Chamada de Propostas para o VII Fórum da Internet no Brasil

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) convida indivíduos e organizações interessados a enviar propostas de workshops para o VII Fórum da Internet no Brasil, a ser realizado entre os dias 15 e 17 de novembro de 2017 na cidade do Rio de Janeiro (RJ) com o tema “Moldando seu futuro digital”. As propostas podem ser enviadas até às 23h59 do dia 20 de agosto de 2017, por meio do formulário que será disponibilizado no dia 24 de julho de 2017 na página do VII Fórum da Internet no Brasil.

As propostas enviadas serão direcionadas a uma Comissão Independente de Avaliação para análise segundo os critérios detalhados abaixo. Os workshops selecionados serão divulgados na página do VII Fórum da Internet no Brasil no dia 25 de setembro.

Sobre os workshops

O VII Fórum da Internet no Brasil é promovido pelo CGI.br e, neste ano, contará com uma programação construída colaborativamente pela comunidade brasileira de Governança da Internet.

No total serão selecionados até 21 (vinte e um) workshops com duração de 90 minutos cada. Os workshops podem ser estruturados em formato de painel (com apresentações aprofundadas em temas específicos), mesa redonda (motivada por perguntas orientadoras para estimular uma discussão entre os membros da mesa) ou debate (com um tema comum a ser discutido por distintos palestrantes a partir de diferentes perspectivas). Independentemente do formato adotado, os proponentes devem reservar um período adequado para a interação entre o público e os palestrantes/debatedores.

Serão selecionadas até três (3) propostas de workshop por proponente.

Critérios de avaliação

As propostas recebidas pela Comissão Independente de Avaliação serão analisadas em seu mérito, sendo que os membros da Comissão não terão acesso a informações que identifiquem os proponentes. Por conta disso, recomenda-se aos proponentes que não insiram informações de identificação no corpo da proposta, restringindo-as apenas aos campos indicados.

Atentando ao princípio da governança democrática e colaborativa da Internet plasmado no Decálogo de Princípios do CGI.br e buscando promover discussões multissetoriais características do funcionamento do CGI.br, as propostas de workshops devem necessariamente envolver entre os palestrantes/debatedores ao menos um (1) representante de cada setor que compõe o CGI.br, ou seja: setor governamental*; setor empresarial; terceiro setor** e comunidade científica e tecnológica.

Propostas que não contemplem esse pré-requisito serão penalizadas no processo de avaliação. Proponentes que tenham dificuldades em contatar representantes de algum dos setores listados anteriormente podem explicitar no formulário que solicitam o auxílio da Comissão de Organização do VII Fórum da Internet no Brasil do CGI.br para conseguir compor o workshop.

Serão considerados, ainda, critérios de diversidade entre palestrantes e proponentes, particularmente no que diz respeito a (i) diversidade regional e (ii) equidade de gênero. No caso do recebimento de mais de uma (1) proposta por proponente, a seleção de workshops buscará atingir um equilíbrio entre as organizações e indivíduos organizadores de workshops, podendo ser selecionados até três (3) workshops por pronente.

As propostas devem ser descritas de forma concisa, porém indicar claramente o tema e sua relevância para os debates de governança e políticas de Internet no Brasil, assim como detalhar seus objetivos.

A confirmação dos/as palestrantes/debatedores indicados/as na proposta não é um pré-requisito para a seleção, porém recomenda-se que ao menos uma das pessoas tenha confirmado sua participação e que as demais listadas como palestrantes/debatedores tenham sido previamente contatadas e manifestado interesse em participar do workshop. Além dos/as palestrantes/debatedores, solicita-se a indicação de um/a moderador/a e um/a relator/a para o workshop.

Cada proposta deve necessariamente ter um proponente e recomenda-se a apresentação de propostas conjuntas entre representantes de diferentes setores.

Os proponentes são totalmente responsáveis pela realização do workshop durante o VII Fórum da Internet no Brasil e devem apresentar no prazo de um (1) mês após o evento um relatório resumido da sessão, sob pena de serem excluídos do processo em edições futuras do Fórum da Internet no Brasil.

Mais informações e contatos

Dúvidas sobre o processo de seleção de workshops para o VII Fórum da Internet no Brasil podem ser encaminhadas para forumdainternet@cgi.br.

(*) São considerados representantes do setor governamental integrantes e funcionários dos níveis federal, estadual e municipal e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como do Ministério Público e de agências policiais, entre outros órgãos ligados ao Poder Público.

(**) São considerados representantes do terceiro setor pessoas ligadas a organizações da sociedade civil, ONGs, associações de bairro ou outras organizações comunitárias e sindicatos, entre outras.