(243) - Memória digital e acesso à cultura: comunicação e reuso de acervos digitais ...

Memória digital e acesso à cultura: comunicação e reuso de acervos digitais por instituições culturais brasileiras



Parte I – Sobre proponente e co-proponente

Proponente

2: Estado
SP
3: Cidade

São Paulo

5: Setor
Empresarial

Co-Proponente

7: Estado
SP
8: Cidade

São Paulo

10: Setor
Comunidade científica e tecnológica

Parte II - Sobre o Workshop

Formato do workshop

16:
Mesa redonda
19: Resumo do workshop

A mesa redonda terá como tema a integração, a comunicação e o reuso dos acervos culturais digitais na internet. O objetivo é discutir como a digitalização dos acervos culturais pode contribuir para a oferta de serviços informacionais integrados entre as instituições culturais, e como a curadoria digital pode potencialmente ampliar o alcance desses materiais, colaborando com a expansão do acesso à informação, à memória e à cultura no ambiente digital.

20: Objetivos e conteúdos do workshop

O objetivo principal do workshop é debater a integração, a comunicação e o reuso dos acervos culturais digitais na internet. Pretende-se que os participantes discutam suas experiências específicas, apresentando as estratégias e processos de trabalho desenvolvidos em suas instituições para não somente digitalizar e disponibilizar os acervos culturais online, como para promover sua divulgação, interação e apropriação pelos diferentes públicos. A mesa trará ainda uma visão geral sobre o cenário de criação e difusão de acervos digitais por instituições culturais brasileiras, a partir dos indicadores levantados pela pesquisa TIC Cultura, realizada pelo Cetic.br. Serão apresentados dados sobre a digitalização, os processos de organização dos acervos, condições de proteção autoral e formas de disponibilização dos acervos na internet, em especial por instituições culturais. Com isso, a discussão também tratará de questões mais amplas envolvendo políticas públicas do setor, a exemplo das formas de licenciamento e políticas de acesso aberto e da adoção de softwares de gestão e difusão de acervos culturais. Assim, será promovida uma discussão sobre como as diferentes instituições têm se debruçado sobre esse tema e desenvolvido soluções que buscam avançar na reflexão e na ampliação das formas de comunicação dos acervos culturais digitais com seus públicos, envolvendo desde os processos tecnológicos de digitalização à questões conceituais e documentais (classificação, indexação, catalogação), chegando por fim à sua difusão por meio da criação de repositórios digitais, identificação de públicos prioritários, estruturação de estratégias de comunicação, seleção de canais e mídias e avaliação do impacto das ações. Também serão abordados os desafios vividos pelas diferentes práticas institucionais na realização desses objetivos, buscando entender como as instituições estão resolvendo os problemas relacionados à comunicação e reuso dos acervos.

21: Relevância do tema para a Governança da Internet

A partir da compreensão acerca das transformações sociais advindas da popularização da internet, percebe-se por parte das instituições culturais a necessidade de reestruturação de seus processos de representação cultural e disseminação da informação. A ampliação de sua atuação no ambiente digital torna-se assim premente tanto para o engajamento de seus públicos de interesse quanto para o alcance de novos públicos.
No caso dos acervos digitais, mais especificamente, o tema de sua integração e difusão online ganha relevância para a governança da internet na medida em que está fortemente relacionado à preservação e ao acesso à informação, à memória e à cultura, bem como à questão da diversidade cultural e da produção e disponibilização de conteúdos locais na rede.
O potencial estabelecido pela organização e oferta digital dos acervos culturais passa pela mobilização de grupos e comunidades em torno da coleta, organização e disseminação desses acervos. Nesse contexto, torna-se ainda mais importante a atuação colaborativa e interinstituiconal para a definição de padrões e constituição de acervos digitais integrados e interoperáveis. A abordagem desse tema passa portanto necessariamente pelo diálogo e pela articulação multissetorial, aspecto também caro à governança da Internet.
Como resultado do painel "Acervos digitais em rede: dos repositórios digitais às redes semânticas", realizado durante o 9º Fórum da Internet no Brasil, foi ressaltada a necessidade de constituição de uma rede de governança para colaboração no campo da pesquisa e desenvolvimento de projetos envolvendo acervos digitais. Em continuidade a essa discussão, entende-se que a presente proposta está voltada para a articulação dos profissionais e instituições interessadas no tema, apontando para novas possibilidades de realização de eventos e atividades de formação de profissionais atuantes nessa área.

22: Forma de participação dos(as) palestrantes

Serão realizadas apresentações de museus e instituições culturais públicas e do terceiro setor, empresas e pesquisadores envolvidos com o tema dos acervos digitais, seguidas de debate com o público.
Haverá inicialmente uma introdução ao tema com a apresentação da pesquisa TIC Cultura 2020, com indicadores sobre a digitalização e disponibilização de acervos na internet por instituições culturais brasileiras.
A partir disso, os/as palestrantes apresentarão suas experiências institucionais específicas, que abarcam desde iniciativas governamentais e no âmbito das políticas públicas à implementação de projetos no setor privado.
A mesa redonda será estruturada da seguinte maneira:
- Introdução e contextualização do debate e objetivos do workshop (5 min)
- Apresentação de dados da pesquisa TIC Cultura 2020 (10 min)
- Apresentações dos palestrantes dos diferentes setores (10 min/cada)
- Debate com o público (30 minutos)
- Encerramento (5 minutos)

23: Engajamento da audiência presencial e remota

O público alvo do workshop serão gestores e funcionários de instituições culturais públicas e privadas, empresários, pesquisadores e profissionais do terceiro setor interessados no tema. Será garantido espaço para interação com o público após as apresentações dos palestrantes, incluindo tanto os participantes presentes no evento como aqueles conectados pela Internet, que poderão apresentar suas perguntas e/ou comentários para contribuição com o debate.

24: Resultados pretendidos

A mesa redonda tem os seguintes resultados esperados:
- Apresentar um panorama da criação e difusão de acervos digitais por instituições culturais brasileiras (sobretudo arquivos, bibliotecas e museus);
- Compartilhar experiências institucionais de digitalização e disponibilização de acervos digitais online;
- Refletir sobre as principais oportunidades e desafios envolvidos na constituição de acervos digitais em rede e interoperáveis;
- Articular diferentes atores engajados em iniciativas de integração, comunicação e reuso de acervos digitais culturais;
- Contribuir para a difusão de boas práticas de difusão de acervos culturais na Internet, visando um maior engajamento da sociedade na preservação do patrimônio cultural brasileiro.
- Fortalecer o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à disseminação de acervos digitais na Internet.

25: Relação com os princípios do Decálogo
Diversidade
26: Temas do workshop I
Acesso aberto
27: Temas do workshop II
Conteúdos locais e multilinguismo
28: Temas do workshop III
Propriedade Intelectual
29: Outro

31: Explique como o workshop atende ao critério de diversidade especificado na Chamada

As proponentes são mulheres, representantes de diferentes setores (empresarial e comunidade C&T), ambas envolvidas com o tema dos acervos digitais no âmbito da pesquisa e da consultoria a instituições culturais. Na composição da mesa redonda temos uma ampla maioria de representação feminina, palestrantes negras e de diferentes regiões e estados, além da garantia da representação multissetorial.




Participantes

Palestrante: Dalton Lopes Martins

UF
DF
Organização
Universidade de Brasília
Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Mini biografia
Professor no curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação PGGCinf da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) na Universidade de Brasília (UnB). Coordena o projeto de pesquisa Tainacan - software livre para a construção social de repositórios digitais - parceria com o Ministério da Cultura e Instituto Brasileiro de Museus.

Palestrante: Bruna Costa Queiroz da Cruz

UF
RJ
Organização
Oi Futuro
Setor
Empresarial
Mini biografia
Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente coordena o Museu das Comunicações e Humanidades do Oi Futuro. Nesta função, tem a oportunidade de explorar e empregar novas tecnologias de infraestrutura digital. Está envolvida com o público para entender melhor como a tecnologia vem moldando as expectativas, demandas e mudanças de comportamento de seus usuários.

Palestrante: Juliana Monteiro

UF
SP
Organização
Creative Commons Brasil
Setor
Terceiro Setor
Mini biografia
Museóloga pela UFBA, com especialização em Gestão Pública pela FESP-SP e mestra em Ciência da Informação pela ECA-USP. É coordenadora da área de instituições de memória do capítulo brasileiro do Creative Commons. Atuou na articulação a Wikimedia e instituições culturais, como membro do Grupo Wiki Educação Brasil. É embaixadora regional para países lusófonos da campanha internacional Arte+Feminismo

Palestrante: Amanda de Almeida Oliveira

UF
DF
Organização
Instituto Brasileiro de Museus
Setor
Governamental
Mini biografia
Mestra e bacharela em Museologia pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é museóloga do Instituto Brasileiro de Museus, e atua na implantação da plataforma para catalogação e difusão de acervos museológicos - Projeto Tainacan. Atuou na equipe de coordenação das normativas do Inventário Nacional dos Bens Culturais Musealizados (INBCM).

Moderador(a): Luciana Piazzon Barbosa Lima

UF
SP
Organização
Cetic.br/NIC.br
Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Mini biografia
Mestre em Estudos Culturais e Bacharel em Relações Internacionais pela USP. Atua no campo das políticas culturais, com experiências na área de pesquisa, gestão pública, formação e consultoria. Desde 2017, coordena a pesquisa TIC Cultura no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Relator(a): Luciana Conrado Martins

UF
SP
Organização
Percebe | Pesquisa, consultoria e treinamento educacional
Setor
Empresarial
Mini biografia
Historiadora, Especialista em Museologia e doutora em Educação pela USP. Atua nas áreas de educação, museologia e cultura digital. Atualmente é diretora da empresa Percebe, na qual desenvolve projetos educacionais para museus, e coordenadora de pesquisa do projeto Tainacan (Unb). É coordenadora da seção brasileira do Comitê para a Educação e a Ação Cultural do Conselho Internacional de Museus.