(224) - PROJETO CONVERGINDO VOZES FEMINISTAS DISSIDENTES: O que ELAS têm a dizer sobre ...

PROJETO CONVERGINDO VOZES FEMINISTAS DISSIDENTES: O que ELAS têm a dizer sobre GÊNERO, EMPODERAMENTO, POLÍTICA e INTERNET



Parte I – Sobre proponente e co-proponente

Proponente

2: Estado
PA
3: Cidade

Belém

5: Setor
Terceiro setor

Co-Proponente

7: Estado
BA
8: Cidade

Salvador


Parte II - Sobre o Workshop

Formato do workshop

16:
Debate
19: Resumo do workshop

O workshop possibilitá o acesso de mulheres negras e indígenas a diversas atividades( debates/ aulas-abertas) como elemento de inserção social/digital. No entanto, de natureza interdisciplinar, ou seja, a relação entre política, internet,empoderamento identitário dessas mulheres se aproxima das tecnologias e questões de direitos humanos/gênero que levem às experiências de inclusão sociodigital.

20: Objetivos e conteúdos do workshop

A proposta do workshop foi pensada para dar voz às mulheres negras/indígenas. O projeto tem como objetivo precípuo oferecer condições tecnológicas que propiciem o empoderamento feminista dissidente de mulheres, que discutem a temática do feminismo e sua relação com as TIC. Neste sentido, desenvolve os conhecimentos acerca da importância da inclusão digital, favorecendo o acesso à informação, conceitos basilares sobre gênero, sexualidade e políticas públicas e internet; Potencializa o processo de apropriação dos princípios e diretrizes de promoção da igualdade de gênero, assim como a apresentação dos principais programas governamentais voltados para o combate à violência de gênero ambiente virtual/real.

21: Relevância do tema para a Governança da Internet

Poder Publico e a Sociedade Civil começa a repensar de modo aprofundado às relações de gênero,aproximando à problemática da violência com às TIC. Dessa forma, as atividades buscam desenvolver o debate de temas relacionados à diferença sexual, capacitação profissional/digital, a vulnerabilidade das mulheres na rede. A apropriação crítica da cidadania de mulheres perpassa pelo acesso à internet e obtenção de direitos, rompendo com a posição de exploração/ subordinação/ opressão a que a mulher ainda hoje está submetida na sociedade brasileira. Somando a isso, outra tarefa fundamental do workshop é a construção de ferramentas digitais que auxiliem a repensar às relações de gênero, sendo o 10º Fórum da Internet no Brasil um locus privilegiado para o debate sobre desigualdade de gênero e equidade. A participação de mulheres no acesso às tecnologias é um dos maiores instrumentos que deve ser trabalhada no debate da Governança da Internet, tendo em vista o reconhecimento/afirmação dos direitos humanos e das diversidades existentes entre as pessoas. A partir do acesso às TIC é possível incluir uma grande parcela da população feminina no desenvolvimento social/político/econômico, garantindo-lhe o pleno exercício da cidadania, demandado ações e serviços preventivos que consigam atrair essas mulheres na perspectiva de um projeto de vida, para a reversão da situação de marginalização e exclusão.

22: Forma de participação dos(as) palestrantes

A execução do workshop é composta de três eixos temáticos: contextualização; ação/reflexão e organização, nos quais trabalharemos com a problemática: como combater a violência de gênero no ambiente virtual?
Geração de espaços de sensibilização, que trabalhem a dimensão lúdica (oficinas, grupos de discussão, técnicas e dinâmicas envolvendo recursos teatrais; discussão sobre espaços de comunicação digital e políticas públicas no trato das questões de gênero nos âmbitos federal, estadual e municipal; apresentação de aulas- abertas capacitação( inclusão digital) capazes de trabalhar gênero, política e internet, e sua intersecção com identidade étnico-racial; lives de discussão, com a perspectiva de identificar as interdições, os preconceitos, o machismo, o racismo e a homofobia na rede , apresentando possíveis soluções (propostas), ou seja, estimulando a análise da realidade objetiva de mulheres negras e indígenas.

23: Engajamento da audiência presencial e remota

As atividades oficinas,aulas- abertas, grupos de discussão, debates, técnicas e dinâmicas poderão ser transmitidas forma remota, considerando o atual contexto do Covid-19. Com um tempo de 1 hora para cada atividade.

24: Resultados pretendidos

O presente workshop possibilita a interlocução dos saberes, fomentando a inserção das participantes em espaços que possam mudar a sua realidade, promovendo ambientes de troca, vivências e experiências, fazendo com que o conhecimento produzido no âmbito do 10º Fórum da Internet no Brasil auxilie no empoderamento e protagonismo de mulheres negras/ indígenas, estimulando dessa forma, também a participação no ciberespaço, através de um conjunto de articulações com Entidades, Fóruns e Redes, por meio de atividades alicerçada na igualdade de gênero, na ação ativa de mulheres negras e indígenas de forma significativa.

25: Relação com os princípios do Decálogo
Diversidade
26: Temas do workshop I
Comunidades indígenas
27: Temas do workshop II
Capacitação digital
28: Temas do workshop III
Cidadania digital
29: Outro

31: Explique como o workshop atende ao critério de diversidade especificado na Chamada

O workshop vem de encontro às necessidades do mundo digital, abordando temas como: mídia afro-indígena, estética digital e identidades, direito das mulheres negras/ indígenas na cibercultura, com a perspectiva de identificar as interdições, os preconceitos, o machismo, o racismo e a homofobia na rede. O que permitirá às mulheres uma atuação dissidente e empoderada no ciberespaço.




Participantes

Palestrante: Pietra Moraes Bastos

UF
PA
Organização
Liga Acadêmica de Direito do Trabalho e Seguridade Social (LADITS)
Setor
Terceiro Setor
Mini biografia
Professor, Graduado em Direito. Pós-Graduação em Populações Indígenas(UFPA).Graduado em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Inteligência Artificial e Inclusão (ITS/RJ).

Palestrante: Sandra Suely Moreira Lurine Guimarães

UF
PA
Organização
FACI/Wyden
Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Mini biografia
Professora/ advogada

Palestrante: Christine Mattos Albiani Lemos

UF
BA
Organização
OAB/BA
Setor
Empresarial
Mini biografia
Advogada graduada pelo IBMEC - RJ (Direito)

Palestrante: Samilly Valadares Soares

UF
PA
Organização
Projeto Perpetuar
Setor
Terceiro Setor
Mini biografia
Quilombola. Membro Comissão de Psicologia e Relações Raciais do Conselho Regional de Psicologia Pará e Amapá. Coordenadora do Projeto Perpetuar (fortalecimento da identidade, ancestralidade e territorialidade quilombola por meio da educação, arte e cultura). Embaixadora da Juventude pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime-UNODC. Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Pará (2018). Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e atuação na área de Psicologia escolar educacional. Pós-graduanda em Psicopedagogia pela Escola Superior da Amazônia-Esamaz. Graduanda em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Pará.

Palestrante: Camila Maria de Moura Vilela

UF
PE
Organização
FDUL
Setor
Governamental
Mini biografia
Mestranda em Direito Intelectual pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Palestrante: Adriana Helena Moraes e Moraes

UF
PA
Organização
Universidade Federal do Pará
Setor
Governamental
Mini biografia
Vice- Coordenadora da Comissão de Psicologia e Relações Raciais do Conselho Regional de Psicologia Pa/Ap e Membro do Anpsinep (Articulação Nacional de e Psicologas/os Negras/os Pesquisadores). Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Psicologia Social na Universidade Federal do Pará (PPGP/UFPa) Possui Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2001).Pós-Graduação em Saúde Pública pela Un

Moderador(a): Sara Suliman

UF
PA
Organização
Universidade Federal do Pará
Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Mini biografia
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da UFPA. Mestra em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará.Graduada em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará (2011).Atualmente é professora substituta do curso de Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Pará. Tem experiências em pesquisas nas áreas de História do

Relator(a): Ricardo Damasceno Moura

UF
PA
Organização
ONG Inclusão Tecx
Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Mini biografia
Bacharelanda em Direito FACI/Wyden