popular e membro-fundador do Coletivo Força Tururu (Comunidade do Tururu Paulista/PE). O Coletivo Força Tururu é um grupo de jovens moradores da comunidade do Tururu, bairro do Janga, em Paulista- PE, que desenvolve atividades voltadas à comunicação popular e formação de jovens através do audiovisual.

Palestrante: Elvis Elias Sampaio Pinheiro

UF
PE
Organização
UnB
Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Mini biografia
Licenciado em História pela UFPE, mestrando em Direitos Humanos e Cidadania na UnB.

Palestrante: Marcelo Fornazin

UF
PE
Organização
ENSP/FIOCRUZ
Setor
Governamental
Mini biografia
Marcelo Fornazin é Pesquisador na ENSP Fiocruz e Professor na UFF. Atua com ensino e pesquisa no campo de Sistemas de Informação em Saúde e Sistemas de Informação para Gestão Social. É coordenador técnico da plataforma www.wikifavelas.com.br no Dicionário de Favelas Marielle Franco.

Palestrante: Pablo Bello

UF
SP
Organização
WhatsApp
Setor
Empresarial
Mini biografia
Jornalista com especialização em Economia, é corresponsável pelo conteúdo do EducaMídia. Tem experiência de 20 anos como repórter e editora em grandes veículos de comunicação e é fundadora do reZOOM - plataforma de curadoria de notícias e educação para a informação.

Moderador(a): Gabriela de Almeida

UF
DF
Organização
UnB, ONU Mulheres
Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Mini biografia
Jornalista, mestranda em Direitos Humanos na UnB, trabalha a questão dos discursos de ódio contra minorias na internet, voltando sua discussão para questões ligadas ao gênero e raça.

Relator(a): Suliete Gervásio

UF
RJ
Organização
UnB
Setor
Terceiro Setor
Mini biografia
Empreendedor social, comunicador e fundador do jornal Voz das Comunidades que atua na cidade do Rio de Janeiro.