Informação

Veja na íntegra a Carta redigida por integrantes de entidades da sociedade civil e lida durante o V Fórum da Internet no Brasil. O site do Fórum da Internet no Brasil não tem qualquer ingerência sobre esse conteúdo, apenas o está reproduzindo na íntegra.

Hoje é um dia para sonhar muitos sonhos. Toda vez que nós, os povos indígenas, o povo primeiro desta terra, nos encontramos é dia para celebrar e lutar. Uma nova luta está no horizonte, à luta do ontem ainda não findou, a luta do ontem é a luta pela Terra Ancestral que foi saqueada e profanada no seu sagrado. A nova luta no horizonte é complementar a luta pela Terra Ancestral, a luta de que falamos é a luta pela democratização das tecnologias de comunicação e informação existentes. Nos, os parentes reunidos no V Fórum da Internet no Brasil, realizado nos dias 15 a 17 de Julho de 2015, na cidade do Salvador – Bahia. Damos ciência a publico da constituição do Núcleo Indígena de Comunicação e Tecnologia de Informação Digital, este núcleo é para ser uma das instâncias de conversa e decisão sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação digital para nós, os povos indígenas. Temos o desafio de organizar os fóruns de conversa e decisão sobre o uso das tecnologias para comunicar e informar digitalmente os parentes indígenas, e para esse desafio convidamos todos e todas que aqui nos ouvem para somar condições para organizar o que for necessário para obtermos êxito naquilo que ousamos sonhar. O nosso primeiro passo é a publicização dessa nossa intenção, o que fazemos agora neste manifesto. Os próximos passos devem ser coletivamente decididos pelos que resolverem juntar-se a nós. Já disse o poeta e cantor Raul Seixas que "sonho que se sonha só é só um sonho, sonhos que se sonham juntos é realidade". Parentes indígenas e não indígenas parentes quilombolas, parentes de comunidades tradicionais, de terreiros, e parentes das florestas: venham sonhar juntos e assim tornar realidade a democratização das tecnologias de comunicação e informação para os povos indígenas do Brasil e, por que não, dos povos indígenas do mundo! Por fim desafiamos todos e todas aqui presentes a sonhar os sonhos mais lindos. Sonhadores e sonhadoras do mundo, uni-vos!

Obrigado.

Assina:

  • Núcleo Indígena de Comunicação e Tecnologia de Informação Digital - NICTID
  • Lafaete Pankararu, Presidente da União da Juventude Pankararu- UJP e Coordenador Geral da Comissão de Articulação da Juventude Indígena – CAJI
  • Cris Mariotto, Kure Kyra – Secretário dos Caciques Guarani do Estado de Santa Catarina.