(236) - JOVENS PERGUNTAM, CONSELHEIROS RESPONDEM: QUAL O FUTURO DA GOVERNANÇA DA INTERN...

JOVENS PERGUNTAM, CONSELHEIROS RESPONDEM: QUAL O FUTURO DA GOVERNANÇA DA INTERNET NO BRASIL?



Parte I – Sobre proponente e co-proponente

Proponente

2: Estado
GO
3: Cidade

Anápolis

5: Setor
Governamental

Co-Proponente

--- Sem indicação de co-proponente ---

Parte II - Sobre o Workshop

Formato do workshop

16:
Debate
19: Resumo do workshop

O modelo de governança da internet adotado pelo Brasil possui princípios e procedimentos ainda pouco conhecidos pela população em geral. Esta mesa redonda pretende esclarecer, por meio de uma conversa guiada por perguntas estratégicas, as razões e procedimentos que envolvem a governança da internet no Brasil. No centro dos debates do workshop estão jovens, curiosos e engajados sócio-virtualmente, e conselheiros do CGI.br, representantes da sociedade no modelo de tomada de decisões no tema.

20: Objetivos e conteúdos do workshop

A disponibilização das atas de reuniões do conselho do CGI.br é excelente ferramenta para avaliação e compreensão das escolhas e caminhos adotados na governança da internet no Brasil. Entretanto, a complexidade das escolhas sobre o futuro da internet e das TICs, que repercutem na esfera técnica, educacional, financeira, cultural e tecnológica, ainda obstaculariza a plena compreensão dos objetivos e procedimentos adotados pelos principais atores da área. Com recorte temático focado na atuação do Comitê Gestor da Internet no Brasil, este workshop pretende esclarecer o passado, presente e futuro das políticas de uso e desenvolvimento das TICs no Brasil. Para tanto, foram convidados jovens engajados na temática para apresentarem a perspectiva das juventudes sobre como tem sido e quais suas expectativas para a governança da rede que está presente em suas escolas, estágios, lazeres e relacionamentos. Orientados pela motivação de atuarem na construção do futuro da governança, esses jovens apresentarão questionamentos sobre 2 assuntos principais: atribuições e composição do CGI.br. As perguntas orientadoras dos debates serão previamente enviadas aos conselheiros para que eles possam responder aos questionamentos com base em dados e informações obtidas nos documentos oficiais e relatórios do Comitê. O workshop ocorrerá em dois blocos, cada um com 3 perguntas apresentadas de forma contextualizada, e posteriormente o microfone será aberto para intervenção do público. O primeiro bloco do workshop, com foco nas atribuições do CGI.br, abordará temas como:i. critérios e forma de definição dos padrões técnicos para operacionalização da rede no Brasil; ii.atuação recomendatória do comitê e impactos práticos; iii. relação entre o CGI.br e a formulação de políticas públicas. O segundo bloco envolverá questões sobre: i. modelo multissetorial de governança e seus impactos na representação social; ii. diretoria de Assessoria às Atividades e iii.modelos eleitorais adotados historicamente.

21: Relevância do tema para a Governança da Internet

A pandemia do covid-19 evidenciou de forma sistemática a importância da internet para a sociedade, desde a contribuição da rede para cuidados com saúde mental até como ferramenta para obtenção de renda para sobrevivência e manutenção da dinâmica econômica. No dia 18 de março de 2020, após a adoção do isolamento social por diversos estados brasileiros, o IX.br, projeto do CGI.br, detectou tráfego recorde e atingiu 10 Tb/s. Portanto, considerando o caráter essencial do acesso à internet, compreender os processos e razões que orientam a tomada de decisão sobre a governança da rede é tão importante quanto o próprio uso da tecnologia. Reunir conselheiras e conselheiros que efetivamente participam da decisão sobre a alocação de recursos oriundos do uso da internet pela sociedade, ou sobre a posição do Comitê sobre a constitucionalidade de artigos do Marco Civil da Internet, por exemplo, junto a jovens que observam e participam da reformulação global de estruturas devido à ascensão da sociedade da informação é efetivar a representação social que orienta a atuação do CGI.br.

22: Forma de participação dos(as) palestrantes

Após a primeira rodada de debates sobre as atribuições do CGI.br, serão concedidos 15 minutos para que o público presencial e remoto faça perguntas sobre o tema em questão. Em seguida, será realizado novo bloco de conversas sobre a composição do CGI.br e, ao final, será aberto para que a audiência possa fazer apontamentos novamente durante 15 minutos. Além disso, para atrair a participação online do público no workshop, será articulado com movimentos protagonizados por juventudes para que, antes do FIB, realizem uma pesquisa por meio das redes sociais com a seguinte pergunta “Quais os caminhos para uma governança democrática da internet?” e reúnam as respostas. Ao final do workshop as respostas serão lidas pelo moderador com objetivo de apresentar, nas palavras dos jovens e de forma resumida, suas respectivas opiniões e interesses. Posteriormente, os palestrantes serão convidados a fazer um breve comentário sobre as respostas apresentadas e consequente encerramento das atividades.

23: Engajamento da audiência presencial e remota

Para o engajamento da audiência nos debates, serão utilizadas as redes sociais de movimentos de jovens de forma a mobilizar a participação remota no fórum. Além disso, por ser um workshop em formato de mesa redonda, a interação entre jovens e conselheiros será altamente interativa, propiciando dinamicidade ao workshop. Por fim, destaca-se que esta proposta de workshop foi desenvolvida de forma colaborativa entre diversos jovens que participaram do Programa Youth, promovido pelo CGI.br. Logo, espera-se o engajamento massivo de outros jovens que também foram participantes do Programa supramencionado e que buscam atuar e compreender os desdobramentos e caminhos da governança da internet no Brasil.

24: Resultados pretendidos

Além do aumento da participação remota de jovens no fórum, por meio da articulação anteriormente mencionada, pretende-se produzir um vídeo explicativo sobre o CGI.br com as informações que os conselheiros oferecerão no workshop e informações contidas no site oficial do CGI.br. O diferencial do vídeo a ser produzido como resultado do workshop se deve ao fato de ser narrado, produzido e protagonizado por jovens. Desta forma, jovens comunicarão com jovens e, por meio da representatividade material, espera-se o empoderando desse grupo de usuário e consequente engajamento na governança da internet. Desta forma, outros jovens Brasil a fora também poderão se perceber pertencentes aos espaços de governança da internet.
Assim, o objetivo de esclarecer a população sobre as atividades do CGI.br será atingido por meio da disponibilização do workshop ora proposto no canal do CGI.br no Youtube. Um vídeo informativo será elaborado pelas juventudes e divulgado em suas redes e grupos de mobilização.

25: Relação com os princípios do Decálogo
Governança Democrática e Colaborativa
26: Temas do workshop I
Inclusão dos jovens
27: Temas do workshop II
Ampliando a participação dos setores na governança da Internet
28: Temas do workshop III
Cidadania digital
29: Outro

31: Explique como o workshop atende ao critério de diversidade especificado na Chamada

O workshop atende plenamente o critério de diversidade regional, pois todas as regiões do Brasil são representadas por pelo menos um participante do workshop. O critério de diversidade geracional também é observado na proposta, havendo equilíbrio de composição da mesa conforme faixas etárias. Destaca-se a igualdade de participação feminina e masculina e representação étnica assegurada no workshop.




Participantes

Palestrante: Paloma Rocillo

UF
MG
Organização
Instituto de Referência em Internet e Sociedade
Setor
Terceiro Setor
Mini biografia
Pesquisadora do Instituto de Referência em Internet e Sociedade. Graduanda em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Monitora do Grupo de Estudos sobre Internet, Inovação e Propriedade Intelectual (GNET – UFMG). Participante do Programa Youth CGI.br em 2019.

Palestrante: Cindyneia Ramos Cantanhêde

UF
MA
Organização
Universidade Federal do Maranhão
Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Mini biografia
Graduanda em Direito pela UFMA e pesquisadora do grupo PET em Direitos Humanos. Facilitadora do programa Youth Brasil 2020, Integra o programa ICANN Nextgen 2020. Participou da EGI 2019 pelo CGI.br e do Youth IGF Summit através da German Informatics Society. Atuou durante 2 anos como Embaixadora do Programa Youth@SID junto a Safernet, desenvolvendo o projeto “Educando para Boas Escolhas Online”.

Palestrante: Santiago Plata Garcês

UF
GO
Organização
Prefeitura Municipal de Anápolis
Setor
Governamental
Mini biografia
Mestre em Direitos Humanos e Democratização pelo Centro Internacional de Estudos Políticos da Universidade Nacional de San Martín (Argentina), do Global Campus of Human Rights. Especialista em Direitos da Criança e Litígio Estratégico pelo Instituto Interamericano de Direitos Humanos, em ambos bolsista da União Europeia. É graduado em Relações Internacionais pela PUC GO, sendo bolsista do ProUni. E Consultor de Projetos do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (membro ECOSOC da ONU). Com mais de 10 anos de experiência na participação cidadã de crianças, adolescentes e jovens, como nos programas do UNICEF J8 Summit (2009), UN Major Group for Children and Youth (2012), Youth Brasil CGI.br (2017 e 2018) e Youth Ambassador Safe Internet Day da Safernet (2018 e 2019).

Palestrante: Demi Getschko

UF
SP
Organização
CGI.br
Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Mini biografia
Engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica (EP) da USP, com mestrado e doutorado em Engenharia, é Conselheiro do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), Diretor-Presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br) e Professor Associado da PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Foi membro da diretoria da ICANN pela ccNSO.

Palestrante: Nivaldo Cleto

UF
SP
Organização
CGI.br
Setor
Empresarial
Mini biografia
Engenheiro Eletricista pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Engenheiro de Operação Eletrotécnico pela Faculdade Mackenzie, Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Sócio da Nivaldo Cleto Contadores Associados SS Ltda, da TARC Autoridade Certificadora e Serviços de Certificação. Digital Ltda, Vogal da Junta Coml do Est. de SP - Representante da União, Pe

Palestrante: Bia Barbosa

UF
RJ
Organização
Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
Setor
Terceiro Setor
Mini biografia
Jornalista e especialista em direitos humanos pela USP, e mestra em gestão e políticas públicas pela FGV-SP, com intercâmbio no Instituto de Ciências Políticas de Paris (SciencesPo), onde pesquisou políticas de regulação de conteúdo. É uma das fundadoras do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, organização que há 17 anos trabalha pela efetivação do direito à comunicação e a liberdade

Moderador(a): Carlos Afonso

UF
SP
Organização
NUPEF
Setor
Terceiro Setor
Mini biografia
Consultor do Instituto Nupef. Foi um dos pioneiros no desenvolvimento da Internet no Brasil ao criar o Alternex como um sistema de troca de mensagens experimental que viria a evoluir para o primeiro provedor de serviços de Internet do país. Em 1995, enquanto era um dos diretores do IBASE, trabalhou para a criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do qual foi membro até 2017.

Relator(a): Giovana Carneiro

UF
RJ
Organização
Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS)
Setor
Terceiro Setor
Mini biografia
Pesquisadora júnior na área de Direito e Tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS). Graduanda em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Embaixadora do Youth LACIGF 2020. Participante do CGI.br Youth Brasil 2019 (FIB Manaus).