(146) - Expansão do Ensino de Governança da Internet: do Local ao Internacional

Expansão do Ensino de Governança da Internet: do Local ao Internacional



Parte I – Sobre proponente e co-proponente

Proponente

2: Estado
RN
3: Cidade

Natal

5: Setor
Comunidade científica e tecnológica

Co-Proponente

7: Estado
SP
8: Cidade

São Paulo

10: Setor
Comunidade científica e tecnológica

Parte II - Sobre o Workshop

Formato do workshop

16:
Mesa redonda
19: Resumo do workshop

Cada vez mais, os temas tratados em governança da Internet perpassam e impactam diversas outras áreas do conhecimento — áreas técnicas, humanas e agora da saúde. Construindo sobre esforços como a Dynamic Coalition on Schools of Internet Governance, nessa mesa-redonda se discutirá a aproximação de Governança da Internet de instituições de ensino e como adequar os conteúdos de governança a contextos diversos.

20: Objetivos e conteúdos do workshop

Cada vez mais, os temas tratados em Governança da Internet (GI) perpassam e impactam diversas outras áreas do conhecimento — áreas técnicas, humanas e agora da saúde. Expandir a capacitação de profissionais em GI se torna cada vez mais necessário. No entanto, GI permanece explorada por instituições de ensino — seja superior, técnico, jurídico e até em ações de extensão. Com poucas exceções (como a parceria entre Universidade de Malta e Diplo Foundation), é oferecida principalmente através de escolas de governança com cursos intensivos.

Isso gera uma perda, na medida que os ambientes universitários contam com um grande número de pesquisadores interessados em se aprofundar no tema e que, no entanto, não chegam a se beneficiar do arcabouço de GI. Para instituições de ensino técnico a perda é ainda mais evidente, na medida que estudantes não são facilmente engajados com debates essenciais para sua formação, tal como, em anos recentes, proteção de dados e neutralidade da rede.

Não obstante, há também o potencial de pesquisa (GIGANET e Rede de Pesquisa em Governança da Internet, por exemplo) e organizações como o CGI.br, FAPESP e MCTIC oferecem editais para a criação de centros de pesquisa — duas oportunidades que interessam instituições de ensino.

Com base no exposto, o workshop tem como objetivo debater como estreitar os laços entre instituições de ensino e entidades engajadas com GI, de modo a:
1. aproximar a GI de instituições de ensino, facilitando sua inclusão em currículos jurídicos, técnicos, de graduação, pós-graduação e através de extensões universitárias;
2. incentivar e capacitar o engajamento de instituições de ensino em editais de incentivo a pesquisa;
3. debater como adequar conteúdos de GI para currículos específicos;
4. fortalecer a produção acadêmica de GI, e
5. servir de experimento sobre a inserção de GI nas IESeTs, de modo a contribuir para a continuidade do trabalho da DC-SIG.

21: Relevância do tema para a Governança da Internet

A Dynamic Coalition on Schools of Internet Governance (DC-SIG) tem conduzido levantamentos sobre o ensino de GI. Em 2019, durante o IGF, mostraram a versão 0.7 da Taxonomia de Escolas de Governança, que contém um currículo provisório e os principais pontos para se categorizar escolas de governança. A produção da DC revela o contexto global do ensino de GI, isto é, principalmente conduzido através de cursos livres de duração não superior a sete dias.

A partir desses achados, um dos tópicos levantados para a atuação da DC em 2020 é o incentivo à disseminação de GI. Seus conteúdos perpassam diversas áreas, cada vez mais todos os profissionais terão que, em certa medida, lidar com esses temas na sua prática profissional. Sua inserção no ensino, portanto, é matéria de extrema relevância para a GI.

Trata-se de uma inovação na prática do multissetorialismo, bem como uma nova forma de engajamento da comunidade científica e tecnológica. Sendo assim, essa discussão e esse workshop em particular possuem os seguintes pontos demonstrando sua relevância:

1. Fortalecerá a presença de GI no cenário nacional, na medida que sua presença nas universidades a aproximará da sociedade e aumentará sua divulgação;
2. Possibilitará a formação de novos profissionais capacitados a atuarem na área, seja na pesquisa, ensino, na sociedade civil ou no setor empresarial;
3. Servirá de experimento a nível global de inovação no multissetorialismo, ao levar a produção da DC-SIG ao contexto universitário;
4. Fortalecerá laços estratégicos entre entidades de GI e facilitará a cooperação continuada, e
5. Através de melhor e mais capacitação, possibilitará o engajamento mais qualificado dos atores no debate nacional sobre os temas de GI.

22: Forma de participação dos(as) palestrantes

Para abrir o workshop, a moderadora trará o panorama da inserção da GI no ensino superior e no mundo. Em seguida o workshop terá dois blocos, guiados por duas policy questions.

Moderadora: 5 minutos

Bloco 1: Cada vez mais, os temas tratados em governança da Internet perpassam e impactam diversas outras áreas do conhecimento — áreas técnicas, humanas e agora da saúde. Qual é a importância da formação de novos profissionais capacitados em governança da Internet nesse cenário?
30 min. de apresentação dos palestrantes (5 min. por palestrante)
15 min. para intervenções (5 min. exclusivos para os hubs no interior do RN)

Bloco 2: Baseando-se nas realidade de suas instituições, como que o currículo e a forma de ensino de Governança da Internet deve se adequar para trazer às alunas e alunos os conhecimentos mais relevantes para sua atividade profissional?
24 min. de apresentação dos palestrantes (4 min. por palestrante)
16 min. para intervenções (5 min. exclusivos para os hubs)

23: Engajamento da audiência presencial e remota

Propõe-se:
1. Durante a sessão, distribuir o material (traduzido para português) da Dynamic Coalition on Schools of Internet Governance, em particular a Taxonomia de Escolas que inclui o currículo sugerido, de modo a informar o debate;

2. Alocar no total 31 minutos para intervenções, e coordenar com os hubs de participação remota dos IFRNs para que alunos e professores do interior do estado tenham um momento exclusivo para enviar suas intervenções (11 minutos dos 31 alocados a intervenções), e

3. Utilizar das redes sociais do CATS.natal para divulgar a mesa, antes e durante a sua realização.

24: Resultados pretendidos

O workshop almeja os seguintes resultados:

1. Estreitar laços entre instituições de ensino com entidades envolvidas com a capacitação em governança da Internet, e por consequência abrir um novo caminho para avanço da GI e do multissetorialismo ao facilitar sua disseminação;

2. Estabelecer o arcabouço para a discussão continuada sobre a implementação de Governança da Internet no ensino técnico e superior;

3. Atingir um efeito de outreach ao informar e engajar representantes das instituições da cidade-sede sobre as oportunidades de fomento a pesquisa e desenvolvimento em GI;

4. Fortalecer outras iniciativas, como a Rede de Pesquisa em Governança da Internet e a Dynamic Coalition on Schools of Internet Governance, ao criar um ambiente propício para o avanço de suas metas e produção acadêmica, e

5. Promover um diálogo nacional sobre o ensino de GI de forma a alimentar o debate internacional no IGF.

25: Relação com os princípios do Decálogo
Governança Democrática e Colaborativa
26: Temas do workshop I
Ampliando a participação dos setores na governança da Internet
27: Temas do workshop II
Multissetorialismo
28: Temas do workshop III

29: Outro

Escolas de governança da Internet

31: Explique como o workshop atende ao critério de diversidade especificado na Chamada

Regional:
Centro-Oeste: um palestrante e relatora do Centro-Oeste
Sudeste: um palestrante e moderadora do Sudeste
Nordeste: dois palestrantes da cidade-sede
Internacional: duas palestrantes

Gênero: 5 mulheres, 2 homens, 1 vaga a ser confirmada (Governo)
Sabendo que é possível que alguns palestrantes sejam substituídos, será mantida paridade de gênero (pelo menos metade de mulheres).




Participantes

Palestrante: Marcos Fernando Machado de Medeiros

UF
RN
Organização
Departamento de Administração Pública e Gestão Social
Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Mini biografia
Graduação em Engenharia Civil pela UFRN (1994), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Participou da implantação do Mestrado em Engenharia Civil da UFRN, onde é professora efetiva. Atualmente é Pró-Reitora da Graduação da UFRN.

Palestrante: Vanessa Copetti Cravo

UF
RS
Organização
Anatel
Setor
Governamental
Mini biografia
Especialista em Regulação de Telecomunicações da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel desde 2005, representando o Brasil em organizações e fóruns regionais e internacionais que discutem aspectos relacionados à segurança cibernética e Governança da Internet, destacando-se a participação nas delegações brasileiras nas últimas três Conferências Mundiais de Desenvolvimento das Telecomunicações (2010, 2014 e 2017) e na última Conferência dos Plenipotenciários da União Internacional de Telecomunicações (UIT), realizada em 2018. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado em Direito e graduação em Ciências Jurídicas e Sociais na mesma universidade. Áreas de pesquisa: segurança cibernética, Governança da Internet e outros temas da Sociedade da Informação.

Palestrante: Walter Lopes Neto

UF
RN
Organização
IFRN
Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Mini biografia
É Professor na área de Redes de Computadores do IFRN, mestrando em TI (PPGTI/IMD/UFRN) e especialista em Gestão de TI (PPGA/UFRN). Tem experiência nas áreas de Infraestrutura de TI, de Gestão de TI e Governança de TI.
Para os fins do debate, representa o ensino técnico do RN.

Palestrante: Olga Cavalli

UF
AC
Organização
South School on Internet Governance
Setor
Empresarial
Mini biografia
Olga Cavalli é coordenadora Latina Americana da South School on Internet Governance. Representa a Argentina no GAC/ICANN. É professora na European Summer School on Internet Governance, na Universidade de Buenos Aires, e no Instituto del Servicio Exterior de la Nación ISEN.
Olga Cavalli mora na Argentina e possui extensa experiência no ensino de Governança da Internet.

Palestrante: Juliano Cappi

UF
SP
Organização
Escola de Governança da Internet (EGI/CGI.br)
Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Mini biografia
Juliano Cappi é assessor no CGI.br, envolvido com a EGI — Escola de Governança da Internet. Possui Mestrado em Comunicação e Semiótica e Doutorado em Estudos de Comunicação e Mídia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Juliano representará a perspectiva da EGI no debate.

Palestrante: Marilia Maciel

UF
AC
Organização
DiploFoundation
Setor
Terceiro Setor
Mini biografia
Katarina Anđelković é pesquisadora da DiploFoundation e mora na Sérvia.Pesquisa as implicações políticas e sócio-culturais de tecnologias digitais, inteligência artificial e outros tópicos relacionados a policy-making digital.
A DiploFoundation é uma das principais organizações de capacitação em Governança da Internet,e possui uma parceria com a Universidade de Malta para oferecer mestrado na área

Moderador(a): Nathalia Sautchuk Patrício

UF
SP
Organização
Univesp
Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Mini biografia
Mestrado em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atuação principalmente em Engenharia de Requisitos e Governança da Internet. Professora convidada na Universidade Presbiteriana Mackenzie e professora em Cursos de Pós-Graduação na área de TI no Centro Universitário SENAC.Curadora de neutralidade da rede para o Geneva Internet Platform Digital Watch.

Relator(a): Amanda Espiñeira

UF
DF
Organização
LAPIN/UnB
Setor
Comunidade Científica e Tecnológica
Mini biografia
Doutoranda em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Advogada. Pesquisadora colaboradora da Fiocruz Brasília. Junior Fellowship do Centro de Estudos Latino Americano de Telecomunicações (cet.la). Facilitadora Youth Brasil 2019. Pesquisadora do GETEL e do LAPIN.