O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) convida indivíduos e organizações interessadas a enviar propostas de workshops para o 9o Fórum da Internet no Brasil, a ser realizado nos dias oficiais, de 02 e 04 de outubro, na cidade de Manaus(AM). As propostas podem ser enviadas até às 23h59 do dia 25 de maio de 2019, por meio do formulário de submissão de propostas.
A lista geral de propostas submetidas e homologadas no processo serão divulgadas na página do Fórum após a finalização do período de submissão, contendo apenas o título e o resumo propostos. Após a conclusão do processo de avaliação, a lista de workshops selecionados será divulgada no site.
No total, serão selecionados até 27 (vinte e sete) workshops com duração de 90 minutos cada.
Os workshops podem ser estruturados em formato de:
Independente do formato adotado, os(as) proponentes devem reservar um período adequado para a interação entre o público e os(as) palestrantes/painelistas/debatedores(as).
Caso o(a) proponente opte por “Outros formatos”, a organização não garante a disponibilidade de infraestrutura adequada.
Os(as) proponentes de cada workshop selecionado para compor a grade de programação do Fórum são totalmente responsáveis pela sua realização, sendo o ponto focal de comunicação com a equipe de organização do evento. A organização do 9o Fórum da Internet no Brasil oferecerá toda a infraestrutura física e audiovisual necessária, incluindo transmissão ao vivo pela web.
No caso dos workshops selecionados, os(as) proponentes devem apresentar, no prazo de um (1) mês após o Fórum, um relatório resumido da sessão que será publicado na página do evento. A não entrega do relatório implicará a impossibilidade de participação do(a) proponente na chamada de workshops da edição subsequente do evento. Informações relacionadas com formato e conteúdo do relatório serão posteriormente detalhadas.
O(a) proponente da atividade é uma pessoa física, responsável pela organização e condução da sessão, do início ao fim do processo. O(a) proponente será o ponto focal na comunicação com a equipe de organização do evento, para viabilizar tudo que for necessário para a adequada realização da atividade.
No processo de submissão, é possível indicar se a proposta está sendo submetida em nome de uma entidade ou de uma parceria entre duas entidades.
Haverá campo específico no formulário de submissão no qual a entidade principal e a entidade parceira (se houver) deverão ser informadas.
Não há limites para o número de propostas a serem submetidas por pessoas e/ou entidades, desde que observadas as seguintes regras:
As propostas recebidas serão encaminhadas a uma Comissão de Avaliação Multissetorial integrada por pessoas provenientes dos quatro setores que compõem o CGI.br (setor governamental, setor empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica). Cada proposta será avaliada por um conjunto de avaliadores distribuídos equitativamente entre os quatro setores.
O processo de avaliação é cego, de modo que os avaliadores não devem conhecer nem o(a)s proponentes nem as entidades em nome das quais uma proposta está eventualmente sendo submetida. Para que isso seja garantido, o material a ser recebido pelos avaliadores terá os campos relativos a proponentes e entidades suprimidos. Dessa forma, pedimos atenção aos proponentes para que não identifiquem nem a si próprios nem às entidades envolvidas em outras partes do formulário de submissão de propostas.
Os workshops selecionados serão divulgados na página do 9o Fórum da Internet no Brasil após a conclusão do processo de avaliação. A data divulgação será informada posteriormente.
Atentando ao princípio da governança democrática e colaborativa da Internet descrito no Decálogo de Princípios do CGI.br e buscando promover discussões multissetoriais características do funcionamento do CGI.br, as propostas de workshops devem necessariamente incluir entre os palestrantes/painelistas/debatedores(as):
As propostas serão avaliadas à luz de um conjunto de quatro critérios:
Além da diversidade setorial, a diversidade regional e a diversidade de gênero na composição dos workshops também serão consideradas no processo de avaliação.
As propostas devem ser descritas de forma concisa e indicar claramente o tema e sua relevância para os debates de governança e políticas de Internet no Brasil, assim como detalhar seus objetivos.
A organização do 9o Fórum da Internet no Brasil incentiva os(as) proponentes a contatarem as pessoas sugeridas como palestrantes com antecedência para confirmar seu interesse em participar da atividade. A confirmação dos(as) palestrantes/painelistas/debatedores(as) indicados(as) na proposta não é um pré-requisito para a seleção.
Cada proposta de workshop apresentada deve também indicar um(a) moderador(a) e um(a) relator(a).
Não caberá recurso à decisão final do CGI.br contendo a lista dos 27 workshops selecionados.
O NIC.br/CGI.br oferecerá apoio financeiro a até 6 (seis) integrantes de workshops indicados pelos proponentes. O apoio consistirá de:
Os(as) proponentes dos workshops selecionados serão responsáveis por indicar os nomes e contatos dos(as) integrantes que necessitarão de apoio, respeitando um prazo que será informado por e-mail, de acordo com as seguintes regras:
O NIC.br/CGI.br não oferecerá apoio para a compra de passagens internacionais.
Dúvidas sobre o processo de seleção de workshops para o 9o Fórum da Internet no Brasil podem ser encaminhadas para forumdainternet@cgi.br.