(237) - Fake-news x evidêncas em saúde em tempos de pandemia: um desafio para internet!

Fake-news x evidêncas em saúde em tempos de pandemia: um desafio para internet!



Parte I – Sobre proponente e co-proponente

Proponente

2: Estado
RJ
3: Cidade

Rio de Janeiro

5: Setor
Governamental

Co-Proponente

7: Estado
RJ
8: Cidade

Rio de Janeiro


Parte II - Sobre o Workshop

Formato do workshop

16:
Debate
19: Resumo do workshop

A Internet é um instrumento fundamental de resposta à Pandemia de Covid-19, capaz de produzir e disseminar informações em um ritmo sem precedentes. Em meio ao turbilhão de dados, opiniões e evidências, esforços de diversos setores geraram conhecimento e fluxos de comunicação de informações confiáveis, fundamental no enfrentamento da Pandemia. No entanto, como contraponto, temos o fenômeno das “fake-news”, logo torna-se fundamental debater as novas formas de comunicação que as mídias proporcionam

20: Objetivos e conteúdos do workshop

O workshop visa contribuir para que o debate e a disseminação de informações na saúde sejam orientadas pelas evidências, no qual a Internet tem um papel fundamental no enfrentamento da pandemia do Covid-19.
A temática da Saúde desperta grande interesse da população, e assim, há sempre um grande volume de fake news em circulação - na Internet aberta e mídias sociais. Frente a um vírus para o qual não há vacina ou tratamento específico, enfrentamos ainda outra pandemia - a de mentiras - igualmente intangível e danosa, mas cuja luta pode e deve ser travada por todos.
O tema saúde é associado frequentemente ao medo de estar doente, o que pode levar a situações de pânico pelas pessoas e busca de alternativas fáceis, gerando tensões inclusive nas relações médico-paciente e entre profissionais de saúde e cidadãos. Nesse contexto é fácil explicar como informações falsas e milagrosas atingem um grande público.
Por mais que o Brasil ainda não disponha de uma legislação específica que considere a fake news como crime, o fato é que essa conduta pode se enquadrar em outros crimes já previstos em lei, tais como calúnia, difamação, crimes contra a saúde e até mesmo contra a vida. No enfrentamento desta emergência, responsabilidade e solidariedade são palavras-chave.
Um remédio contra as Fake News é a divulgação de sites institucionais e de governos com materiais de fácil acesso à população, normalmente temos textos científicos de difícil compreensão pela maioria do público
O foco da discussão será o embate entre evidências e as informações falsas em saúde. Como realizar uma curadoria, baseada em especialistas? Orientada por métodos de audiência? Quais as respostas possíveis nas diversas fases da pandemia, e quais soluções se vislumbram em um cenário de maior cooperação a articulação multissetorial no âmbito da Internet Brasileira? Para isso um grupo de diferentes palestrantes estará debatendo do ponto de vista de princípios jurídicos, comunicacionais, da saúde e da ciência aberta

21: Relevância do tema para a Governança da Internet

Em 2020 a humanidade foi desafiada pelo surgimento de um vírus respiratório, com alta transmissibilidade por aerossol e perdigotos e taxa de letalidade 5 vezes maior do que a Influenza - o SARS-CoV-2. A Pandemia iniciou-se na China, na província de Wuhan em novembro de 2019, tendo seu primeiro caso notificado em 31 de dezembro de 2019. Rapidamente se espalhou por todo o globo, sendo reconhecida então com o status de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março.
A Covid-19 é uma doença nova, que desperta vários questionamentos e incertezas entre pessoas leigas e também profissionais de saúde. Até então, não há um tratamento específico para o coronavírus, o que ressalta a importância de sua prevenção. A Internet é uma ferramenta crucial para lidar com a Pandemia. Por meio dela é possível a telecomunicação, teletrabalho, teleeducação e telecolaboração em escala global, além da preservação de laços de comunicação e afeto entre as pessoas, que tiveram de passar períodos consideráveis de estresse e solidão em decorrência das várias medidas de isolamento social adotadas por diversos governos no mundo todo.
A resposta da Internet brasileira é analisada sob a perspectiva da importância de se ter recursos e informações confiáveis em formato aberto e gratuito para diminuir os impactos de uma pandemia junto à sociedade. A população como um todo, e especialmente profissionais de saúde foram surpreendidos ao mesmo tempo com o surgimento de um novo vírus e de um enorme número de fake-news sobre o tema.

Isso leva à disseminação de informações incorretas e que muitas vezes trazem prejuízos reais à saúde da população, inibem políticas públicas importantes, levando ao descrédito aquelas informações oficiais, fundamentais à população.
No contexto do fenômeno das fake news, fazer circular o conhecimento científico torna-se fundamental diante das diversas possibilidades de disseminação do saber que as novas mídias proporcionam através do uso da internet.

22: Forma de participação dos(as) palestrantes

O volume de informações sobre um mesmo tema, a Pandemia Covid-19, desafiou a comunidade de informação e comunicação em saúde. Como realizar uma curadoria, baseada em especialistas? Orientada por métodos de audiência? De forma colaborativa, espontânea ou institucional? E como fazer isso em tempo real, atingido simultaneamente por centenas de ondas contraditórias de dados, informação, retórica?
Considerando que todo o processo de criação, compartilhamento, avaliação e curadoria de informações de qualidade sobre a saúde devem ser pautados simultaneamente por múltiplos critérios, como sua plausibilidade biológica, representatividade e precisão estatística, validade epidemiológica, aceitabilidade jurídica e competência intercultural, quais foram as respostas possíveis nas diversas fases da pandemia, e quais soluções se vislumbram em um cenário de maior cooperação a articulação multissetorial no âmbito da Internet Brasileira?

23: Engajamento da audiência presencial e remota

Durante o painel pretendemos instigar a participação do público através de ferramenta para perguntas instantâneas através do celular, evocando as memórias deles em relação a controvérsias enfrentadas na Internet durante a Pandemia.
Dentre as formas sugeridas de envolvimento de participantes remotos, estão o uso de redes sociais das entidades organizadoras, hashtags específicas para o acompanhamento do workshop, aplicativos de mensagens e de voz/texto em tempo real.
Após as explanações da mesa abriremos para o debate com o público e perguntas on line dos participantes de outros locais.
O relatório será produzido em tempo real utilizando o github.io, com versionamento de código, textos e imagens, ilustrando o ritmo de produção e disseminação de informação de qualidade, verificável e discutível na Internet.

24: Resultados pretendidos

Esperamos que o painel possa sensibilizar o público para a importância de se discutir o tema da curadoria da informação de saúde na Internet, incluindo blogs, pre-prints de publicações científicas, experimentos de ciência de dados, depoimentos pessoais em texto e vídeo, cursos online e recursos educacionais abertos. A análise da crise pela qual passamos em relação à Pandemia Covid-19 e as respostas da sociedade, governo, empresas, profissionais de saúde e cientistas podem revelar contradições e esforços divergentes. O workshop resultará na documentação e debate de boas práticas e experiências exitosas na produção de informação e comunicação de qualidade com e para a população, superando a desinformação e o negacionismo que tanto prejudicaram o Brasil e o mundo. A capacidade de articulação intersetorial do CGI.br, apoiada em discussões como essa, poderá conduzir a Internet Brasileira a um papel protagonista no enfrentamento desta e de outras pandemias que venham a ocorrer no futuro.

25: Relação com os princípios do Decálogo
Liberdade Privacidade e Direitos Humanos
26: Temas do workshop I
Desafios da Internet e sociedade
27: Temas do workshop II
Notícias falsas
28: Temas do workshop III
Ética e Internet
29: Outro

31: Explique como o workshop atende ao critério de diversidade especificado na Chamada




Participantes

Palestrante: Allan Rocha de Souza

UF
RJ
Organização
Pontifícia Universidade Católica - PUC/RJ
Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Mini biografia
Professor e Pesquisador em direito civil, direitos autorais e propriedade intelectual no curso de Graduação em Direito (ITR-UFRRJ).
Professor e Pesquisador PPED/UFRJ. Professor de direitos autorais e propriedade intelectual em cursos de pós-graduação lato sensu da
PUC-RJ e UERJ. Doutor em Direito Civil na UERJ. Pesquisador e Vice-Coordenador do Instituto Nacional de Tecnologia (INCT).

Palestrante: Vinícios de Oliveira

UF
DF
Organização
Fiocruz Brasília
Setor
Governamental
Mini biografia
Médico, mestre em saúde pública. Pesquisador tecnologista da Fiocruz. 15 anos de experiência em gestão de projetos de pesquisa desenvolvimento e inovação em saúde digital para Fiocruz, Ministério da Saúde, IBICT, UFMG e UNA-SUS

Palestrante: Renata Bernardes David

UF
DF
Organização
Saúde Conecta
Setor
Empresarial
Mini biografia
Sanitarista, pesquisadora em saúde
pública, especialista em saúde
coletiva, mestrado em Políticas
Públicas em Saúde pela Fiocruz. Atuou
no NESCON/ UFMG. Mais de 12 anos
atuando em Saúde Pública.

Palestrante: Álisson Oliveira dos Santos

UF
MG
Organização
Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade
Setor
Terceiro Setor
Mini biografia
Médico de Família e Comunidade. Mestre em Telemedicina e Telessaúde. Doutorando em Saúde Coletiva.
Departamento de Pesquisa da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

Moderador(a): Ana Crstina da Matta Furniel

UF
RJ
Organização
Fiocruz
Setor
Governamental
Mini biografia
Graduação em Ciências políticas e Sociais pela PUC/RJ e mestrado em Relações Internacionais pela mesma instituição. Especialista em Comunicação e Saúde pela Fiocruz. Atualmente coordena o Campus Virtual Fiocruz na Vice-presidencia de Educação, Informaçao e Comunicação da Fiocruz,Coordenadora Geral do Curso : Covid-19: Manejo da infecção causada pelo novo coronavírus.

Relator(a): Rosane Mendes

UF
RJ
Organização
Fiocruz
Setor
Governamental
Mini biografia
mestrado em Política e Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e
especialização em Informática e Informação em Saúde pela mesma instituição. Graduou-se em Tecnologia em Processamento de
Dados pela Universidade Iguaçu (1997). Atualmente é Tecnologista em Saúde Pública da Vice-presidência de Educação, Informação e
comunicação da Fiocruz.