(217) - EAD: Desafios e oportunidades no Brasil

EAD: Desafios e oportunidades no Brasil



Parte I – Sobre proponente e co-proponente

Proponente

2: Estado
DF
3: Cidade

Brasília

5: Setor
Terceiro setor

Co-Proponente

7: Estado
SP
8: Cidade

São Paulo

10: Setor
Terceiro setor

Parte II - Sobre o Workshop

Formato do workshop

16:
Debate
19: Resumo do workshop

Cada um dos membros do debate apresentará um motivo para preocupação e um para apostar na implementação com o Ensino a Distância no Brasil e fará breve explicação acerca dos tópicos escolhidos. Caberá à moderação comentário sobre o contexto de EAD. A partir daí, será aberto debate ao público para que seja possível complexificar os pontos apresentados e levantar ações necessárias por parte dos diversos setores para garantir que as tecnologias e a Internet sejam usadas para promoção de direitos.

20: Objetivos e conteúdos do workshop

O objetivo do debate é produzir um material de referência de potenciais e desafios para implementação do EAD no Brasil a partir de uma visão multissetorial e por meio da participação de público qualificado do FIB que possa também desembocar em uma agenda de ações para superação dos desafios, com orientações aos diversos setores. O Intervozes e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação produzirão relatório para compartilhar com os agentes interessados no tema a partir da atividade, e em dialogo subsequente, o que é especialmente relevante para construção de pontes entre os profissionais da educação e pedagogia, escolas, universidade, pais e alunos e os agentes envolvidos no debate da governança da Internet. Atualmente prevalece a perspectiva do marketing quanto ao ensino à distancia, especialmente quando consideramos publico amplo e não especialista. A produção de conteúdo que aborde oportunidades, desafios e uma agenda multissetorial para garantia e promoção do direito à educação a partir das novas ferramentais digitais e da conexão pretende colaborar para cobrir uma lacuna e ampliar o debate em comunidades de não especialistas, além de fomentar o diálogo entre os diversos setores, com vistas a fomentar articulações relevantes para que ações de enfrentamento aos desafio sejam colocadas em prática.

21: Relevância do tema para a Governança da Internet

O Ensino a Distância coloca na mesa diversos temas relevantes para a governança da Internet como o acesso à conexão (e a qualidade da conexão) e a dispositivos, o modelo regulatório de propriedade intelectual no cenário digital bem como suas limitações e exceções, e a proteção de dados, incluindo de sujeitos vulneráveis como crianças e adolescentes. Muitas dessas questões estão em processo de mudança. A política de telecomunicações, por exemplo, está em momento chave, de consolidação do marco regulatório a partir da aprovação da Lei 13.879/2019. A Lei Geral de Proteção de Dados traz disposições específicas para o tratamento de dados de crianças e adolescentes, mas requer um detalhamento quanto às práticas legítimas e os cuidados e garantias requeridos para lidar com dados sensíveis como os de processo educacional de crianças e adolescentes. Quanto à propriedade intelectual, o governo Federal abriu consulta pública para alterar a Lei de Direitos Autorais brasileiras e mantém um grupo interministerial para discussões de modelos inovadores para o uso e gestão da propriedade intelectual. Ou seja, este é um momento bastante propício para uma ação multissetorial articulada para garantir que os desafios para implementação de ferramentas EAD sejam superados e que a introdução de novas tecnologias na educação possa apoiar o Brasil na garantia e promoção de direitos. Diante da pandemia do Coronavírus a implementação do ensino à distância foi acelerada e cabe uma reflexão urgente sobre os impactos na educação brasileira e como agir rapidamente para que essa seja positiva. Considerando que as mudanças na educação devem consolidar um novo cenário de uso das tecnologias, é importante criar pontes entre os debates de governança da internet e de políticas e gestão da educação.

22: Forma de participação dos(as) palestrantes

Cada palestrante será convidado a selecionar um desafio e uma oportunidade para a implementação do Ensino a Distância no Brasil, explicar os motivos da escolha e apontar ações que possam acelerar o alcance da oportunidade e superação do desafio. A moderação será responsável por relacionar os tópicos escolhidos pelos palestrantes e problematizar as ações propostas. Cada palestrante terá 7 minutos para fala inicial, sendo que a fala da moderação não pode tomar mais do que 10 minutos entre apresentação dos membros do workshop e problematização das ações apresentadas. Será solicitado que o público problematize as colocações dos palestrantes, mas sempre iniciando a fala pela escolha de uma oportunidade e um desafio para a implementação do Ensino à Distância, mesmo que já mencionados pelos palestrantes. Cada intervenção do público pode ter até 4 minutos. A relatoria apresentará algumas das contribuições feitas pela Internet e os palestrantes farão considerações finais.

23: Engajamento da audiência presencial e remota

O público será informado que o workshop será a base para produção de relatório sobre os desafios e oportunidades de ensino a distância e que as contribuições dos público presente e dos participantes remoto farão parte do relatório. Cada participante do público será convidado a utilizar a metodologia de indicar então uma oportunidade e um desafio para o EAD no Brasil e a discuti-los. O tempo para participação presencial será de 24 minutos. Para a participação remota serão considerados os comentários no Twitter com a hashtag #EducaçãoConectada. Caberá à relatoria a seleção e leitura de algumas das contribuições ao debate feitas pelo Twitter pelo tempo de até cinco minutos e antes das considerações finais dos palestrantes.

24: Resultados pretendidos

Levantamento e análise dos potenciais e desafios para o ensino à distância no Brasil, com uma lista de ações possíveis para superação dos desafios que possa embasar a ampliação deste debate para públicos não especialistas e ser uma base para construção de uma agenda de reuniões e diálogos multissetoriais para dar consequência às ações levantadas.

25: Relação com os princípios do Decálogo
Liberdade Privacidade e Direitos Humanos
26: Temas do workshop I
Educação online
27: Temas do workshop II
Cidadania digital
28: Temas do workshop III
Desafios da Internet e sociedade
29: Outro

31: Explique como o workshop atende ao critério de diversidade especificado na Chamada

A proposta inclui representantes de dois estados do nordeste, uma pessoa identificada como negra e mais da metade dos palestrantes mulheres de referência em sua área de atuação.




Participantes

Palestrante: Matteus Martins

UF
BA
Organização
Secretaria de Educação da Bahia
Setor
Governamental
Mini biografia
Matteus Martins é Assessor de Planejamento e Gestão da Secretaria de Educação da Bahia. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006). Mestre em Agronegócios pela Universidade de Brasília (2016), onde estudou Agroindústrias da Agricultura Familiar. Doutorando em Economia pela Universidade Federal da Bahia. Trabalhou como consultor de organismos internacionais, como a FAO e o IICA, desenvolvendo estudos sobre desenvolvimento rural. Atualmente é assessor de Planejamento e Gestão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia.

Palestrante: Vicente Vieira Filho

UF
SP
Organização
Manifesto Games
Setor
Empresarial
Mini biografia
Sócio-fundador e diretor de negócios da Manifesto Games. Atua há 15 anos na área de jogos digitais e já participou da produção de mais de 200 jogos para diferentes plataformas. Fundou ainda as empresas BigHut Games e RaidHut Games. Formado em Ciência da Computação e doutor em Mineração de Dados para jogos pela UFPE.

Palestrante: Andressa Pellanda

UF
SP
Organização
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Setor
Terceiro Setor
Mini biografia
Andressa Pellanda é mestranda em Relações Internacionais (IRI/USP), é pós-graduada em Ciência Política (FESP/SP) e é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (ECA/USP). Atualmente é coordenadora-executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Palestrante: Jamila Venturini

UF
SP
Organização
Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits)
Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Mini biografia
Pesquisadora com foco nas relações entre educação, vigilância e tecnologias. Possui mais de dez anos de experiência em organizações da sociedade civil e acadêmicas com temas de direitos humanos e governança da Internet. Entre 2014 e 2017, integrou o Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio. É membro do grupo de especialistas da pesquisa TIC Educação, realizada pela Cetic.br

Moderador(a): Olivia Bandeira

UF
SP
Organização
Intervozes
Setor
Terceiro Setor
Mini biografia
Doutora em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Mestre e bacharel em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. Foi coordenadora de projetos da ONG Bem TV - Educação e Comunicação (2003-2009), coordenadora da área de pesquisa em Economia da Cultura do Instituto Sociocultural Overmundo (2009-2011)

Relator(a): Paulo Rená

UF
DF
Organização
Instituto Ibidem
Setor
Terceiro Setor
Mini biografia
Paulo Rená da Silva Santarém. Pai de duas crianças, professor universitário (UniCEUB). Mestre em Direito, Estado e Constituição (UnB). Gestor da elaboração do Marco Civil da Internet (Ministério da Justiça). Ativista no Instituto Beta: Internet & Democracia, ONG integrante da Coalizão Direitos na Rede.