(188) - A Influência da Internet na Carreira das Mulheres na Tecnologia: Desafios e Opo...

A Influência da Internet na Carreira das Mulheres na Tecnologia: Desafios e Oportunidades



Parte I – Sobre proponente e co-proponente

Proponente

2: Estado
SC
3: Cidade

Araranguá

5: Setor
Comunidade científica e tecnológica

Co-Proponente

7: Estado
AM
8: Cidade

Manaus

10: Setor
Terceiro setor

Parte II - Sobre o Workshop

Formato do workshop

16:
Painel
19: Resumo do workshop

O foco deste painel é de apresentar e discutir as oportunidades e desafios enfrentados pelos diversos setores profissionais, na perspectiva de aumentar a representatividade feminina nas carreiras relacionadas as Tecnologias da Informação e Comunicação, e o papel da influência da Internet como um importante agente de transformação social. Visões de diferentes setores sob a mesma temática serão apresentadas com representantes da academia, do governo, de empresa e de organizações sociais.

20: Objetivos e conteúdos do workshop

O objetivo geral do workshop é discutir as oportunidades e os desafios enfrentados pelas mulheres na carreira em tecnologia, sob a influência da Internet. Fomentar ações que visem aumentar a diversidade de gênero no desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos e aumentar a representatividade das mulheres na atuação junto as instituições, empresas, terceiro setor e transversalmente a todas estas áreas no empreendedorismo tecnológico feminino. Atualmente há uma predominância de homens no desenvolvimento de tecnologia que é consumida por todos. Desta forma, se faz necessário incentivar uma maior atuação feminina na área de TIC para que elas possam desenvolver a tecnologia que irão consumir, pois a diversidade de ideias, comportamentos e ações permitindo um equilíbrio onde o produto, o processo e/ou o projeto tem maior potencial de agradar ao público alvo. Nesse cenário, o workshop proposto tem como objetivos específicos:

- Apresentar dados recentes sobre a diferença de atuação que há entre gêneros na área de TIC;

- Divulgar ações nacionais e internacionais que grandes instituições, empresas e órgãos estão realizando;

- Discutir a influência da Internet nos principais desafios e oportunidade de carreira na área de TIC para uma maior participação das mulheres;

- Discutir ações que possam contar com o apoio da Internet para a igualdade de gênero na área de TIC.

Assim sendo, o workshop terá como conteúdo dados atuais sobre a diferença de atuação entre os gêneros da área de TIC, algumas ações nacionais e internacionais realizadas para trabalhar essa temática, e apresentar exemplos concretos de mulheres que desenvolveram ou desenvolvem um importante papel na área de TIC. Após a apresentação desses conteúdos, o workshop terá abertura para participação do público por meio de perguntas, sugestões e comentários.

21: Relevância do tema para a Governança da Internet

Nos últimos anos tem havido muita discussão sobre a problemática de como aumentar a participação feminina na área de computação. Várias iniciativas nacionais e internacionais têm sido criadas com o objetivo de discutir esse tema. Instituições nacionais e internacionais têm atuado neste sentido. O Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) tem uma seção com este enfoque o IEEE Women in Engineering (WIE). O WIE é a maior organização profissional internacional dedicada a promover as mulheres cientistas e engenheiras. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Computação está trabalhando, por meio do Programa Meninas Digitais, com o objetivo de incentivar uma maior participação de mulheres, na área de tecnologia. Atualmente, há mais de 90 projetos parceiros ativos, executando ações com meninas de modo a divulgar a área de tecnologia e incentivá-las a seguirem carreira nesta área. Muitos destes projetos, executados em distintas regiões do país, fazem ações com uso da Internet e/ou discutem os impactos da Internet para o trabalho e sociedade, em especial, abordando a necessidade de equidade de gênero.
Além dessas instituições, grandes empresas da área de tecnologia, tais como a Google, a Microsoft, Thoughworks, Accenture e a Apple têm trabalhado com o objetivo de diminuir a diferença de gênero entre os seus funcionários, pois essas empresas conhecem a importância de se ter mais mulheres desenvolvendo tecnologia.
Desta forma, é oportuno identificar as principais oportunidades e desafios na carreira em tecnologia para as mulheres sob uma perspectiva da participação da Internet neste processo.

22: Forma de participação dos(as) palestrantes

A ideia do workshop proposto é que ele seja estruturado em duas partes. Na primeira parte, a proposta é que cada convidada faça uma apresentação direcionada sobre o conteúdo do workshop de 10 minutos, sob o ponto de vista de cada setor, sendo esta primeira parte com duração máxima de 60 minutos. Em seguida, a segunda parte será direcionada para a interação do público com os painelistas. Para isso, o público terá 30 minutos para fazer perguntas, comentários e/ou sugestões. Neste momento, o moderador do workshop terá um papel fundamental para controlar o tempo, e caso não haja participação imediata do público, o moderador deve atuar incentivando essa participação.

23: Engajamento da audiência presencial e remota

O workshop será amplamente divulgado nos setores envolvidos por meio das redes sociais das entidades organizadoras, hashtags específicas para o acompanhamento do workshop, ferramentas de chat, etc.

24: Resultados pretendidos

Com o workshop proposto tem-se a expectativa de alcançar a curto e longo prazo os seguintes resultados:

● Identificar os principais desafios encontrados pelas mulheres para não atuar ou a desistir desta área;

● Fornecer informação de qualidade sobre a atuação profissional nas áreas de computação;

● Identificar as oportunidades de carreira em todos os setores produtivos relacionados a tecnologia e quais as contribuições da Internet nestas oportunidades;

● Fomentar ações que permitam um aumento na diversidade do perfil dos profissionais que atuam no desenvolvimento de tecnologia.

25: Relação com os princípios do Decálogo
Diversidade
26: Temas do workshop I
Igualdade de gênero
27: Temas do workshop II
Desafios da Internet e sociedade
28: Temas do workshop III
Futuro do trabalho
29: Outro

31: Explique como o workshop atende ao critério de diversidade especificado na Chamada

O workshop atuará na publicidade de um tema que pretende aumentar a divulgação e o debate preservando a particularidade de atuação de cada gênero na área de TIC, e estimulando a maior participação das mulheres nessa área e visando um aumento na diversidade dos profissionais atuantes no desenvolvimento de tecnologia.




Participantes

Palestrante: Vânia Thaumaturgo

UF
AM
Organização
Associação Polo Digital de Manaus
Setor
Terceiro Setor
Mini biografia
Engenheira Eletrônica com MBA em Gestão Empresarial e mestranda em Gestão Estratégica.Professional com 28 anos de experiência em posições de gestão sênior em grandes empresas da área de telecomunicação e setor automotivo e 4 anos de experiência em posição senior de gestão em Instituto de P&D.
Gerente Executiva do Instituto Eldorado.
Presidente da Associação Polo Digital de Manaus.

Palestrante: Aletéia Patrícia Favacho de Araújo

UF
DF
Organização
Universidade de Brasília
Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Mini biografia
Bacharel em Ciências da Computação pela UFPA, mestre em Ciências da Computação pela USP e doutora em Informática pela PUC-RJ. Professora Associada II da UnB. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atua nos temas: nuvem e fog computing. Desde 2010 é uma das coordenadoras do projeto Meninas.comp, e atualmente está na diretoria do Programa Meninas Digitais.

Palestrante: Karin Breitman

UF
RJ
Organização
Rio Tinto
Setor
Empresarial
Mini biografia
Diretora na Rio Tinto. Como professora de Ciência da Computação (PUC-Rio) liderou projetos em conjunto com a NASA, HP, IBM e Microsoft. Na EMC atuou como vice-presidente e cientista-chefe por um período de quatro anos. Autora de mais de cem patentes combinadas (Microsoft, EMC e Dell), livros e artigos científicos. É consultora da Comissão Europeia e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Palestrante: Ludmila Reis Brito Lopes

UF
DF
Organização
Ministério Público do Trabalho
Setor
Governamental
Mini biografia
Procuradora do Ministério Público do Trabalho. Gerenciou nacionalmente o Projeto Igualdade de Oportunidades do MPT em 2015. Fundadora e Coordenadora do GT Gênero, do MPT entre 2016-2017. Representante titular do MPT no Comitê Técnico Pró-equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres da Presidência da República de 2013 a 2015.

Moderador(a): Luciana Bolan Frigo

UF
SC
Organização
Programa Meninas Digitais - SBC
Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Mini biografia
Atualmente é Professora Associada I do Departamento de Computação da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena o Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTeC). Coordenadora Geral do Programa Meninas Digitais Desenvolve pesquisas interdisciplinares que abrangem as seguintes temáticas: educação e tecnologia, engenharia de software, gerência de projetos,etc.

Relator(a): Karen da Silva Figueiredo Medeiros Ribeiro

UF
MT
Organização
Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT
Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Mini biografia
Professora do Instituto de Computação da UFMT e pesquisadora no Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI) e no Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LeTECE). Doutora em Educação pela UFMT e Mestre em Computação pela U. Federal Fluminense (UFF). Desde 2015, tem como ênfase de pesquisa os Estudos de Gênero na Computação e suas tecnologias.